Bases - Indicadores

Indicadores

Bases são os compostos que em solução aquosa liberam como único ânion o OH-.

O íon OH- é denominado hidroxila ou hidróxido.

Um composto inorgânico pode ser classificado como base ou hidróxido, identificando a presença do OH-, em sua fórmula, à direita.

base de Arrhenius

NaOH

Ca(OH)2

Mg(OH)2

Muitas bases ou hidróxidos apresentam ligação iônica, ou seja, os íons já estão presentes no composto; quando a base é dissolvida em água, ocorre apenas a separação dos íons (dissociação iônica).

Ionização significa formação de íons

Dissociação iônica significa separação dos íons.

O antiácido leite de magnésia é uma suspensão de hidróxido de magnésio – Mg(OH)2 – em água.

PROPRIEDADES DAS BASES DE ARRHENIUS

O OH- (hidroxila) em solução aquosa é responsável pelas propriedades características das bases:

  • sabor adstringente (amarra na boca);
  • deixa a pele lisa e escorregadia.

ATENÇÃO.

Bases são corrosivas. É perigoso testá-las provando seu gosto ou colocando -as em contato com a pele para identificá-las.

INDICADORES DE BASES

Os indicadores de ácidos, também são indicadores se bases. Na verdade, são chamados de indicadores ácido-base.

Indicadores ácido-base são substâncias que, ao entrar em contato com bases, mudam de cor, indicando a presença dessas. Ao entrar em contato com ácidos, adquirem outra cor, características desses.

A fenolftaleína é uma solução que, ao entrar em contato com soluções básicas, torna-se vermelha e em contato com ácidos, é incolor. A fenolftaleína está presente em comprimidos do laxante lacto-purga; para extrair a fenolftaleína contida neles, basta triturar o comprimido e dissolvê-lo em álcool.

As fotos abaixo são de produtos alcalinos (básicos). Se você os tiver em casa, é interessante fazer um teste de comprovação de sua natureza básica, utilizando fenolftaleína como indicador.

   

Um outro indicador ácido-base e de fácil obtenção é uma substância presente nas folhas do repolho roxo. Para extrair esse indicador das folhas de repolho roxo, deixa-se algumas delas em água fervente durante 15 minutos. Quando a água com o repolho esfriar, retira-se um pouco do líquido com uma colher, colocando-o, em um pires, em contato com produtos caseiros como os das fotos acima. Você perceberá o aparecimento de uma cor amarela ou verde, característica do indicador na presença de bases (a cor depende da basicidade da substância testada). Em seguida, coloque algumas gotas de limão e verifique a mudança de cor (cor característica da acidez da solução).

ATENÇÃO: para realizar testes científicos deve-se utilizar sempre pequenas quantidades de material.

O material não deve ser reaproveitado. Portanto, após a conclusão da experiência, descarte os materiais.

Bases importantes

Estudaremos algumas bases utilizadas frequentemente no nosso cotidiano. São elas:

NaOH - hidróxido de sódio

NaOH  sólido é conhecido comercialmente como soda cáustica. É uma substância muito reativa que corrói tecido vivo; por isso, não podemos deixar que ela entre em contato com a pele.

A soda cáustica (NaOH) ataca o vidro; portanto, deve ser guardada em recipientes de plástico. Limpa-forno e desentupidores de pia, contêm soda cáustica; por isso, suas embalagens são sempre de plástico.

A soda cáustica (NaOH) é utilizada na fabricação de papel e sabões. Na fabricação de sabões, o NaOH reage com óleos ou gorduras:

Óleos ou gorduras + NaOH  sabão + glicerina

Óleos e gorduras entopem canos de pia. Nos produtos desentupidores, há soda cáustica, que transforma os óleos e gorduras em sabão, que se dissolve na água, desobstruindo o cano.

Mg(OH)2 hidróxido de magnésio

Comercialmente, o Mg(OH)2  é encontrado nos antiácidos leitosos.  Um famoso antiácido é o leite de magnésia, que também pode ser usado como laxante leve.

Ca(OH)2 hidróxido de cálcio

Também conhecido como cal hidratada, é usado na preparação da massa dos pedreiros (areia + cimento + cal hidratada + água). A cal hidratada, Ca(OH))2 , também é usada na caiação (pintura a cal).

NH4OH hidróxido de amônio

É uma base que só existe em solução aquosa. É obtido pela dissolução do gás amônia, ou gás amoníaco (NH3), em água:

NH3 (g) + H2O(l)NH4OH(aq.)

O NH4OH(aq) foi muito utilizado na produção de detergentes amoniacais. Ao abrir esses produtos, sentia-se o odor irritante e característico de amônia (NH3).

Tem sido muito utilizado na fabricação de fertilizantes, como o nitrato de amônio (NH4NO3) e o fosfato de amônio [(NH4)3PO4], entre outros.       

Nomenclatura

Para determinar o nome ou a fórmula de uma base, aplicam-se várias regras. Para indicar corretamente a fórmula das bases, é essencial consultar a tabela de cátions e ânions.

Hidróxido de _________ - acrescentando-se o nome do cátion a seguir.

Exemplos

NaOH - hidróxido de sódio.

Ca(OH)2 - hidróxido de cálcio.

Al(OH)3 - hidróxido de alumínio.

NH4OH - hidróxido de amônio.

Para cátions com mais de uma valência, especifica-se esta em algarismos romanos ou usa-se as terminações:

______oso : para o de menor valência.

______ico : para o de maior valência.

Exemplos

- hidróxido de ferro II ou hidróxido ferroso

- hidróxido de ferro III ou hidróxido férrico

Sumário

- Propriedades das Bases de Arrhenius
- Indicadores de Bases
- Bases importantes
- Nomenclatura
- Potencial Hidrogeniônico (pH)
Assine login Questões para o Enem image Tabela Periódica