Probabilidade - Conceito de Probabilidade

  • Home
  • Probabilidade Conceito De Probabilidade

Probabilidade - Conceito de Probabilidade

Experimento Aleatório

Quando estudamos Probabilidade, chamamos qualquer experiência ou ensaio cujo resultado não pode ser previsto de experimento aleatório. Por exemplo, lançar um dado e observar o número da face voltada para cima.

Chama-se de espaço amostral o conjunto formado por todos os resultados possíveis na realização de um experimento aleatório.

Evento é qualquer subconjunto do espaço amostral. Um exemplo de um evento é obter cara (ou coroa) no lançamento de uma moeda.

A probabilidade de um evento é definida como:


Ou seja,

onde n(A) é o número de possibilidades de ocorrência do evento A e n(W) é o número de elementos do conjunto W (espaço amostral).

Exemplo

No lançamento de um dado qual é a probabilidade de sair um número par?

Num dado, há três possibilidades de número par: 2, 4, 6.

Portanto, A = (2, 4, 6)

Um dado contém 6 números. Portanto, o número de elementos do conjunto W (espaço amostral) é 6:

W=(1, 2, 3, 4, 5, 6)

Note que 

Probabilidade de eventos independentes

Dois eventos, A e B, são chamados de independentes quando a ocorrência de um evento não tem qualquer efeito sobre o outro. Por exemplo, se lançarmos um dado duas vezes, a probabilidade de sair o número 4 no primeiro lance é 1/6. A probabilidade de sair o número 5 no segundo lance também é 1/6. O resultado do primeiro lance não afeta o resultado do segundo. Os dois lances – esses dois eventos – são independentes.

Se dois eventos, A e B, são independentes, a probabilidade de ambos ocorrerem é o produto da probabilidade individual de cada um.

Isto é: P (A e B) = P(A) x P (B).

Exemplo

Um único dado é lançado duas vezes. Qual a probabilidade de sair o número 5 em ambos os lances?

Resposta

A probabilidade que saia o número 5 no primeiro lance é 1/6. Este resultado não afeta o resultado do segundo lance, pois são eventos independentes. A probabilidade que saia o número 5 no segundo lance também é 1/6. Portanto, a probabilidade que saia dois 5s consecutivos é: 1/6 x 1/6 = 1/36.

Probabilidade de eventos exclusivos

Dois eventos, A e B, são mutuamente exclusivos se eles não puderem ocorrer simultaneamente: P (A e B) = 0.

Se dois eventos são mutuamente exclusivos (A ou B), a probabilidade que A ou B ocorra é definida como a soma de suas probabilidades.

Isto é: P(A ou B)= P(A)+P(B).

Exemplos

Se um dado é lançado uma só vez, qual a probabilidade que saia 5 ou 6?

Resposta

Toda vez que se lança um dado, sai apenas um número. Não é possível que num único lance saia dois números simultaneamente. Neste exemplo, os dois eventos (sair 5 e sair 6) são mutuamente exclusivos. A probabilidade que saia 5 é 1/6. A probabilidade que saia 6 também é 1/6. A probabilidade que saia 5 ou 6 é: 1/6 + 1/6 = 2/6 = 1/3.

Probabilidade de ocorrer a união de eventos

Dois eventos, A e B, são inclusivos quando é possível que ocorra A, B ou ambos. Se dois eventos, A e B, são inclusivos, a probabilidade que ocorra A ou B é a soma de suas probabilidades menos a probabilidade que ambos ocorram.

Isto é: P (A ou B ou ambos) = P(A) + P (B) – P (A e B)

Exemplo

Se um dado é lançado, qual é a probabilidade de se obter um número par ou um número maior que 3?

Resposta

Quando um dado é lançado, é possível que saia um número par e é possível que saia um número maior que 3. Mas é também possível que saia um número que seja par e acima de 3. Por exemplo, o número 4 é par e maior que o número 3.

A probabilidade de se obter um número par é 1/2 (há 3 números pares e 3 números impares).

A probabilidade de se obter um número acima de 3 é 1/2, pois há 3 possibilidades: os números 4, 5 ou 6.

A probabilidade de se obter um número que é par e acima de 3 é 1/3, já que há duas de seis possibilidades: 4 e 6. (O número 5 não é par e os outros números são menores que 3).

Portanto, a probabilidade de se obter um número que seja par ou acima de 3 é:

P(número par ou acima de 3 ou ambos): 1/2 +1/2 - 1/3 = 2/3.

Probabilidade Condicional

Agora considere dois eventos, A e B, e a probabilidade de ocorrer o evento B é afetada pela ocorrência do evento A. Neste caso, ocorre probabilidade condicional.

A probabilidade condicional de que o evento B ocorra se o evento A ocorrer, é definida da seguinte forma:

Exemplo

Uma confeitaria produziu 160 sobremesas. 80 dessas sobremesas contêm chocolate, 60 contêm chantili e 20 contêm ambos. Se uma sobremesa for selecionada randomicamente, qual é a probabilidade de ela conter chocolate? Qual é a probabilidade de a sobremesa conter chocolate e chantili sendo que ela já contém chantili?

Resposta

A probabilidade de a sobremesa conter chocolate é:

P(chocolate) = 100/160 = 5/8

O fato de a sobremesa já conter chantili reduz o espaço amostral para 60 (há 60 sobremesas que contêm chantili). Neste grupo, há 20 sobremesas que contêm chocolate e chantili; portanto, a probabilidade de que seja selecionada uma sobremesa que contenha esses dois ingredientes é 20/60 = 1/3.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

1. Num supermercado, há 14 pães à venda. 10 deles estão frescos e 4 estão mofados. Se um pão for selecionado randomicamente, qual a probabilidade de ele estar fresco?  

Resolução

Há 10 possibilidades favoráveis, pois há 10 pães frescos. Há 4 possibilidades desfavoráveis, pois há 4 pães mofados. A probabilidade é, portanto:

P(fresco) =

2. Baseando-se em experiências passadas, um técnico de computador preparou a seguinte tabela que lista as probabilidades de falhas num computador. Os eventos indicados na tabela não são inclusivos, isto é, não se considera a união de eventos.

Tipo de falha

Probabilidade

Falha na memória de alta densidade

0.07

Falha na memória de baixa densidade

0.10

Falha no Drive do disco rígido

0.20

Falha no Zip Drive

0.23

Falha no Tape Drive

0.22

Falha no Drive removível

0.18

 

a) Qual a probabilidade de o computador ter uma falha na memória?

b) Qual a probabilidade de o computador ter uma falha no drive?

Resolução

a) A probabilidade de uma falha na memória é: 0.07 + 0.10 = 0.17

b) A probabilidade de uma falha no drive é: 0.20 + 0.23 + 0.22 + 0.18 = 0.83

3. Se um par de dados é lançado, qual a probabilidade da somatória dos números ser 10?

Resolução

Há apenas três possibilidades de a somatória dos dois dados ser 10: (6,4), (4,6) e (5,5). Há 36 possibilidades (espaço amostral) no total, pois há 6 números por dado.

A probabilidade da somatória dos números ser 10 é calculada ao se dividir o número de resultados favoráveis, que é 3 – (6,4), (4,6) e (5,5) – pelo número total de possibilidades, que é 36.

3/36 = 1/12 = 0.083 = 8.3%.

4. Uma agência de inspeção visita uma fábrica de carros. No próximo dia, publica os seguintes resultados: 12% dos carros continham freios defeituosos, 8% continham motores defeituosos e 4% continham freios e motores defeituosos.

Qual foi a porcentagem de carros que continham freios defeituosos ou motores defeituosos?

Resolução

Na equação abaixo, F representa freios defeituosos, M representa motores defeituosos e FM representa freios e motores defeituosos.

As probabilidades são: P(F) = 0.12, P(M) = 0.08, P(FM) = 0.04

Portanto, P(F ou M) = P(F) + P(M) – P (FM) = 0.12 + 0.08 – 0.04 = 0.16

Este resultado indica que 16% dos carros continham freios defeituosos ou motores defeituosos.

5. Uma caixa contém 3 bolas de golfe, 8 bolas de tênis e 10 bolas de futebol. Qual a probabilidade de alguém selecionar randomicamente uma bola de futebol?

Resolução

Há 10 bolas de futebol na caixa. O espaço amostral é constituído por 21 possibilidades (3 + 8 + 10). Portanto, a probabilidade de se selecionar uma bola de futebol é 10/21.

6. Um par de dados é lançado duas vezes. Qual a probabilidade de se obter uma soma de 5 no primeiro lance e uma soma de 6 no segundo lance?

Resolução

Lançar um par de dados pode resultar em 36 diferentes resultados, pois cada dado contém 6 números. Há quatro possibilidades de se obter a soma de 5: (1,4), (4,1), (2,3) e (3,2). Portanto, a probabilidade de se obter uma soma de 5 no primeiro lance de dados é 4/36 = 1/9.

O segundo lance de dados também pode resultar em 36 diferentes resultados. Há seis possibilidades de se obter a soma 6: (1,5), (5,1), (2,4), (4,2), (3,3), e (3,3). Portanto, a probabilidade de se obter uma soma de 6 no segundo lance de dados é 6/36 = 1/6.

Os lances são independentes, pois o resultado do primeiro lance não tem efeito sobre o resultado do segundo.

Se P(E e F) representa a probabilidade de se obter a soma de 5 no primeiro lance e a soma de 6 no segundo lance:

P(E e F) = 1/9 x 1/6 = 1/54.

7. Uma caixa contém 5 bolas azuis, 3 bolas vermelhas e 7 bolas amarelas. Se uma bola for selecionada randomicamente, qual é a probabilidade que ela seja azul ou amarela?

Resolução

Já que nenhuma bola da caixa pode ser azul e amarela, os eventos são mutuamente exclusivos. A probabilidade de se selecionar uma bola azul é: P(azul) = 5/15 = 1/3. A probabilidade de se selecionar uma bola amarela é: P(amarela): 7/15.

Portanto, a probabilidade de que seja selecionada uma bola azul ou uma bola amarela é:

P (azul ou amarela) = 1/3 + 7/15 = 4/5

8. Um dado é lançado. Qual é a probabilidade de não sair o número 6?

Resolução

Há 6 números num dado; portanto, a probabilidade de sair o número 6 é 1/6. A probabilidade que não saia o número 6 é, portanto 1 – 1/6 = 5/6.

9. Se uma moeda é lançada, há 50% de chance de se obter cara e 50% de chance de se obter coroa. Se uma moeda for lançada 3 vezes, qual a probabilidade de se obter coroa pelo menos uma vez?

Resolução

Cada lance de moeda é um evento independente. A probabilidade que se obtenha cara as três vezes é:

.

Portanto, a probabilidade de não se obter cara as três vezes (ou seja, que se obtenha coroa pelo menos uma vez) é:

.

Resposta: 

10. Juliana, Mariana e Simone tentam resolver um problema matemático. Elas trabalham independentemente, não havendo qualquer troca de informações entre elas. As respectivas probabilidades de elas resolverem o problema são:

Juliana: 1/4
Mariana: 1/2
Simone: 5/8

Qual é a probabilidade de que ambas Juliana e Mariana resolvam o problema e que Simone não o resolva?

Resolução

As três probabilidades são independentes, pois não houve qualquer consulta ou troca de informações entre Juliana, Mariana e Simone. Portanto, um resultado não afeta o outro.

A probabilidade de Juliana resolver o problema é 1/4; a de Mariana é 1/2. Já que a probabilidade de Simone resolver o problema é 5/8, a probabilidade de ela não resolvê-lo é 3/8.

Portanto, a probabilidade de ocorrer esses três eventos é:

(1/4)(1/2)(3/8) = 3/64

Resposta:

A probabilidade de Juliana e Mariana resolverem o problema e de Simone não resolver o problema é 3/64.