Poríferos
- Home
- Ensino Médio
- Biologia
- Reino Animal
- Poríferos
Pluricelulares simples, sem organização em tecidos verdadeiros; poros em toda a superfície do corpo, sem cavidade digestiva; exclusivamente aquáticos, sésseis, filtradores; coanócitos promovem corrente de água dentro do corpo; reprodução sexuada com desenvolvimento indireto; larva; anfiblástula.
A grande maioria é marinho. Uma só família de H20 doce (Demospongeae).
Fixos (sésseis) quando adultos. Isolados ou coloniais. Colorações várias, devido a associações com algas: acinzentadas, avermelhadas, amareladas, transparentes.
As esponjas menores e simples mostram simetria radial, enquanto a maioria é assimétrica.
Algumas são de grande valor comercial, pois o esqueleto inteiramente proteico é usado como esponja (Demospongeae - subgrupo Keratosa), após decomposição de todas as células vivas.
Os poríferos, ou espongiários, constituem o filo porifera, o filomais primitivo dos metazoários: embora sejam pluricelulares, suas células formam agregados frouxos, não constituindo tecidos verdadeiros.
Características gerais
Corpo com forma semelhante a um vaso.
O revestimento se faz pela epiderme constituída por fina camada de células achatadas, os pinacócitos.
Fixa num substrato, a água entra por numerosos poros (porócitos) na superfície do seu corpo e após circular na cavidade do átrio ou espongiocele (paragáster) sairá pelo ósculo, que é a abertura no polo superior. Esse sentido de movimentação da água é determinado pelo batimento unidirecional (direção oposta ao corpo celular) de flagelos dos coanócitos. Outra função destas "células em colarinho" é fagocitar os alimentos que estão em suspensão na água e realizarem a única forma de digestão desses animais: intracelular.
A sustentação é garantida por mesênquima gelatinoso, interno à camada de pinacócitos: no mesênquima estão mergulhadas espículas de calcário ou silício, células indiferenciadas ou amebócitos.O endoesqueleto é formado por espículas minerais (calcárias ou silicosas, secretadas pelas células escleroblastos) e por filamentos da proteína espongina. Os amebócitos são células móveis que participam da digestão, além de desempenharem função de transporte de alimentos; podem também se diferenciar em gametas.
Os amebócitos são células indiferenciadas que poderão repor (regenerar) todos os demais tipos celulares.
A circulação da água pelo interior do átrio garante aos poríferos a realização das funções de nutrição, respiração, excreção e reprodução.
Os variados agregados celulares frouxos têm funções especiais, mas não há tecidos, isto é, conjunto de células semelhantes que executam funções específicas. Faltam, ainda, células nervosas e uma cavidade digestiva (não há digestão extracelular). Daí, muitos autores considerarem as esponjas "um grupo à parte dos demais metazoários" parazoários.
Tipos de esponjas, com crescente grau de complexidade: Ascon, Sycon, Leucon.
Reprodução
Assexuada:
- Por brotamento, dando origem a colônias com numerosos indivíduos. As espécies de água doce poderão formar gêmulas (estruturas de resistência contendo numerosos amebócitos) que permanecerão em estado de vida latente até terminar o período desfavorável do ambiente, quando passarão a desenvolver novos indivíduos.
- Regeneração é uma característica de todos os seres vivos, porém aqui ocorre facilmente, pois de uma esponja dividida em vários fragmentos, cada parte (contendo amebócitos) poderá reconstituir um novo indivíduo.
Sexuada:
- Os poríferos são hermafroditas, porém não possuem gônadas. Os gametas, que se formam a partir de amebócitos que sofrem meiose, são lançados no átrio, onde ocorre a fecundação. Cada indivíduo apresenta maturação de óvulos e espermatozoides em épocas diferentes, o que evita a autofecundação.
- O desenvolvimento é indireto: após a fecundação o zigoto se desenvolve em uma larva ciliada típica, livre-natante - anfiblástula - que sai pelo ósculo, fixa-se em um substrato e cresce, originando novo indivíduo.
O zigoto desenvolve-se até blástula flagelada móvel; a gastrulação será diferente dos outros metazoários.
Aulas relacionadas