Fatores e Elementos do Clima
- Home
- Fatores E Elementos Do Clima
Clima - fatores e elementos climáticos
O clima é o conjunto de variações na atmosfera de determinado lugar. Os elementos do clima são os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que constituem o atributo básico para se definir o clima de uma região. Já os fatores do clima são as condições que determinam ou interferem nos elementos do clima. Os principais elementos do clima são a radiação, a temperatura, a pressão e a umidade. Os principais fatores do clima são a latitude, a altitude, a maritimidade, a continentalidade, as massas de ar, a vegetação, as correntes marítimas e o relevo.
Qual a principal diferença entre o tempo e o clima? O tempo é momentâneo, ou seja, pode mudar de um momento e de um dia para outro. O tempo reflete, portanto, as condições atmosféricas do momento.
O clima, ao contrário, é dinâmico e, ao mesmo tempo, duradouro. É definido pela sucessão habitual dos tipos de tempo, durante um longo período.
Tempo é o estado da atmosfera em um determinado dia e em um determinado local.
A forma ou maneira de o tempo se alterar ou se modificar e de se repetir de um ano para outro é o que denominamos clima.
O clima é a sucessão habitual dos tipos de tempo. Concluindo, o clima pode ser considerado como um resumo da história do tempo meteorológico. Enquanto o tempo é uma ocorrência real, o clima representa uma generalização dos registros do tempo no decorrer de um longo período.
O clima influi de forma decisiva na distribuição de plantas e animais sobre a superfície terrestre, tanto propiciando o desenvolvimento de florestas, campos e desertos quanto atuando, por meio dos agentes de erosão, nas variadas formas do relevo terrestre, ou ainda, condicionando a presença e o volume dos rios e lagos. O clima também determina os tipos de habitação, as atividades agrárias, os regimes alimentares, etc.
Esses argumentos ressaltam a importância do clima no estudo da Geografia e a necessidade de seu conhecimento para que se possa observar e interpretar qualquer paisagem geográfica.
Elementos do clima
Os elementos do clima são aqueles cuja ação habitual constitui o próprio clima, ou seja, são os que determinam o clima.
Esses elementos são: temperatura, pressão atmosférica, ventos, umidade atmosférica, precipitações. É da combinação que ocorre entre esses elementos que podemos verificar a mudança do tempo e determinar o clima.
A temperatura atmosférica é um dos elementos climáticos mais importantes. É definida como o estudo térmico do ar atmosférico, ou seja, a quantidade de frio ou de calor da atmosfera. Esse calor provém indiretamente do sol, através dos raios refletidos e irradiados pela superfície terrestre.
Assim como o ar atmosférico possui a propriedade do calor, possui também a da força que exerce sobre a superfície terrestre e tudo quanto nela se encontra, em todos os sentidos e por todos os lados. A pressão atmosférica que uma pessoa de estatura e pesos normais suporta é de cerca de 13.600 Kg.
Podemos conceituar vento como o ar em movimento. Os ventos possuem grande importância na determinação do clima, pois atuam na distribuição do calor e da umidade para regiões diversas. Os ventos sempre sopram de uma região mais fria (de alta pressão) para uma região mais quente (de baixa pressão).
A umidade atmosférica pode ser definida como a presença do vapor de água na atmosfera. Esse vapor se origina da evaporação da água das superfícies liquidas, como oceanos, mares, rios e lagos, e da transpiração que se processa no solo e nos vegetais pela ação do sol e dos ventos.
As precipitações atmosféricas correspondem às diferentes maneiras pelas quais o vapor de água, após sofrer um resfriamento e, como consequência, um aumento no tamanho e no peso das gotas de água que o formam, chega até a superfície terrestre. As principais formas de precipitação atmosférica são: a chuva, a neve e o granizo, sendo a chuva a mais comum e a que mais benefícios traz ao homem e aos demais seres vivos.
Fatores do clima
Os fatores do clima são os que atuam indiretamente nele, por meio das modificações que provocam nos elementos climáticos.
Os fatores climáticos são: altitude, latitude, proximidade do mar, vegetação, massas de ar e correntes marítimas.
A altitude (relevo) modifica a temperatura e a pressão atmosférica. Quanto mais alto subimos, em uma montanha, ou em uma região situada bem acima do nível do mar, notamos que as temperaturas diminuem e a camada de ar que pressiona a superfície terrestre é bem menor. Logo, quanto mais alto, mais frio e menor a pressão do ar.
A latitude atua sobre a temperatura. Na região do Equador, onde os raios solares chegam de forma perpendicular durante todo o ano, encontra-se a zona mais quente da Terra. À medida que a latitude aumenta, em direção ao norte ou ao sul, os raios solares tocam a superfície terrestre de forma oblíqua e, com isso, a temperatura vai diminuindo.
A proximidade do mar (maritimidade) influencia a temperatura das terras que banha. Os litorais, a faixa costeira dos continentes e as ilhas possuem oscilações térmicas pequenas durante os dias ou meses do ano. Assim, as regiões próximas ao mar caracterizam-se pela umidade sempre elevada, pelos verões amenos e invernos menos rigorosos, o que já não acontece com terras que se situam mais para o interior dos continentes (continentalidade), cujas temperaturas são muito irregulares, com amplitudes térmicas bastante acentuadas.
A vegetação influencia a temperatura, a umidade e as precipitações atmosféricas. As florestas propiciam maior concentração de umidade no ar atmosférico, provocando o aumento das precipitações e a consequente diminuição da temperatura.
As massas de ar são ventos que se deslocam, por diferença de pressão, entre as diversas regiões do planeta, sempre carregando as características de umidade e temperatura da região de onde vieram. À medida que se deslocam, vão se alterando pelo contato com outras massas de ar com as quais trocam calor. As massas de ar podem ser classificadas como oceânicas, que apresentam muita umidade, ou continentais, quase sempre secas; as que se originam de regiões tropicais e equatoriais são quentes e as que nasceram em áreas temperadas e polares são frias.
Fonte: "The New Oxford School Atlas"
As correntes marítimas: as grandes massas de água que se deslocam pelos oceanos, possuindo pressão, quantidade de sal e temperaturas próprias, também influenciam o clima. As correntes quentes aumentam as temperaturas nas áreas por elas atingidas; as frias, pelo contrário, diminuem as temperaturas nas regiões pelas quais passam. Exemplo disso é a corrente quente do Golfo ("Gulf Stream"), que impede o congelamento do mar do Norte. Já a corrente fria de Humboldt ameniza as temperaturas tanto do norte do Chile como do sudoeste dos Estados Unidos da América.
Mapa das correntes marítimas
TIPOS DE CLIMA
Os climas podem ser classificados em:
equatoriais - característicos das regiões mais quentes do planeta, apresentado temperaturas elevadas e fortes chuvas ao longo de todo o ano;
tropicais - temperaturas relativamente elevadas durante o ano inteiro, que é marcado por duas estações bens definidas: verão quente e chuvoso e inverno seco com temperaturas não muito baixas. Nas áreas tropicais próximas ao mar, o inverno é menos seco e a variação entre médias de temperatura (mais quente e mais fria) é pequena, ocorrendo o contrário nas regiões continentais;
subtropicais - conhecem invernos frios e verões quentes com chuvas abundantes e bem distribuídas;
mediterrâneos - extremamente semelhantes aos climas tropicais, apresentando verões secos e quentes e invernos chuvosos com temperatura não muito fria;
temperados - nessas áreas, encontramos claramente definidas as quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Em regiões continentais, a temperatura apresenta grandes variações, o que não ocorre nas proximidades dos mares e oceanos;
glaciais ou polares - próprios do Ártico e da Antártida, caracterizando-se por temperaturas baixas ao longo de todo o ano, mesmo no verão, quando atinge no máximo 10 graus Celsius. Outro fenômeno importante: nas áreas glaciais, há grandes diferenças na duração do dia e da noite;
áridos ou desérticos - secos e quentes, graças à falta de umidade;
semiáridos - apresentam chuvas mal distribuídas e raras. Nas regiões tropicais, os climas semiáridos apresentam temperaturas muito altas ao longo do ano inteiro; nas áreas temperadas, os invernos são frios.
Climogramas
Climogramas são representações gráficas que mostram as características principais do clima de um lugar. O climograma ilustra as variações de temperatura e os índices pluviométricos: as colunas apresentam os índices de chuva no mês e a linha une os pontos que indicam as temperaturas médias mensais.
Fonte: Climograma de São Paulo-SP a partir de dados da Estação Meteorológica do IAG-USP
Zonas térmicas da Terra
O clima de uma região é determinado pela massa de ar dominante e depende da zona térmica em que a região está localizada. Assim:
- as zonas polares conhecem climas frios, já que são dominadas por massas de ar frio ao longo de todo o ano;
- a zona equatorial possui clima quente, pois é dominada por massas de ar quente, mesmo no inverno;
- as zonas temperadas, onde as estações do ano são bem definidas, conhecem massas de ar frio no inverno e de ar quente no verão.
As diferenças climáticas entre as várias regiões do Planeta Terra são, por vezes, enormes.
Sumário
- Elementos do Clima- Fatores do Clima
- Tipos de Clima
- Climogramas
- Zonas térmicas da Terra
Áreas exclusivas para assinantes