UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Informações:

A Universidade do Estado do Amazonas - UEA é uma instituição de ensino vinculada ao Governo do Estado do Amazonas.

A UEA conta com mais de 20 mil alunos, 23 especializações (lato sensu), 7 mestrados e dois Doutorados (stricto sensu), é a maior universidade Brasileira multicampi, com 5 escolas Superiores e a unidade sede, esta última abriga o gabinete da reitoria, as escolas superiores são distribuídas em: ESA (Escola Superior de Ciências da Saúde), EST (Escola Superior de Tecnologia), ENS (Escola Normal Superior), ESAT (Escola Superior de Artes e Turismo) e ESO (Escola Superior de Ciências Sociais.

A Cidade Universitária da Universidade do Estado Amazonas que agregará todas as unidades acadêmicas em um único Campus, a Cidade Universitária será construída na Cidade Iranduba, na região Metropolitana de Manaus, sob uma área de 13.000m² e alojamento para 2 mil alunos advindos do interior do Estado, e ainda residenciais, shoppings, comércio, serviços públicos, eixos viários, áreas de lazer e de turismo, entre outros elementos.

Categoria:Federal

Endereço:Av. Djalma Batista, 3578 - Bairro: Flores - CEP: 69050-010 - Cidade:Manaus - UF: AM

Telefones:(92) 3215-2070

Telefones 2:(92) 3627-2727

E-mail:vestibular@uea.edu.br

Vestibular:

O Vestibular UEA é feito anualmente. 

O Vestibular UEA é o mais abrangente dos sistemas de ingresso na UEA. É realizado anualmente e suas provas são aplicadas na capital e em todos os municípios do interior do Estado.

A Prova Objetiva de Conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório, é constituída das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Física, Matemática, Química e Biologia, e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Sistema de Ingresso Seriado -  SIS:

O Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da UEA é uma das formas de ingresso a UEA. O SIS UEA é realizado em três etapas, correspondentes às três séries do Ensino Médio. Ao final de cada ano os candidatos fazem uma prova para avaliar as competências e habilidades adquiridas pelo estudante naquele ano. Ou sejam:
a. Prova de acompanhamento I, para alunos da 1ª série do Ensino Médio;
b. Prova de acompanhamento II, para alunos da 2ª série do Ensino Médio;
c. Prova de acompanhamento III, para alunos da 3ª série do Ensino Médio;

40% do total de vagas, em cada um dos cursos de graduação de oferta regular, são destinadas ao SIS/UEA.
As vagas disponibilizadas através do SIS-UEA, serão destinadas aos candidatos classificados que participaram das três provas e que:
a. Tenham cursado o Ensino Médio, integralmente e em regime regular, exclusivamente em estabelecimentos de ensino do Estado do Amazonas;
b. Não possuam curso superior completo ou não o estejam cursando em instituição pública de ensino.

60% das vagas disponibilizadas através do SIS-UEA, serão destinadas aos candidatos classificados que tenham cursado o Ensino Médio, integralmente e em regime regular e exclusivamente em escolas públicas da rede estadual ou municipal de Ensino no Estado do Amazonas.
Das vagas disponibilizadas para os cursos da área de saúde, 50% serão destinadas aos candidatos classificados que tenham cursado o Ensino Médio, integral e em regime regular e exclusivamente em escolas no interior do Estado do Amazonas.

Cotas:

Segundo o Site da UEA, a política de cotas da Universidade é a seguinte:

Para cursos oferecidos na capital, exceto os cursos da área de saúde:

80% das vagas são para candidatos que tenham cursado o Ensino Médio completo no Estado do Amazonas. O candidato pode ter cursado em um colégio público ou provado.

60% destas vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas, que não tenham curso superior e não estejam cursando em Universidade Pública;

20% das vagas são para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio fora do Estado do Amazonas – no Brasil ou no exterior.

Para os cursos de saúde oferecidos na capital (Medicina, Odontologia e Enfermagem):

Metade das vagas oferecidas para os cursos de saúde segue as regras dispostas acima;

A outra metade das vagas é destinada a alunos que tenham estudado 8 séries do Ensino Básico no interior do Estado do Amazonas.

Para a população indígena:

É oferecido um percentual de vagas no mínimo igual ao percentual da população indígena na composição da população amazonense.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage