Doenças causadas por protozoários

Doenças causadas por protozoários

Os governos mantêm vigilância epidemiológica sobre as incidências das doenças e, quando alguma delas se eleva, desenvolvem campanhas de combate ao agente ou de profilaxia, medidas que ajudam a evitar sua disseminação.

Endemias são doenças cujas incidências pouco variam ao longo dos anos. Ao contrário das endemias, nas epidemias, a incidência de determinada doença cresce rapidamente e depois se atenua, estabilizando-se em um número baixo de casos ou desaparecendo, como aconteceu com a cólera no Brasil entre 1991 e 1993.

Uma epidemia que se dissemina por vários países é chamada pandemia. A mais terrível de toda a história da humanidade foi a da gripe asiática, que no Brasil ficou conhecida como gripe espanhola. Coincidindo com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918-1919, afetou 1 bilhão de pessoas e causou 20 milhões de óbitos no mundo.

Protozoários parasitas do homem

Algumas doenças causadas por parasitas:

Toxoplasmose  – causada pelo esporozoário Toxoplasma gondii. Pode ser adquirida ou transmitida congenitamente. Transmitido por água contaminada com cistos eliminados com as fezes do gato e pela ingestão de carne crua (porco, boi) com cistos ou hortaliças, frutas e legumes crus contaminados. É uma doença de alto risco para mulheres grávidas, podendo causar abortos ou nascimentos de fetos malformados. Por isso, pede-se que mulheres grávidas evitem comer saladas mal lavadas e evitar comer e ter contato com carnes e peixes crus. Entre os sintomas estão alteração no volume craniano, calcificações cerebrais, lesões na retina que podem levar a cegueira, retardamento mental e graves problemas no miocárdio, fígado e músculos.

Doença do sono – causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma gambiensi. Transmitida através da picada da mosca tsé-tsé (Glossina). É uma doença que ocorre na África. Entre os sintomas estão lesões meningo-encefálicas e ingurgitamento de gânglios cervicais.

Giardíase – causada pelo flagelado Giardia lamblia. Transmitida através de ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos, eliminados com fezes humanas. Entre os sintomas estão a diarreia e colite, com dores intestinais.

Tricomoníase – causado pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Pode ser sexualmente transmitida ou transmitida através da água, toalha e objetos úmidos contaminados.

Doença de Chagas

Doença de Chagas – causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Transmitida através de fezes do percevejo infectado Triatoma conhecido com barbeiro, através de lesões na pele. O inseto “barbeiro” tem hábitos noturnos e se alimenta de sangue humano por meio da picada. Ao se alimentar, o inseto contaminado, defeca. Nas fezes desse inseto, encontra-se o parasita Trypanosoma cruzi. A doença é, portanto, causada por um protozoário, mas transmitida por um inseto. Um “barbeiro” não contaminado, ao picar uma pessoa contaminada, passa a abrigar o parasita, criando um ciclo vicioso.

O protozoário vive no sangue, podendo também ser  transmitido através de uma transfusão.  Entre  os sintomas estão miocardite e lesões da musculatura do tubo digestivo (esôfago). O  parasita pode se instalar no músculo cardíaco, provocando problemas de coração.  Essa  doença tem uma fase aguda – de duração breve – e uma fase crônica. Esta pode se  estender por toda a vida da pessoa infectada.

Para erradicar a doença é necessário combater o barbeiro transmissor.

  • Aulas relacionadas

Sumário

- Protozoários parasitas do homem
i. Doença de Chagas
ii. Amebíase
iii. Leishmaniose
iv. Malária
v. Protozoários parasitas do homem
Assine login Questões de Revisão image Questões dissertativas image Questões para o Enem image