Asquielminte

Asquelmintes

Vermes cilíndricos

Os asquelmintos são triblásticos, protostômios, pseudocelomados (cavidade só parcialmente revestida pela mesoderme) . Seu corpo cilíndrico, alongado, exibe simetria bilateral. Possuem sistema digestivo completo, sistemas circulatório e respiratório ausentes; sistema excretor composto por dois canais longitudinais (renetes-formato de H) ; sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. Todas as espécies são dioicas (fecundação interna), ocorrendo em algumas nítido dimorfismo sexual. Há muitas espécies parasitas do homem e outros vertebrados. Apresentam cerca de 10 mil espécies.

Características gerais

Os asquelmintos destacam-se dos demais filos por serem pseudocelomados esta cavidade é preenchida por líquido que funciona como um "esqueleto hidrostático", além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas. Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras chegam a mais de um metro de comprimento. Também são características exclusivas dos asquelmintos a ausência de células ciliadas e os espermatozoides ameboides, sem flagelo, deslocando-se por pseudópodos. Outro aspecto importante deste filo é a ocorrência de tubo digestivo completo (boca e ânus) pela primeira vez na escala zoológica.

A maioria dos asquelmintos é de vida livre, habitantes de solo úmido, areia, de águas estagnadas e até mesmo do mar. Entre os parasitas, além daqueles que têm o homem como seu hospedeiro, há espécies que infestam outros animais ou plantas (raízes, frutos).

Entre os asquelmintos, o grupo mais numeroso e de maior importância para o homem é a classe Nematoda, à qual muitos autores atribuem a categoria de filo (filo Nematelminthes).

Reprodução

A reprodução dos asquelmintos é sexuada. São todos dioicos, havendo nítido dimorfismo sexual na maioria das espécies. Os órgãos reprodutores tubulares ficam mergulhados no líquido do pseudoceloma, fixando-se à parede do corpo somente na região do poro genital.

Sumário

- Vermes cilíndricos
i. Características gerais
ii. Reprodução
Assine login Questões a responder image