FRANÇA

Nome Oficial: República Francesa

República Parlamentarista

Área: 551.500 km²

Moeda: euro

População: 65.951.000

Línguas: francês, bretão, basco

A França, na Antiguidade chamada de Gália, localiza-se de maneira privilegiada na Europa Ocidental: tem fronteira com o Atlântico, o Mediterrâneo e o Mar do Norte. O país, portanto, possui três portas de entrada e saída marítimas, importante fator para o crescimento econômico.

O RELEVO FRANCÊS

Na porção norte, dominam as planícies sedimentares, onde se encontra Paris; no sul, os Montes Pirineus - separando a França da Espanha; no sudeste, destacam-se os Alpes (ponto culminante - o Monte Blanco); entre as duas cadeias montanhosas, o Maciço Central Francês.

DADOS POPULACIONAIS

A França conhece uma taxa muito elevada de urbanização, estando concentrados nas cidades 85,8% do total da população. Paris, Lyon, Marselha e Bordeaux são as maiores cidades francesas e sedes de grandes complexos industriais, redes de lojas e oferecem muitos atrativos aos turistas.

Atualmente, a França, ainda enfrenta uma crise de desemprego (11% em 2013) e baixo crescimento econômico.  Possui uma força de trabalho composta de 30.000.000 de pessoas, sendo que 64% das mulheres trabalham. Cerca de 7.200.000 de estrangeiros habitam o país - especialmente argelinos, tunisianos, marroquinos e portugueses - , correspondendo a cerca de 11%  da população local. Esse setor é o mais atingido em épocas de crise econômica e desemprego, quando aumenta a competição no mercado de trabalho e  os problemas sociais são agravados, pois uma boa parcela dos franceses culpa os imigrantes pelos surtos de desempregos. Importante partido político francês - a Frente Nacional - baseia toda a sua ação política nesse ódio ao estrangeiro.

ECONOMIA

Um dos mais ricos países da Europa, a economia francesa apresenta os seguintes dados:

ECONOMIA FRANCESA

AGRICULTURA (2% DO PRODUTO NACIONAL BRUTO)   - trigo; beterraba, batata, arroz (produzido no vale do rio Ródano); vinha (entre os maiores produtores mundiais de vinhos); azeitona; milho; amora; aveia; centeio e cevada.

PECUÁRIA - bovinos (19,1 milhões de cabeças); ovinos (7,6 milhões); suínos (14 milhões). A França é o segundo maior criador de bovinos da Europa e  o terceiro maior produtor de leite da Europa, daí a importância do queijo e da manteiga na sua pauta de exportações.

RECURSOS MINERAIS - carvão mineral; ferro; bauxita e urânio..

GERAÇÃO DE ENERGIA - hidrelétrica.

INDÚSTRIAS - siderurgia; automobilística; aeronáutica; química e têxtil.

 

  

RAZÕES DO CRESCIMENTO INDUSTRIAL:

- Investimentos estrangeiros - principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), quando da ajuda americana para a reconstrução da Europa através ao Plano Marshall.

- Integração na Unidade Europeia.

AS DEPENDÊNCIAS FRANCESAS

Ex-potência colonial, a França ainda mantém algumas áreas sob seu controle ao redor do globo. Essas regiões são divididas em dois tipos de estrutura  administrativa: os Departamentos (cópias da divisão administrativa da França continental) e Territórios, governados por administradores enviados de país, tendo direito de representação política no Parlamento francês.

DEPARTAMENTOS DE ULTRAMAR - Guadalupe; Martinica; Guiana Francesa (todos localizados nas Antilhas) e a Ilha de Reunião (próxima a Madagascar).

TERRITÓRIOS DE ULTRAMAR - Futuna; Wallis ( Polinésia Ocidental); Ilha de Mayotte (importante base aeronaval francesa no Oceano Índico); Nova Caledônia (situada na Melanésia); Saint-Pierre e Miquelon (na costa do Canadá).

A FRANÇA HOJE

RENDA PER CAPITA - 36.100 dólares.

CRESCIMENTO ECONÔMICO - 0% ao ano (2013).

INFLAÇÃO - 2,2% ao ano (2012).

PARTIDOS GOVERNANTES - a Presidência é ocupada por François Hollande (desde maio de 2012); o Primeiro Ministro é Jean-Marc Ayrault (desde 2012).

Sumário

- O Relevo Francês
- Dados Populacionais
- Economia
- As Dependências Francesas
- A França Hoje
Assine login Questões a responder image