Movimentos Artísticos do Século XX
- Home
- Enem
- Arte
- História Da Arte
- Movimentos Artísticos Do Século XX
Movimentos e Artistas do Século XX
Os movimentos artísticos do século XX que mais se destacaram foram: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo, op art e pop art.
Os maiores pintores do século XX foram Henri Matisse e Pablo Picasso. Amigos e rivais, eles criaram novos estilos, exploraram vários campos da arte e influenciaram profundamente a história da Arte. Atualmente seus quadros são vendidos por dezenas de milhões de dólares.
A Dança – Henri Matisse
Henri Matisse
Henri Matisse (1869-1954), foi um pintor, escultor e litógrafo francês. Tendo explorando cores e formas, Matisse é considerado um dos maiores pintores da época moderna. Matisse pintou obras impressionistas, pós-impressionistas e variações de grandes obras de arte.
Picasso – Menina Diante do Espelho
Pintor espanhol, Pablo Picasso (1881-1973) é também famoso por suas esculturas, litografias e trabalho com cerâmica. Picasso é considerado o maior artista do século XX. Sua arte é caracterizada por várias fases, tais como a fase rosa e azul. Temas recorrentes em seus quadros são suas amadas, pessoas próximas a ele, autorretratos e touradas. Entre seus quadros mais renomados estão: Les Demoiselles d'Avignon (1907, MoMa N.Y.C.) e Guernica (Reina Sofia, Madrid). Picasso participou de todos os movimentos artísticos da época.
Em 1907, Picasso e Georges Braque fundaram o cubismo.
Cubismo
O Cubismo foi introduzido em 1907, quando Picasso expôs, em Paris, seu quadro Les Demoiselles d’ Avignon.
Picasso - Les Demoiselles d’ Avignon
Influenciado por máscaras africanas, estatuetas negras e polinésicas, Picasso apresentou, na composição desse trabalho, formas geometrizadas, deformadas, principalmente no rosto das figuras que se encontram à direita do quadro.
A partir daí, surgiram outras obras semelhantes, tendo como princípio a decomposição da realidade em fragmentos geométricos que se entrecortam.
O Cubismo é um movimento artístico em que pessoas e objetos são representados por uma composição de cubos e por outras formas geométricas. A arte cubista rompe com a linearidade criada pelo Realismo e mostra que existem outras maneiras de perceber e interpretar o real: para compreender uma realidade, deve-se observar todos os lados dela. Na pintura, esse princípio evidencia-se ao apresentarem-se, no mesmo plano e no mesmo espaço, todos os lados do objeto, através da superposição, do simultaneísmo e da colagem. E assim, rompe-se com o conceito de espaço: não importa a linearidade ou a representação real do espaço, mas apenas o que se pode ver nele.
O Cubismo é facilmente reconhecido nas artes plásticas, principalmente nos quadros de Pablo Picasso, Georges Braque, Léger, Juan Gris e de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Lasar Segall, no Brasil.
Picasso – Violino e Guitarra
Surrealismo
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que foi fundado em Paris, em 1924, por André Breton. O movimento surrealista foi influenciado pelas teorias de Freud e é dedicado à livre expressão do subconsciente e da imaginação revelada em sonhos.
Freud havia destacado a importância do mundo interior do ser humano, onde se localizam as zonas desconhecidas ou pouco conhecidas da mente. Freud acreditava que o inconsciente, o subconsciente e a intuição eram fontes inesgotáveis e superiores de conhecimento do homem, colocando em segundo plano o pensamento sensível, racional e consciente.
O artista surrealista tentava extravasar diretamente os impulsos criadores do subconsciente, sem qualquer controle da razão ou do pensamento. Os surrealistas retratavam seus desejos interiores profundos, sem se importar com a coerência, com os significados ou com a adequação que suas obras poderiam ter.
Outro aspecto que marca o Surrealismo é o objetivo de pintar obras como se elas estivessem retratando sonhos. Os surrealistas pretendiam criar uma arte livre da razão — arte que fosse a expressão direta das zonas ocultas da mente, onde nascem os sonhos — como se o artista, ao criar, estivesse sonhando acordado.
Diversos pintores aderiram ao movimento, inclusive Salvador Dali e Joan Miró.
Salvador Dali - Geopoliticus
Salvador Dali (1904-89), pintor espanhol surrealista, é conhecido por seus inúmeros quadros e obras com temas recorrentes como o relógio derretendo, gavetas e outros objetos do cotidiano em formas diferentes. Dali construiu seu próprio museu na cidade de Figueres, na Espanha.
Miró – Peixe Cantante
Joan Miró (1893-1983), foi um renomado pintor espanhol surrealista. Seu trabalho é caracterizado pela expressão livre do subconsciente. Ele é conhecido pelo uso de linhas e cores em uma forma abstrata.
No Brasil, vários escritores foram influenciados pelas ideias surrealistas: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, José Cândido de Carvalho, Guimarães Rosa, entre outros.