Circulação nos vertebrados

Circulação nos Vertebrados

Os vertebrados apresentam um sistema circulatório fechado com artérias e veias, que levam e trazem sangue a um coração muscular que pode ter duas, três ou quatro câmaras.

Denomina-se sangue arterial o sangue rico em oxigênio, proveniente das brânquias ou dos pulmões, e sangue venoso aquele rico em gás carbônico, recolhido dos tecidos.

Geralmente as artérias transportam sangue arterial e as veias, sangue venoso. No entanto, a artéria pulmonar (do coração ao pulmão) conduz sangue venoso, e a veia pulmonar (do pulmão ao coração) transporta sangue arterial. 

A circulação nos vertebrados pode ser simples, quando o sangue passa apenas uma vez no coração em cada ciclo completo, ou dupla, quando passa duas vezes. A circulação é dupla em todos os vertebrados pulmonares e simples naqueles que apresentam brânquias.

A circulação dupla pode ser incompleta, quando ocorre mistura entre sangue arterial e venoso em algum ponto do sistema, ou completa, quando isso não ocorre.

Circulação simples

Ocorre nos peixes, nos quais o coração apresenta duas cavidades: uma aurícula, que recebe o sangue, e um ventrículo que o bombeia para fora. Na aurícula chega sangue venoso proveniente dos tecidos, que é transferido para o ventrículo e deste é bombeado para as brânquias (hematose). O sangue arterial que deixa as brânquias é então conduzido aos tecidos do corpo.

Note que o coração é atravessado exclusivamente por sangue venoso.

Circulação dupla incompleta

Em anfíbios e na maioria dos répteis o coração apresenta três câmaras, sendo duas aurículas (que recebem o sangue das veias) e um ventrículo (que bombeia o sangue para fora).

O sangue venoso, proveniente do corpo, entra na aurícula direita e é transferido para o ventrículo. O sangue arterial, que vem dos pulmões, é trazido à aurícula esquerda, sendo também transferido para o ventrículo. Ocorre, portanto, mistura entre o sangue arterial e venoso no ventrículo. Do ventrículo o sangue é conduzido, através de uma artéria, aos tecidos do corpo.

Em anfíbios a ineficiência desse sistema e a baixa oxigenação do sangue devida ao seu pulmão rudimentar são compensadas pela respiração cutânea. Em répteis o ventrículo é apenas parcialmente separado em direito e esquerdo pelo septo de Sabatier. Nos crocodilianos (jacaré) este septo é completo, havendo, portanto, quatro cavidades no coração: aurículas direita e esquerda e ventrículos direito e esquerdo. Porém, entre as artérias (que saem do coração) há uma comunicação - o Forame de Panizza - por onde se misturam o sangue arterial e o venoso. 

Circulação dupla completa

Em aves e mamíferos o coração apresenta quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos.

O sangue venoso é trazido dos tecidos do corpo através da veia cava, que desemboca na aurícula direita. Desta é transferido ao ventrículo direito, onde é bombeado e conduzido aos pulmões pelas artérias pulmonares. Nos pulmões ocorre a hematose.

O sangue arterial retorna ao coração pelas veias pulmonares, que desembocam na aurícula esquerda. Desta é transferido ao ventrículo esquerdo, onde é bombeado e conduzido aos tecidos do corpo a partir da artéria aorta.

A circulação no trajeto - coração - pulmões - coração - é denominada pequena circulação, e a que compreende o trajeto - coração - corpo - coração - é a grande circulação.

A diferença mais evidente entre os sistemas circulatórios de aves e mamíferos ocorre na curvatura da artéria aorta. Em aves, após sair do ventrículo esquerdo essa artéria curva-se para a direita, enquanto nos mamíferos ela se mostra curvada para a esquerda.

A total separação entre o sangue arterial e venoso concorreu, assim como o alto grau de desenvolvimento dos pulmões, para a elevada taxa metabólica, que caracteriza os organismos de aves e mamíferos, animais homeotérmicos (de “sangue quente”).

Sumário

- Circulação simples
- Circulação dupla incompleta
- Circulação dupla completa
- A Circulação no homem
- O coração
- Artérias, veias e capilares
- Bronquite crônica, enfisema e câncer de pulmão
Assine login Questões para o Enem image