O Petróleo

O petróleo foi formado através de várias reações que ocorreram durante milhões de anos. Animais e vegetais mortos foram se depositando no fundo do mar. Estes restos, com o passar do tempo, foram cobertos por material sólido como areia, cascalho etc..., formando rochas. No interior dessas rochas, com muita pressão e altas temperaturas ocorreram muitas transformações, que produziram milhares de substâncias e  que hoje constituem esse líquido tão precioso.

Petróleo - Óleo de Pedra

Do grego:

  • Petra - Pedra
  • Oleum - Óleo

Quando o petróleo é encontrado em terra firme, isto acontece porque no passado naquele local era o fundo do mar.

Para se encontrar regiões que provavelmente tenham petróleo, dispomos hoje de satélites artificiais e fotos tiradas de aviões. Nas regiões onde se formou o petróleo houve dobramento do subsolo ocasionando a formação de cavidades. As fotos dos satélites e dos aviões demonstram essas cavidades. Assim sendo, os técnicos vão ao local e através de aparelhos sofisticados verificam a probabilidade  de haver ou não petróleo na determinada região. Em caso positivo monta-se a plataforma marítima ou terrestre de petróleo.

Uma vez extraído, o petróleo é levado às refinarias, onde se faz a separação de seus derivados.

Esta separação é feita a partir da destilação fracionada.

Vamos Lembrar:

A destilação consiste na evaporação do líquido pelo aquecimento e a condensação do vapor pelo resfriamento.

 

Temos muitos outros derivados de petróleo, aqui colocamos alguns deles. Os que estão em destaque são os mais importantes.

Com o aquecimento várias substâncias alcançam o ponto de ebulição e, portanto, evaporam, ganhando o interior da coluna onde temos serpentinas que vão resfriar esses vapores levando-os à condensação, ou seja, passando ao estado líquido.

As substâncias que precisam de um resfriamento maior para se condensar chegam ao topo da coluna de fracionamento; as que se condensam mais facilmente ficam na parte inferior da coluna.

Como os pontos de condensação e ebulição de algumas substâncias são muito próximos, ambas saem juntas, obtendo-se, portanto, em cada derivado de petróleo uma mistura de substâncias.

O petróleo compõe-se de substâncias denominadas de compostos orgânicos e estes variam de acordo com a região em que determinado tipo de petróleo foi formado.

O petróleo americano, por exemplo, é rico em compostos aromáticos (composto com benzeno na sua estrutura - ). Já o petróleo brasileiro é rico em alcano (hidrocarbonetos de cadeia aberta com ligações simples).

Mas, em todos os casos, o petróleo é constituído essencialmente de hidrocarbonetos (compostos que apresentam só carbono e hidrogênio).

Como vemos na coluna de fracionamento:

Gases combustíveis Gás natural - CH4 e C2H6 (1 e 2 carbonos)
Gás engarrafado - C3H8 e C4H10 (3 e 4 carbonos)
              
    Botijão
GLP (gás liquefeito do petróleo)

Gasolina - C5H12, C6H14, C7H16, C8H18, C9H20, C10H22 (5 a 10 carbonos)

Diesel - C15H32, C16H34 ....................................................... (composto com nº de carbono superior a 15)

Todos os derivados de petróleo são misturas de hidrocarbonetos.

Um barril de petróleo tem aproximadamente 160L. 

Veja os percentuais dos derivados extraídos na tabela:

DERIVADOS

PORCENTAGEM

GLP

7,7

Gasolinas (automotivas e avião)

16,1

Naftas e Solventes

11,2

Querosenes (iluminação e aviação)

4,7

Óleo Diesel

34,1

Derivados diversos

6,7

Óleos lubrificantes e parafinas

1,2

Óleos combustíveis

16,5

Asfaltos

1,8

Fonte: Petrobras.

Os derivados que destacamos até agora como gás natural, GLP, gasolina e diesel fazem parte do nosso dia a dia.

Lembrando:

Gás natural (CH4, C2H6) - Gás encanado, levado às indústrias , casas etc.

GLP (C3H8, C4H10) - Gás engarrafado ou gás de botijão, usado nas casas, indústrias etc.

Gasolina (C5AC10) - Mistura de hidrocarbonetos que apresentam de 5 a 10 carbonos - Usado essencialmente como combustível de automóvel.

Diesel - Mistura de hidrocarbonetos com mais de 15 átomos de carbono - Usado essencialmente como combustível de caminhão, ônibus, caminhonetes, etc.

Sumário

- O Petróleo
- Cracking do petróleo
Assine login