slot demo pg softdemo slot gratisslot demo pragmaticslot gacorasiaklubhksbetheylink macauklubheylink asiaklubheylink hksbet freespin-mahjong-wins-scatter
dana maxwin mahjong ways
mahjong ways pg soft scatter
akun jp jepang
slot maxwin hari ini
mahjong terbaru inspiratif penuh kejutan
praktis slot deposit dana
perpaduan mahjong ways
riset mahjong ways potensi menang
mahjong jackpot aktif
rtp kemenangan tercepat efektif
sugar rush jp super
jp maxwin slot olympus
slot demo x500
kitabet138
kompas76
dilibet
76gaming
mpoten
pgsoft
olympus muncratteknik jackpot turunsedang trending mahjong ways 2hasil analisis mahjong ways terkinitips dan trik dapat scatter hitam mahjong waysanita maxwyn perkalian besar mahjong ways 2princess mantapmahjong mimpi cuanbocoran game gacorserver luar jptips trik gacortrik udin jackpotslot demo pg softslot gacor

Que Matérias Estudar para o Enem

Publicado em 25 de July de 2016 Autor:

enem-logo-grande

O Enem é constituído por 180 questões e uma redação. Os candidatos têm, em média, três minutos para resolver cada questão e aproximadamente uma hora para escrever a redação.

O exame ocorre durante dois dias. As questões estão divididas em quatro áreas de conhecimento; cada uma delas contém 45 questões.

As quatro áreas de conhecimento são: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Vejamos o que cada área de conhecimento engloba:

1. Ciências Humanas e suas Tecnologias
Nessa área, testam-se as matérias de História, Geografia, bem como Filosofia e Sociologia.
É importante ressaltar que tanto História como Geografia não se limitam a conceitos sobre o Brasil, isto é, o aluno precisa estudar História e Geografia não só do Brasil, como também Geral.

É imprescindível que ele estude Filosofia e Sociologia. Caso não tenha tido essas matérias no colégio, recomendamos as aulas do Educabras.com (www.educabras.com).

2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Nessa área, testam-se as matérias de Química, Física e Biologia.

À medida que o Enem foi sendo adotado como Vestibular por mais e mais faculdades, tais matérias passaram a representar uma fração significativa do exame. Não basta mais ter noções básicas de Química, Física e Biologia. Hoje, o Enem exige que o aluno as estude como se estivesse se preparando para o Vestibular.

3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Nessa área testam-se Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Em seus primeiros anos, a quase totalidade das questões de Português do Enem testava Interpretação de Textos. Hoje, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnológicas é mais elaborada e exige muito do aluno, que precisa ter conhecimentos sobre Literatura e Arte. O Enem se reserva o direito de fazer perguntas sobre Educação Física, uma demonstração de que o Enem espera do aluno a aquisição de conhecimentos que não se limita ao aprendido em sala de aula.

O exame também passou a cobrar Língua Estrangeira. O aluno pode escolher entre Inglês e Espanhol. Nas questões de Língua Estrangeira costuma cair Interpretação de Texto. O aluno precisa ler textos em inglês (ou espanhol) e conseguir responder às questões.
A Redação é de grande importância e pode determinar se o aluno será ou não aceito na faculdade escolhida, sendo portanto, fundamental que melhore sua escrita. Até hoje, o Enem sempre exigiu que os candidatos escrevessem uma redação dissertativa e, assim, todos devem saber no que ela consiste e saber redigi-la com competência.

4. Matemática e suas Tecnologias
Nessa área, testa-se a matéria de Matemática.

Esse exame não costuma testar conceitos muito difíceis, mas exige bastante raciocínio matemático e habilidade de aplicar conceitos da matéria para resolver problemas do cotidiano. Vale ressaltar que essa prova testa assuntos específicos. Portanto, o aluno deve estudar essa matéria como se estivesse se preparando para o Vestibular.

Estratégias para melhorar seu desempenho no Enem

O Enem é uma prova longa, especialmente porque a maioria das questões inclui um texto ou um gráfico. O aluno precisa ler a questão inteira com calma e atenção, pois todas exigem certo raciocínio ou reflexão. Mesmo os melhores alunos precisam saber administrar o tempo; caso contrário, correm o risco de que não seja suficiente para responder a tudo.

Recomendamos que o aluno dê uma lida bastante rápida em todas as questões do exame antes de iniciá-lo. A razão disso é que ele deve responder às questões mais fáceis antes das mais difíceis, por dois motivos. Em primeiro lugar, essa constitui uma forma de “aquecer o cérebro”. Muitas pessoas que prestam o Enem, principalmente as mais ansiosas, intimidam-se com um exame tão importante. À medida que o candidato responde a algumas questões, percebe que o Enem não é um bicho de sete cabeças. Contudo, se iniciar o exame pela tentativa de responder às questões mais difíceis, arrisca-se a entrar em pânico. Em segundo, essa estratégia lhe permite acertar o maior número possível de questões, principalmente se não tiver tempo de concluir a prova. Após responder às mais fáceis, pode tentar resolver as mais difíceis. A pior armadilha é ficar preso em uma ou mais perguntas — não acertar a resposta — e, além disso, não ter tempo de responder àquelas que teria acertado.

Outra consideração importante é se o candidato deve escrever a redação no início, meio ou no final do exame. Como já foi mencionado, o candidato precisa redigi-la em cerca de uma hora. Não recomendamos que a deixe para o final, pois mesmo um bom escritor precisa de tempo suficiente para elaborar uma boa dissertação. Esta é de grande importância: o aluno não deve dedicar pouco tempo a ela. É um erro utilizar o tempo que deveria ser dedicado à Redação para responder a questões difíceis, pois ela e questões mais fáceis são as prioridades. Se sobrar tempo, o estudante deve tentar responder às questões mais complexas. Vale ressaltar que uma redação dissertativa requer raciocínio e a defesa de um ponto de vista. Assim, não se trata de algo a ser elaborado em alguns minutos.

É importante lembrar que mesmo os melhores alunos precisam se preparar para o Enem, um exame diferente do Vestibular. Esse preparo não se limita a dominar o conteúdo exigido, mas significa também saber administrar o tempo de prova. A melhor forma de consegui-lo é fazer provas do Enem de anos anteriores. O aluno precisa se acostumar ao estilo de questão do exame. Precisa saber como administrar o tempo disponível para responder a todas as questões da prova, que é longa. O aluno consciente não deve chegar ao dia do exame sem nunca ter feito simulados do Enem. Caso contrário, corre o risco de ter a desagradável surpresa de não conseguir concluir o exame por não ter aprendido a dividir o tempo a contento.

Anos atrás, a maioria das questões do Enem consistia em Interpretação de Textos e Raciocínio Matemático. Hoje, o exame pede todas as matérias do currículo do Ensino Médio brasileiro. Isso implica a necessidade de estudar e revisar muito conteúdo e, por conseguinte, de dispor de tempo, disciplina e de uma boa programação de estudos.

Saber que matérias estudar para o Enem constitui apenas o primeiro passo para ter um bom desempenho na prova. É recomendável também desenvolver um plano de estudos e segui-lo. Aconselhamos que o aluno faça simulados de provas de Enem para diagnosticar seu preparo e se familiarizar com o tipo de questão pedido na prova.

Nos dias anteriores ao Enem, é importante se alimentar bem e descansar. É contraproducente passar a noite anterior à prova se debruçando sobre livros ou apostilas. O estudante deve minimizar o estresse, manter a calma e enfrentar o exame com tranquilidade. Estresse exagerado consome energia e é muito prejudicial, física e mentalmente e, por esse motivo, o preparo para o Enem precisa ser um processo de vários meses. O aluno que procrastinar e tentar estudar para o exame em alguns dias arrisca-se a ter um péssimo desempenho. Fazer uma boa prova depende não apenas de preparo acadêmico e do conjunto de conhecimentos obtido, mas também de disciplina e organização.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.

slot demo pg softdemo slot gratisslot demo pragmaticslot gacorasiaklubhksbetheylink macauklubheylink asiaklubheylink hksbetheylink hksbet
https://irispublishers.com/freespin-mahjong-wins-scatter/ https://www.dermaster-indonesia.com/upload/dana-maxwin-mahjong-ways.html https://irispublishers.com/mahjong-ways-pg-soft-scatter/ https://hariandetik.github.io/harianfakta/akun-jp-jepang.html https://hariandetik.github.io/harianfakta/slot-maxwin-hari-ini.html https://lippovillage.com/mahjong-terbaru-inspiratif-penuh-kejutan.html https://www.lippokarawaci.co.id/praktis-slot-deposit-dana.html https://www.educabras.com/perpaduan-mahjong-ways.html https://www.dermaster-indonesia.com/upload/riset-mahjong-ways-potensi-menang.html https://www.jagannathuniversity.org/mahjong-jackpot-aktif/ https://www.jagannathuniversity.org/rtp-kemenangan-tercepat-efektif/ https://www.jagannathuniversity.org/sugar-rush-jp-super/ https://www.jagannathuniversity.org/jp-maxwin-slot-olympus/ https://www.cfbsradio.net/ https://kitabet138.team/ https://magic.ly/Kompas76 https://147.139.203.198/ https://8.215.53.6/ https://mpoten.online/ https://egov.siakkab.go.id/public/pgsoft/