Divisão celular - mitose e meiose

Ciclos Vitais, Mitose, Meiose e Microscopia

MITOSE

O ciclo celular

Existem basicamente dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Uma célula, dividindo-se por mitose, dá origem a duas novas células com o mesmo número de cromossomos da célula inicial. Como você já sabe, cada espécie tem um número constante de cromossomos. Assim, na espécie humana, as células somáticas apresentam 46 cromossomos ou 23 pares de cromossomos homólogos (2n = 46). Cada uma dessas células, ao sofrer mitose, dá origem a duas outras também com 46 cromossomos.

A mitose é um processo importante no crescimento dos organismos multicelulares e nos processos de regeneração de tecidos do corpo. Nos unicelulares, é um tipo de divisão que ocorre quando há reprodução assexuada.

A meiose é um tipo de divisão em que uma célula dá origem a quatro novas células com metade do número de cromossomos da célula inicial (divisão reducional). Uma célula que apresenta 2n = 46 cromossomos, ao sofrer meiose, dá origem a quatro células com n = 23 cromossomos.

A meiose é um processo importante para a variabilidade gênica dos organismos, sendo o tipo de divisão que ocorre no processo de formação de gametas nos indivíduos que apresentam reprodução sexuada.

  • Aulas relacionadas

Sumário

- Mitose
i. O ciclo celular
ii. Fases da mitose
- Meiose 
i. Prófase I
ii. Metáfase I
iii. Anáfase I
iv. Telófase I
v. Intercinese
vi. Prófase II
vii. Metáfase II
viii. Anáfase II
ix. Telófase II
A importância do crossing-over

Assine login Questões para o Enem image