Força de Resistência do Ar
Quando um objeto se move próximo da superfície da Terra ele sofre um tipo de resistência que até agora temos desprezado: a resistência do ar.
Na Fig. 1 representamos um automóvel movendo-se para a direita. Além da força de atrito com o solo, ele sofre a ação de uma força contrária ao movimento que é a força de resistência do ar .
Do mesmo modo, um corpo que cai (Fig. 2) sofre a ação da força de resistência do ar ().
Esse tipo de resistência ocorre também quando um corpo move-se no interior de um líquido. Por exemplo na Fig. 3 representamos a situação em que uma bolinha de aço cai no interior da água contida em um tubo.
De modo geral essa força de resistência tem um comportamento complexo. às vezes o seu módulo é dado por
Fr = k . v2
e em outros casos é dado por
Fr = k. v
onde v é a velocidade do corpo e k é uma constante que depende da natureza do fluido (líquido ou gás), do tamanho e forma do corpo.
Assim,consideraremos a resistência do ar (ou dos líquidos) apenas numa situação especial como a que será vista no exemplo a seguir. Nos próximos capítulos, em geral desprezaremos a resistência do ar.
Exemplo 1
Em uma região em que g = 10 m/s2, uma bolinha de massa m = 0,36 kg é abandonada de uma grande altura. Sabendo que a força de resistência do ar é dada por
Fr = 0,4 . v2 (S I)
calcule a máxima velocidade atingida pela bolinha.
Resolução
No momento em que a bolinha é abandonada a única força que atua nela é o peso (Fig. 4). Porém, assim que a bolinha adquire uma velocidade diferente de zero, aparece uma força de resistência do ar, cujo sentido é para cima (Fig. 5). à medida que a velocidade da bolinha aumenta, aumenta também a intensidade da força de resistência,. até que há um instante em que a força de resistência fica com a mesma intensidade do peso (Fig. 6).
![]() |
![]() |
![]() |
A partir do instante em que Fr = P, a resultante das forças sobre a bolinha torna-se nula e, assim, a bolinha continua a cair mas com velocidade constante.
Fr = P
Fr = m g
0,4 v2 = (0,36) (10)
v2 = 9
v = 3 m/s
Portanto, a velocidade máxima da bolinha é 3 m/s. Atingida essa velocidade, a bolinha cai com velocidade máxima é chamada de velocidade máxima é chamada de velocidade limite. Na Fig. 7 fazemos um esboço do gráfico da velocidade escalar em função do tempo.
![]() |
Fig. 7
|