ENGENHARIA ELETRÔNICA

ENGENHARIA ELETRÔNICA

O que faz:

O engenheiro eletrônico é o professional que projeta e desenvolve componentes, dispositivos, sistemas e equipamentos eletrônicos, como transistores, circuitos elétricos e chips que são empregados em automação industrial, sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade e elétrica de consumo: aparelhos de televisão e de rádio e vídeo. O engenheiro eletrônico entende de materiais eletroeletrônicos, desenvolvimento de sistemas e sistemas embarcados. Entre suas responsabilidades estão a instalação, operação e manutenção de tais sistemas e equipamentos.
Engenheiros eletrônicos fazem estudos de viabilidade técnico-econômica, executam e fiscalizam obras e serviços técnicos e efetuam vistorias, perícias e avaliações. Eles emitem laudos e pareces sobre tais obras e serviços.

Carreira:

O engenheiro eletrônico pode encontrar oportunidades de trabalho em qualquer setor que necessite de especialistas em processamento de sinais e informação e no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos. Na indústria, os setores automobilístico, eletroeletrônico, alimentício, agrícola e de eletrodomésticos oferecem boas oportunidades.
O engenheiro eletrônico pode trabalhar na definição do potencial energético de bacias hidrográficas e na conservação de energia. Em telecomunicação, o profissional desse setor pode trabalhar na conversão das tecnologias de TV digital e Internet para os padrões brasileiros.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o salário médio inicial para o bacharel em Engenharia Eletrônica é de R$ 3.270 para 30 horas semanais.

Campo de trabalho:

Desenvolver projetos: Desenvolvimento e gerenciamento de novos sistemas eletroeletrônicos ou de equipamentos para uso industrial.

Operação e Manutenção: Instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos eletroeletrônicos.

Consultoria: Prestar consultoria a pequenas empresas no desenvolvimento e na execução de projetos de sistemas eletroeletrônicos ou de equipamentos.

Curso:

O curso de Engenharia Eletrônica tem duração média de cinco anos. Em algumas instituições, o curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica.
O curso de Engenharia Eletrônica nasceu do curso de Engenharia Elétrica. O foco do curso é o estudo da eletricidade em escalas menores de tamanho como produtos eletroeletrônicos, circuitos integrados e componentes encontrados em computadores e aparelhos similares.
Nos primeiros dois anos do curso, o currículo cobre a área de Exatas. Os alunos estudam matérias como Cálculo, Física, Matemática, Geometria e Desenho Técnico. A partir o terceiro ano, os alunos estudam matérias específicas: Sistemas Digitais, Circuitos Elétricos e Eletrônica. Estágio e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage