Estatística - Conceitos iniciais de estatística

Estatística - Conceitos iniciais de estatística

Estatística é o método científico utilizado para coletar, organizar, resumir, interpretar e apresentar dados.

O Enem testa a habilidade de o aluno ler gráficos e interpretar dados corretamente. Aperfeiçoar essa habilidade é fundamental para um bom desempenho na prova.

Definição

Conjunto de métodos que tem como objetivo a coleta, o tratamento e a interpretação de dados.

Dados

Estatísticos coletam dados porque têm interesse em descobrir alguma característica ou tendência sobre um grupo de indivíduos ou fenômenos. As características variam conforme o estudo estatístico realizado.

O conjunto de todos os elementos que podem oferecer informações relativas ao estudo efetuado é chamado de universo estatístico ou população. Quando a população de um estudo estatístico é grande ela é raramente estudada como um todo. Nesse caso, estatísticos utilizam uma amostra da população. Uma amostra é utilizada quando há uma impossibilidade de estudar o universo estatístico ou uma falta de praticidade em lidar com o universo estatístico como um todo.

Por exemplo, em épocas de eleições presidenciais no Brasil, seria praticamente impossível entrevistar todos os adultos brasileiros para descobrir a preferência de voto de cada um deles. Neste estudo a população ou universo estatístico é definido como todos os adultos brasileiros que pretendem votar nas eleições. Em situações como uma eleição, onde o universo estatístico é gigantesco, estatísticos utilizam uma amostra da população. Em pesquisas eleitorais é muito comum a utilização de amostras da população: alguns milhares de adultos de diferentes regiões e estados são entrevistados. Isto serve como uma amostra das intenções de voto da população como um todo, havendo uma margem de erro muito pequena (se a pesquisa e o estudo estatístico são realizados de forma correta e honesta). O objetivo de uma pesquisa é utilizar os dados coletados para se obter informações a respeito da população ou universo estatístico que foi estudada.

O valor de uma característica da população é denominado de parâmetro. Por exemplo, o número de brasileiros que vivem em áreas rurais (comparado ao número de brasileiros como um todo) é um parâmetro da população brasileira.

Variável é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser quantitativas, quando seus valores são expressos em números (por exemplo, idade dos alunos de uma escola), ou qualitativas, quando seus valores são expressos por atributos (por exemplo, sexo masculino ou feminino).

Definições

Universo Estatístico ou População

É o conjunto de todos os elementos que podem oferecer informações relativas ao estudo efetuado. Ou seja, é o conjunto de elementos sobre o qual incide o estudo estatístico. Por exemplo: um lote de peças produzidas.

Amostra

É um subconjunto do universo estatístico, que é retirado muitas vezes pela impossibilidade da análise deste.

Dados qualitativos e quantitativos

Os dados utilizados para um estudo estatístico podem ser categorizados em quantitativos e qualitativos.  

Os dados quantitativos são aqueles que só podem ser expressos na forma de números ou numerais. Os dados qualitativos são aqueles que não precisam ser expressos na forma de números; podem ser descritos como substantivos e adjetivos. Um exemplo de dados qualitativos são as cores: azul, vermelho etc.

Representação dos dados

Os dados podem ser organizados em diversas tabelas e gráficos.

O rol é a lista dos dados numéricos da amostra ou da população analisada; é a tabela obtida após a ordenação dos dados.

Frequência Absoluta

A frequência absoluta é o número de vezes que um dado aparece no rol. Os dados são organizados em categorias.

Por exemplo

Idade das Pessoas numa festa

Nº de Pessoas

18
19
20
21
22
23

3
7
12
8
7
5

Frequência Relativa

A frequência relativa é o número de observações de cada variável divido pelo número total de observação.  Ou seja, é a frequência absoluta de cada variável dividida pela somatória das frequências absolutas.  A frequência relativa é uma porcentagem do todo.

Essa medida é usada para comparar dados.

Por exemplo

O professor de Educação Física resolveu tabelar o número de gols que cada um de seus alunos marcou. O professor registrou os dados na seguinte tabela.

(Ji = Jogador i )           Ti = nº de gols do jogador i.

ni % = Frequência percentual ou relativa.

Ji

ni

ni%

1

1

5%

2

4

20%

3

3

15%

4

3

15%

5

2

10%

6

2

10%

7

1

5%

8

1

5%

9

1

5%

10

2

10%

 

  • Aulas relacionadas

Sumário

- Definição
- Dados
- Universo Estatístico ou População
- Amostra
- Dados qualitativos e quantitativos
- Frequência Absoluta e Relativa
- Representações Gráficas
- O IBGE
- Setores Circulares
- Gráfico de Barras
- Histograma
- Gráficos de Linhas
- Medidas de tendência central
i. Média Aritmética
ii. Moda
iii. Mediana
- Percentil
- Medidas de dispersão
- Desvio absoluto
- Amplitude
- Variança
Assine login Questões para o Enem image