Doenças causadas por vermes

Esquistossomose

A esquistossomose é uma das doenças de maior frequência no mundo. Na estimativa da Organização Mundial da Saúde, entre a África, a Índia e a América do Sul, o número de pessoas afetadas pela esquistossomose ultrapassa 300 milhões.

Ciclo do Schistosoma mansoni

No homem (hospedeiro definitivoH.D.) os vermes adultos se instalam no sistema de veias porta hepáticas. Após a reprodução sexuada, os ovos desses vermes são eliminados para o intestino e sairão com as fezes humanas.

No meio ambiente (H2O doce) o ovo origina a larva ciliada miracídio, que nadando ativamente deve encontrar o caramujo da família planorbídeo e gênero Biomphalaria (hospedeiro intermediário – H.I.). No interior do caramujo o miracídio evolui, formando um esporocisto, dentro do qual irão formar-se as larvas cercárias. Essas larvas de cauda bifurcada abandonam o caramujo e nadando no ambiente aquático deverão penetrar ativamente pela pele humana  “ lagoa de coceira ! ”

Sintomas: cansaço, graves problemas gastrointestinais, grande inflamação do fígado e baço (hepatoesplenomegalia) e daí “barriga d’água” (ascite).

Profilaxia

a) saneamento básico (rede de canalização e tratamento de água e esgotos);

b) combate aos caramujos (inclusive o controle biológico -> peixes que se alimentam do caramujo, por exemplo).

c) evitar o contato com águas possivelmente infestadas.

Observação:

A Fasciola hepatica, causadora da fasciolose em bois e carneiros, tem um ciclo semelhante ao da Taenia, porém:

a) o caramujo (H.I.) é do gênero Lymnaea.

b) no interior do esporocisto, primeiramente desenvolve-se o estágio larval rédia, o qual irá evoluir para cercária, e então, abandonar o caramujo.

Teníase

Taenia solium (porco) e Taenia saginata (boi). São parasitas heteroxenos.

O termo “tênia” (do grego tainia, fita, tira) refere-se à forma do corpo desses animais, que lembra uma fita. O termo “solitária” se deve ao fato de haver, em algumas espécies de tênia, um único verme parasitando o hospedeiro; uma tênia já instalada libera substâncias que impedem outra tênia de se instalar. Dessa forma, fica evitada a “superpopulação” que poderia levar o hospedeiro à morte, com consequente perda de hospedagem e de alimentação para o parasita.

Ciclo da solitária

No homem (hospedeiro definitivo – H.D.): um verme adulto no tubo digestivo produz proglotes maduras e grávidas com ovos, que são eliminadas com as fezes. No porco (hospedeiro intermediário – H.I.) ou no boi, os ovos ingeridos com alimento ou água contaminados, desenvolvem a larva oncosfera ou hexacanto, que atravessa o intestino e se fixa nos músculos formando o cisticerco.

O homem ao ingerir a carne crua ou mal cozida vai desenvolver a teníase, que provoca vômitos, diarreias e dores abdominais.

Profilaxia

a) saneamento básico;

b) não ingerir carne de porco ou boi crua ou mal cozida.


Ciclo da Taenia solium

 

Cisticercose

Quando o homem ingere água ou alimentos contaminados pelos ovos da Taenia solium e que poderão formar cisticercos no cérebro ou outro órgão vital.

Equinococose

O Echinococcus granulosus tem no cão (raposa, lobo), seu hospedeiro definitivo (H.D.). Com as fezes desses animais doentes, serão eliminadas as proglotes grávidas, que contaminarão a água ou alimentos do carneiro e circunstancialmente do homem (H.I. = hospedeiro intermediário).

Nos pulmões, fígado e pâncreas irão desenvolver-se cistos hidáticos com volume superior a uma laranja, podendo acarretar na morte.

Ascaridíase

No ciclo do Ascaris lumbricoides (lombriga), uma só fêmea pode eliminar, junto com as fezes da pessoa parasitada, cerca de 200 mil ovos por dia. No intestino podem ser encontrados muitos desses vermes. É um parasita monoxeno (= usa um só tipo de hospedeiro).

Os ovos podem ficar no ambiente durante longo tempo e poderão ser ingeridos com água ou alimento. Durante seu desenvolvimento, o verme passa pelo estágio larval rabditoide e em seguida o estágio filarioide; vai do intestino para o sangue, fígado, coração, pulmões (onde o verme torna-se adulto). Perfurando os alvéolos pulmonares, os pequeníssimos vermes adultos voltam à traqueia e são novamente deglutidos, instalando-se no intestino.

Além dos sintomas abdominais, como cólicas e obstrução intestinal, provoca também, problemas pulmonarescrises semelhantes a asma ou bronquite.

Sumário

- Esquistossomose
- Teníase
- Ascaridíase
- Outras doenças causadas por vermes
i. Amarelão
ii. Estrongiloidose
iii. Elefantíase
iv. Enterobiose
v. Bicho geográfico
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image