Moluscos e Equinodermos

Filo Moluscos

No filo dos Moluscos estão incluídos caracóis, caramujos, lesmas, ostras, lulas, polvos. Nele estão os maiores invertebrados que se conhece, como a concha do Pacífico com 1,2 m ou a lula gigante (Architeutis = cefalópodo do Atlântico Norte; até 15 m de comprimento de tentáculos; circunferência do corpo = 3,5 m; vive de 300 a 600 m de profundidade; são nadadores não rápidos).

É o 2o maior do reino animal em número de espécies (cerca de 110 mil).

Características comuns a todos moluscos

- Não apresentam corpo segmentado, possuem simetria bilateral, são triblásticos, celomados esquizocélicos e protostômios.

- O corpo é macio e flexível e pode apresentar uma forte concha calcária que serve para protegê-lo. A maioria vive no mar (em geral, nas águas rasas ao longo do litoral), mas há diversas espécies de água doce e terrestres.   

- O organismo pode ser dividido em três partescabeça e massa (saco) visceral.

- Na massa visceral estão os órgãos da digestãoexcreção (nefrídios) e reprodução.

- Abaixo da concha está uma dobra da pele que é o manto ou pálio, o qual secreta a concha.

- Entre o manto e a massa visceral há um espaço ou cavidade do manto (paleal), onde se acha o aparelho respiratório (brânquias ou "pulmões").

- A reprodução é sempre sexuada, mas apresenta particularidades em cada classe.

- O sistema nervoso é composto por vários pares de gânglios, unidos entre si através de cordões nervosos. Os gânglios cerebroides estão na cabeça e deles partem nervos para os principais órgãos dos sentidos (olhos, tentáculos, etc). Os gânglios pedais inervam a musculatura desse órgão, enquanto os gânglios viscerais inervam os órgãos viscerais e o manto.

  • Aulas relacionadas

Sumário

- Filo Moluscos
i. Classe Gastrópodos
ii. Classe Lamelibrânquios ou Pelecípodos ou Bivalves
iii. Classe Cefalópodos
- Filo Equinodermos
Assine login Questões de Revisão image Questões dissertativas image Questões para o Enem image