rm1131gbk76https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138hebitopmpoxousaklubkapten7676gamingmacauklubasiaklub
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Dicas para responder a questões dissertativas

Publicado em 27 de junho de 2016 Autor:

4-big
Ao receber a prova, leia as instruções cuidadosamente. Muitos alunos cometem erros graves porque não se dão ao trabalho de ler todas as instruções.

Antes de inicia-la, leia-a na íntegra, rapidamente, para avaliar a complexidade e dificuldade das questões. É fundamental que você estime quanto tempo poderá dedicar a cada uma delas.

Em alguns casos, a prova não exige que o aluno responda a todas as questões, podendo dar, por exemplo, ao aluno a opção de escolher responder a duas de três questões.

Administre bem o tempo de prova. Muitos alunos dedicam tempo demais a uma única pergunta e, consequemente, não lhes resta tempo suficiente para que responda às outras. Por exemplo, se ela contém quatro questões e há uma hora para concluí-la, o estudante deve dedicar em média 15 minutos a cada uma. É possível que algumas exijam mais tempo que outras, mas lembre-se: quanto mais tempo você dedicar para algumas delas, menos tempo terá para as outras.

Recomeda-se que você leve um relógio (se for permitido) para não perder a noção de tempo durante a prova. Caso contrário, corre o risco de não conseguir responder a todas as perguntas por falta de tempo.

Ao responder a uma questão, é imprescindível entender o que ela exige. Não adianta escrever algo brilhante que não responda à questão. Se uma delas for muito longa, sublinhe algumas palavras-chave para que não perca o foco ao responder a ela.

Preste atenção à forma pela qual a questão foi formulada e às instruções de como você deve responder a ela. Por exemplo, palavras como “compare”, “contraste”, “defina”, “descreva” e “justifique” determinam a forma de resposta. Se uma questão pede que você justifique sua solução, é fundamental que o faça. Não basta responder à questão corretamente: é necessário também justificar a resposta ou o ponto de vista. Caso contrário, será considerada/o incompleta/o e você provavelmente perderá pontos por isso.

Leia a questão com calma e não às pressas. Tenha certeza de que você a entendeu. Responda a tudo que a questão exige. Vale lembrar que algumas questões pedem mais de uma resposta ou justificativa. Por exemplo, se uma delas consistir nos motivos que desencadearam a guerra civil na Síria, não cite apenas um deles.

Se você ler uma questão e não souber a resposta, passe para a seguinte. Quando terminar a prova, volte para ela. É possível que a solução se encontre em questões que a seguem na prova. É também possível que, ao responder a outras perguntas, você se lembre da resposta à que deixou em branco. É fundamental não ficar preso a uma questão durante o exame. Se isso ocorrer, você se arrisca a não ter tempo de responder às perguntas cuja resposta sabe.

Este conselho parece ser evidente, mas não é: escreva de forma clara e legível! O professor não pode corrigir o que não consegue ler. Se escrever de forma ilegível, provavelmente perderá pontos.

Se você não se lembra da data exata em que algo ocorreu, é preferível citar o período a uma data incorreta. Por exemplo, é melhor afirmar que a Segunda Guerra Mundial ocorreu no século XX do que citar que se iniciou no ano 1950.

Se terminar de responder a todas as questões da prova e ainda sobrar tempo, revise-a antes de entregá-la ao professor. Corrija erros de ortografia, gramática, etc. Contudo, recomendamos que não mude as respostas a menos que tenha certeza de que cometeu algum erro. Estudos demonstram que a primeira resposta que vem à cabeça geralmente é a correta. Mude sua resposta apenas se tiver certeza de que cometeu algum erro: por exemplo, caso tenha entendido mal a pergunta.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.

slot starlight princess
mahjong ways
rtp live slot
pola sweet bonanza
gates of olympus
jackpot scatter hitam
rtp slot online terbaik
pola wild bounty showdown
akun vip thailand
slot gacor linkaja
strategi jackpot mahjong
tips terbaru slot online
tips rahasia slot gacor
cheat starlight princess
mahjong ways akhir bulan
mahjong ways plus
memperkirakan rtp mahjong
menang mudah starlight princess
akun vip sugar rush
cheat slot mahjong
dompet digital menyokong profit
hadiah utama mahjong
kabar gembira mahjong
menang wild bandito
mengetahui rahasia mahjong
penawaran terbatas mahjong
profit konsisten mahjong
rahasia profit server luar
strategi spesifik olympus
mahjong kesempatan maxwin
rtp pragmatic maksimal
akun pro kamboja
kemenangan maxwin mahjong wins
pola gacor mahjong ways 2
trik-slot-modal-receh
akun-pro-filipina
mahjong-scatter-hitam
dilibet
76gaming
modus rujak bonanza bocoran aktual rtp slot bocoran perdana slot olympus ekspektasi slot mahjong rtp live pragmatic slot candy bonanza