rm1131gbk76https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138hebitopmpoxousaklubkapten7676gamingmacauklubasiaklub
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Redação dissertativa - a redação do Enem

Publicado em 21 de agosto de 2018 Autor:

Redação dissertativa - a redação do Enem

Este ano, milhões de brasileiros prestarão o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Essa prova é constituída por questões de múltipla escolha e por uma redação. Esta é de importância fundamental para se ter êxito no exame. O mau desempenho na redação do Enem pode significar o fracasso no exame. Portanto, além de se preparar para conseguir elaborar um bom texto, o participante precisa evitar cometer algum erro que cause com que receba nota zero na redação. Isso poderá ocorrer se o candidato elaborar uma redação que não siga a estrutura dissertativo-argumentativa. Portanto, é fundamental que o aluno saiba o que constitui uma redação dissertativa.

Um texto dissertativo discute questões e defende um ponto de vista por meio de argumentos válidos e lógicos. Estes devem ser baseados em evidências e informações ou dados confiáveis – não em ficção, alegações ou notícias falsas. Ao elaborar uma redação dissertativo-argumentativa, o candidato deve demonstrar coerência racional, senso crítico e a habilidade de julgar fatos. Seu objetivo é influenciar o leitor ao defender ideias e emitir opiniões.

O tipo de redação exigido pelo Enem e pela maioria dos exames vestibulares é o dissertativo porque se espera que todo aluno saiba opinar sobre as notícias de jornal e os problemas da sociedade, do Brasil e do restante do mundo. Em uma redação do tipo descritivo ou narrativo, predomina a referência a algo concreto – fatos, eventos, situações, pessoas e objetos. Por outro lado, em uma redação dissertativa, predomina o abstrato: ideias, opiniões, valores e julgamentos. É importante ressaltar que ao elaborar um texto dissertativo-argumentativo, não basta o aluno apresentar fatos; é necessário que ele reflita e opine sobre ideias. O autor do texto deve demonstrar, por meio de raciocínio lógico e de evidências, a superioridade do ponto de vista que visa a defender.

A redação dissertativo-argumentativa é tão valorizada em exames como o Enem e o Vestibular porque constitui o tipo de texto que avalia habilidades fundamentais e de importância crucial para quem pretende cursar o ensino superior. Tais habilidades são o desenvolvimento intelectual, o raciocínio lógico, a clareza de pensamento e a organização mental.

Como escrever uma boa redação dissertativa

Estas são algumas diretrizes:

– É necessário organizar as ideias do texto de modo didático. O autor deve defender seu ponto de vista de forma clara. Não basta utilizar um vocabulário amplo e escrever corretamente. É essencial que o texto consiga transmitir fatos, ideias e pontos de vista com máxima clareza.

– As ideias da precisam ser discutidas racional e logicamente. O autor não pode apelar às emoções para tentar convencer o leitor de seu ponto de vista. Além disso, a redação não deve defender posições por meio de fatos cuja veracidade não possa ser verificada.

– Ao elaborar a redação, o autor precisa estar bem informado sobre o tema. Esse é um dos motivos por que é tão importante que os alunos se mantenham a par de eventos da atualidade de importância para o Brasil e para o restante do mundo.

– Uma excelente redação dissertativa demonstra julgamento equilibrado dos fatos, analisa opiniões alheias e utiliza argumentos inteligentes para refutá-las. Além disso, revela criatividade ao propor novas soluções para os problemas apresentados.

– A redação deve demonstrar que o candidato possui conhecimento gramatical. É inaceitável que o texto contenha erros de ortografia, pontuação, concordância, etc. Portanto, é necessário que os alunos que estejam se preparando para o Enem e o Vestibular estudem gramática com afinco.

Vale ressaltar que não é necessário ser um escritor talentoso para ter êxito na redação do Enem. Mas a banca examinadora exige que o candidato escreva com competência. Isso significa que o autor deve saber articular pensamentos e defender um ponto de vista com coerência e inteligência.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.

tutorial mahjong ways
keindahan mahjong ways
memakai demo mahjong ways
parlay piala dunia
peluang terbatas mahjong wins
pg mahjong ways
revisi taktik mahjong
rtp mahjong ways
rtp mahjong wins
teknologi dinamin rtp live
tuntunan mahjong ways
scatter hitam mahjong
jackpot sweet bonanza
madame destiny megaways
rtp slot terakurat
rtp slot pragmatic
slot deposit dana
tombol mahjong wins
modus rujak bonanza bocoran aktual rtp slot bocoran perdana slot olympus ekspektasi slot mahjong rtp live pragmatic slot candy bonanza