As Comunicações - Telecomunicações e Internet

AS COMUNICAÇÕES NO MUNDO

Comunicação

Os meios de comunicação possibilitam a interatividade com o mundo, facilitam o acesso à informação e influenciam como interagimos com outras pessoas, tanto pessoal como profissionalmente.

Muitos dos meios de comunicação, por meio dos quais ideias e informações são disseminadas e compartilhadas, são resultados da evolução científica ocorrida ao longo do século 20. É inegável que a invenção e o aperfeiçoamento dos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, o cinema, os cabos de transmissão, os satélites, os computadores, os telefones (fixos e celulares) e a Internet mudaram o planeta e o modo de vida de quase todos os seus habitantes de forma extremamente significativa.

De fato, o século 20 foi o da comunicação. Ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a Europa Ocidental se tornaram pioneiros nas pesquisas de tecnologias de comunicação. Posteriormente, a União Soviética, a China e o Japão também se tornaram líderes em pesquisas de ponta e centros emissores de novas tecnologias.

Graças a essas pesquisas, hoje, com facilidade, podemos nos comunicar instantaneamente com países estrangeiros: a comunicação é mundial. Até relativamente pouco tempo atrás, as comunicações internacionais eram feitas por ondas de rádio ou cabos submarinos. Hoje, os satélites artificiais de comunicação e a Internet facilitam a transmissão de informações ao redor do globo, já que permitem que as notícias sejam transmitidas e conhecidas no mesmo momento em que os fatos acontecem.

A comunicação é feita por meio de aparelhos de comunicação, como telefones, televisores, rádios e computadores espalhados pelo mundo.

A informação está globalizada.  A imprensa escrita (jornais e revistas) recebe informações de agências noticiosas, como a Reuters. Em todos os países, os periódicos continuamente recebem informações de influentes empresas de comunicação, que distribuem para todo o mundo e controlam a maior parte das informações, principalmente as internacionais, que chegam ao público por meio do rádio, da televisão e de jornais.

A indústria da informática e a Internet também são dominadas por alguns gigantes, como a Microsoft, a Apple, a Google, o Facebook e o Twitter.

Sumário

- A Importância das Telecomunicações
- Internet
i. Redes sociais e revoltas nacionais
ii. Exclusão digital
Assine login Questões para o Enem image