Clima e os Elementos climáticos

CLIMA

Vários tipos de clima

O clima é o comportamento do tempo atmosférico ao longo do ano. Se falarmos que o "dia está quente" ou "o dia está seco" estamos nos referindo ao comportamento da atmosfera nesses dias. Quanto à temperatura, o clima pode ser:

  • QUENTE
  • TEMPERADO
  • FRIO

Quanto à umidade, em função da quantidade de chuva, o clima pode ser:

  • SUPERÚMIDO
  • ÚMIDO
  • SUBÚMIDO
  • SEMIÁRIDO
  • ÁRIDO

Zonas térmicas da Terra

O clima de uma região é determinado pela massa de ar dominante e depende da zona térmica em que a região está localizada. Assim:

  • as zonas polares conhecem climas frios, já que são dominadas por massas de ar frio ao longo de todo o ano.
  • a zona equatorial possui clima quente, pois é dominada por massas de ar quente, mesmo no inverno.
  • as zonas temperadas, onde as estações do ano são bem definidas, conhecem massas de ar frio no inverno e de ar quente no verão.

As diferenças dos climas entre as várias regiões do Planeta Terra são, por vezes, enormes. Observe o quadro abaixo:

EXTREMOS CLIMÁTICOS NO GLOBO

Temperatura

Maior = 58o

no deserto da Líbia

 

Menor = -88o

em Vostok, na Antártida

Pluviosidade

Maior = 12.000 mm de chuva por ano

no Havaí (EUA)

 

Menor = 75 mm de chuva por ano

deserto de Atacama, no Chile

OS FATORES DO CLIMA

O clima de uma determinada região é resultante de uma série de fatores:

latitude - quanto mais nos distanciamos do Equador, portanto quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura. A Terra, por ser redonda, recebe raios solares com diferentes inclinações. As regiões próximas ao Equador são atingidas por raios solares menos inclinados; latitudes maiores, pelo contrário, são alvos de raios mais inclinados. Assim, quanto maior a inclinação, menor a temperatura;

altitude - no alto de uma montanha, sentiremos mais frio, no mesmo momento e na mesma latitude, que numa praia. Portanto, quanto maior a altitude, menor é a temperatura. Sabemos que os raios solares, quando atingem qualquer ponto da Terra, aquecem sua superfície que irradiará o calor para a atmosfera. Qualquer objeto mais próximo à essa superfície receberá mais calor; em altitudes maiores, a irradiação é menos intensa e portanto as temperaturas serão menores. Além disso, nas grandes altitudes, o ar é mais rarefeito, isto é, conhece uma menor concentração de gases e de umidade, o que diminui a retenção de calor e a temperatura.

massas de ar - ventos que se deslocam, por diferença de pressão, entre as diversas regiões do planeta, sempre carregando as características de umidade e temperatura da região de onde vieram. À medida que se deslocam, vão se alterando pelo contato com outras massas de ar com as quais trocam calor. As massas de ar podem ser classificadas de oceânicas, que apresentam muita umidade, e as continentais, quase sempre secas; as que se originam de regiões tropicais e equatoriais são quentes e as que nasceram em áreas temperadas e polares são frias;


Fonte: "The New Oxford School Atlas"

continentalidade e maritimidade - se uma região se encontra próxima a grandes quantidades de água sofrerá alterações tanto na umidade relativa do ar como também na temperatura. Acontece que a água demora a se aquecer, enquanto os continentes rapidamente acumulam calor. Por outro lado, a água mantém o calor por mais tempo e os continentes rapidamente esfriam quando diminui ou cessa a incidência de raios solares, durante a noite ou no período de inverno. Assim, nas áreas continentais a temperatura é maior do que nas regiões próximas ao mar.

correntes marítimas - as grandes massas de água que se deslocam pelos oceanos, possuindo pressão, quantidade de sal e temperaturas próprias, também influenciam o clima. As correntes quentes aumentam as temperaturas nas áreas por elas atingidas; as frias, pelo contrário, diminuem as temperaturas nas regiões pelas quais passam. Exemplo disso é a corrente quente do Golfo ("Gulf Stream") que impede o congelamento do mar do Norte. Já a corrente fria de Humboldt ameniza as temperaturas tanto do norte do Chile como no sudoeste dos Estados Unidos da América;


Mapa das correntes marítimas

relevo - influi na temperatura e na umidade, pois facilita ou dificulta a circulação das massas de ar. Nos Estados Unidos, por exemplo, a serra Nevada e as montanhas Rochosas impedem o trânsito das massas de ar vindas do Pacífico, fazendo com que as chuvas sejam abundantes nas regiões próximas ao mar e, do outro lado das montanhas, o clima é árido. Em nosso país, a Serra do Mar, pela sua disposição longitudinal, facilita a circulação da massa polar e dificulta o trânsito da massa de ar tropical atlântica;

vegetação - as plantas tiram umidade do solo pela raiz e a enviam à atmosfera pelas folhas, contribuindo para alterar a temperatura. Além disso, a vegetação impede que os raios solares atinjam diretamente a superfície terrestre. Portanto, o desmatamento (a destruição das florestas pela derrubada de árvores) é ruim, já que diminui a umidade do ar e provoca a elevação da temperatura.


Fonte: "Estudando as paisagens", Prof. Osvaldo Piffer

Sumário

- Zonas térmicas da Terra
- Os Fatores do Clima
- Os Elementos do Clima
i. Três são os tipos de chuva:
- Tipos de Clima
- Ventos e Chuvas
- Ventos Constantes
- Ventos Periódicos
- Ventos Locais e Variáveis
- As Chuvas
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image