Propriedades Coligativas

Propriedades Coligativas

As moléculas no estado líquido são atraídas pelas forças de Van Der Walls (ligações intermoleculares). A mais forte delas são as pontes de hidrogênio.

Quanto maior é a força de atração (ligação) entre as moléculas, mais difícil será distanciá-las; portanto, maior é o ponto de ebulição.

Lembrando

O ponto de ebulição da água é de 100°C ao nível do mar; já o ponto de ebulição do éter comum é de 35°C. Por que?

Na água (H2O) há moléculas atraídas por pontes de hidrogênio; portanto para distanciá-las (passando a água para o estado gasoso) é mais difícil. É necessário que a água seja mais aquecida que o éter comum.

Pontes de hidrogênio estão presentes nas substâncias que têm hidrogênio ligado a flúor, oxigênio ou nitrogênio.

No éter comum, não há pontes de hidrogênio. Portanto, suas moléculas estão mais fracamente atraídas que as moléculas da água. Portanto, o afastamento (passar o éter para o estado gasoso) é mais fácil do que o da água. O ponto de ebulição do éter é menor que da água.

Sabe-se que as substâncias são compostas por moléculas que têm um determinado estado de agitação (velocidade). Cada molécula num mesmo sistema tem uma velocidade diferente. As que têm maior estado de agitação se afastam das demais com maior facilidade.

Esse fenômeno ocorre com qualquer líquido, ou seja, na superfície dos líquidos há uma certa quantidade de vapor em equilíbrio com o líquido. A pressão que o vapor exerce – denominada de pressão máxima de vapor ou simplesmente pressão de vapor – é fundamental para se entender as propriedades coligativas.

Estudaremos agora como se determina a pressão de vapor de substâncias. Observe bem as seguintes figuras:

Inicialmente (no tubo A) há uma coluna de mercúrio; na parte superior do tubo há um vácuo. Adiciona-se uma gota d’água. Por esta apresentar menos densidade, ela sobe e evapora, exercendo pressão e abaixando a coluna de mercúrio (tubo B). Água é adicionada até se perceber que ela não mais está evaporando (tubo C). Quando isto ocorre, o vapor de água está em equilíbrio com o líquido. A pressão é medida pela diferença na altura da coluna de mercúrio (h-h2).

Pode-se também determinar a pressão de vapor ao se utilizar o manômetro, que é um aparelho de medida de pressão.

Observe bem as seguintes figuras:

Em um recipiente de aço cilíndrico, provido de êmbolo e termômetro, coloca-se o líquido.

Êmbolo:
parte móvel semelhante ao da seringa de injeção.

 

Quando a temperatura é aumentada, também aumenta  o estado de agitação das moléculas. O resultado disto é que mais moléculas passam para o estado de vapor, aumentando assim a pressão exercida.

Quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapor.

A pressão apresenta várias unidades, na química trabalhamos com:

- Atmosfera = atm
- Milímetro de mercúrio = mmHg

Ao nível do mar temos:

1 atm = 760 mmHg
Pressão normal

Sumário

- Propriedades Coligativas
- Ponto de Ebulição
- Ponto de Congelamento ou Congelação
Assine login Questões para o Enem image