Tecido Muscular

TECIDO MUSCULAR

O tecido muscular é constituído por células longas, dotadas de alta capacidade de contração. Em seu citoplasma existem inúmeros microfilamentos constituídos pelas proteínas actina e miosina. É o deslizamento das moléculas de actina sobre as de miosina que produz a contração das células musculares e, consequentemente, do músculo.

O tecido muscular tem nomenclatura celular especial:

  • fibra  ......................................  célula muscular.
  • sarcoplasma  ......................  citoplasma.
  • sarcolema  ...........................  membrana plasmática.
  • miofibrilas  ...........................  fibrilas contráteis (actina e miosina).

TECIDO  MUSCULAR  LISO

As fibras  musculares   apresentam   citoplasma  abundante, um núcleo central,  miofilamentos de actina dispostos ordenadamente no sentido longitudinal  das  fibras  e   miofilamentos  de miosina dispostos de modo menos regular. Essas fibras não apresentam sistema de túbulos T nem retículo endoplasmático bem desenvolvido. Sua contração é mais lenta que a da fibra esquelética.

Essas fibras apresentam contração involuntária e lenta. Estão presentes em órgãos viscerais como o estômago, o intestino e o útero, em dutos de diversas glândulas e nas paredes dos vasos sanguíneos, tanto das artérias quanto das veias.

TECIDO  MUSCULAR  ESTRIADO

As fibras musculares, geralmente com vários  núcleos dispostos na periferia da célula, com filamentos de actina e miosina dispostos  ordenadamente,  formando  estrias  transversais, além  das longitudinais. Constituem a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados.

As fibras realizam contração voluntária. Cada músculo esquelético é um pacote de longas fibras. De espaços em espaços, o sarcolema se dobra para dentro, formando tubos achatados - os túbulos T - que se dispõem perpendicularmente às miofibrilas.

TECIDO  MUSCULAR  CARDÍACO

Apresentam fibras musculares mononucleadas com estrias transversais.  Presença  de  discos  intercalares entre fibras musculares. Os discos intercalares fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Assim, se uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração como um todo se contrai.

A contração é involuntária e rápida. Esse tecido é encontrado em apenas um local do corpo: o coração.

Características Lisa Estriada Cardíaca
Forma Fusiforme Filamentar Filamentar ramificada
(anastomosada)
Tamanho (valores  médios) Diâmetro: 7μm Comprimento: 100μm 30μm Centímetros 15μm  100μm
Estrias transversais Não há
Núcleo 1 central Muitos periféricos  (sincício) 1  central
Discos intercalares Não há Não há
Contração Lenta, involuntária Rápida, voluntária Rápida, involuntária
Apresentação Formam camadas envolvendo órgãos. Formam pacotes bem definidos, os músculos esqueléticos Formam as paredes do coração (miocárdio)

  • Aulas relacionadas

Sumário

- Tecido muscular liso
- Tecido muscular estriado
- Tecido muscular cardíaco
- A contração muscular
- Mecanismo da dívida de oxigênio
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image