Gás Metano

O gás metano (CH4) é um excelente combustível, por isso pode ser usado no fogão, nos motores a explosão (carros, ônibus, etc...), na indústria, para o aquecimento de caldeiras etc.

O gás natural, um dos derivados de petróleo é uma mistura de gases dos quais praticamente 90% (em volume) é gás metano.

Veja a tabela:

Composição do Gás Natural:

Gás

% em Volume

Metano (CH4)

89%

Etano ( C2H6)

5 %

Outros Gases
(C3H8, C4H10, CO2, N2)

7%

A composição do gás natural depende do local em que é formado, na tabela acima tem a composição média desta mistura.

Mas não é só do petróleo que podemos obter o gás metano. Este gás é produzido através da decomposição (apodrecimento) de matéria orgânica.

O gás metano também é chamado de gás dos pântanos, neste caso é produzido através da decomposição, principalmente, da celulose presente em abundância nos vegetais. Conforme as plantas vão morrendo, micro-organismos se alimentam da matéria orgânica produzindo vários gases, dentre eles o CH4.

Quando se fala em biogás, ou gasolixo, também temos uma mistura de gases onde o principal constituinte é o gás metano. Num lixão, local onde se deposita o lixo recolhido de uma cidade, colocam-se alguns canos para liberação de gases. Esta aí novamente o gás metano. Veja a figura:

Perceba que este combustível é produzido naturalmente na decomposição da matéria orgânica. Através da ação de micro-organismos (agentes biológicos), por isso denominado de biogás, quando a matéria orgânica é proveniente do lixo é chamada de gasolixo.

Gás Metano
CH4

Gás Natural
Gás dos Pântanos
Biogás
Gasolixo

Gasolixo ou biogás (CH4)

Já sabemos que o gás metano é produzido naturalmente através da decomposição da matéria orgânica presente no lixo. Mas como fazer para recolher este gás?

A produção e recolhimento deste gás é feito em biodigestores que apresentam um funcionamento relativamente simples.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo, a CETESB, tem um biodigestor experimental para a produção do biogás.

Vamos mostrar de forma ainda mais simplificada como poderíamos fazer o recolhimento deste gás.

Observe o esquema:

O gás metano produzido no biodigestor vai para o cilindro que contém água. Aumentando a pressão sobre a água, esta é empurrada para o terceiro recipiente. Quando toda água sair do cilindro significa que está cheio de CH4. Depois de obtido o gás metano no biodigestor temos uma sobra de material, que devidamente tratado pode ser usado como fertilizante. Temos aí uma maneira de produzir combustível e fertilizante através de substâncias que estão aí, nos lixões, nos esgotos etc.

Além da obtenção do CH4 e do adubo estamos reciclando esses materiais o que é muito interessante.

Reciclagem do lixo

No lixo cerca de 50% corresponde a restos de comida (a maior parte), madeira e couro (3%). Todos eles podem ser colocados no biodigestor para produzir gás metano (biogás ou gasolixo) e fertilizantes.

Os outros 47% restantes são de papel, plásticos, metais, vidros e um pouco de pedras e terra, que podem ser reciclados.

  • Papel - Através de processo industrial pode ser reciclado e reutilizado como papel. O papel de jornal normalmente é produto da reciclagem.
  • Plásticos - Os plásticos demoram muito tempo para sofrer degradação por isso temos obrigação de fazer sua reciclagem. E você já percebeu, quanto plástico você joga no lixo? Muitos plásticos podem ser reciclados sendo transformados em sacos plásticos e embalagem em geral.
  • Vidro - Através do aquecimento, derretemos o vidro e moldamos, fazendo novas embalagens como garrafas.
  • Metais - No caso do ferro e alumínio, a reciclagem é simples e barata.

É uma pena que a maior parte do lixo não seja reciclada. Temos milhões de reais perdidos nele. Mas se é tão bom negócio por que não é feito em 100% do lixo?

Esta aí uma pergunta difícil de ser respondida. Além de lucrativo estaríamos despoluindo o meio ambiente, eliminando o mau cheiro proveniente dos lixões e, acima de tudo, evitaríamos a propagação de doenças, já que os lixões são um poço de micro-organismos nocivos à nossa saúde.

Você deve fazer sua parte, incentive a coleta seletiva de lixo na sua cidade. Cobre esta atitude dos vereadores e prefeitos; como já dissemos uma vez:

- O planeta não aguenta mais tanta sujeira!

Sumário

- Gasolixo ou biogás (CH4)
- Reciclagem do lixo

Áreas exclusivas para assinantes