Extrativismo mineral no Brasil
- Home
- Extrativismo Mineral No Brasil
Extrativismo mineral no Brasil
O extrativismo mineral, ou mineração, é a atividade econômica que consiste na obtenção dos minérios em seu estado natural. O extrativismo mineral pode ser enquadrado no setor primário da economia (se realizado de forma primitiva, como a garimpagem) ou no setor secundário (se organizado industrialmente).
O Brasil é um dos principais produtores e exportadores mundiais de minérios. O país é rico em minerais e explora mais de 50 tipos: ferro, bauxita, cassiterita, ouro, cobre, cromo, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, nióbio, entre outros.
A extração de minerais metálicos no Brasil concentra-se principalmente em Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e São Paulo. O extrativismo mineral no país ocorre basicamente nas áreas de escudos cristalinos, que correspondem aos cinturões orogênicos e às intrusões ígneas do período Pré-Cambriano. O subsolo brasileiro apresenta extensa área de terrenos pré-cambrianos ricos em minérios.
O Brasil possui algumas das maiores reservas geológicas do mundo, entre elas:
- o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais: responsável por 70% da produção brasileira de ferro.
- a Região Norte. No Amazonas, os grandes projetos de exploração; no Pará, a Província Mineral de Carajás (jazidas de ferro, manganês, cobre e ouro), o Rio Trombetas (bauxita) e a Serra Pelada (ouro); no Amapá, a Serra do Navio (manganês); em Rondônia, Porto Velho (cassiterita).
O Brasil possui também a maior reserva mundial de nióbio – mineral misturado ao aço que é usado na fabricação de turbinas de avião.
Fonte: IBGE
As empresas mineradoras contribuem para o desenvolvimento das regiões onde estão instaladas. A média do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios onde há mineração é maior do que a dos estados aos quais pertencem.
O setor mineral contribui positivamente para a balança comercial brasileira.
Veja abaixo a tabela de minérios exportados e importados pelo Brasil.
Fonte: http://www.ibram.org.br - 2010
PRINCIPAIS RECURSOS MINERAIS
Minério de Ferro
O Brasil possui 8% das reservas mundiais de ferro. Os minerais de ferro surgem em terrenos proterozoicos. A rocha que apresenta teor metálico superior a 40% pode ser classificada como minério de ferro.
O Brasil é o segundo maior produtor de ferro no mundo, sendo superado apenas pela China. Na pauta de explorações, o ferro é o recurso mineral mais exportado pelo Brasil. A sua grande disponibilidade e a localização geográfica de suas reservas no país viabilizam economicamente a sua exploração.
O ferro é a matéria-prima do aço. Este possui diversas utilidades: é usado em construções e na produção de máquinas, ferramentas e veículos.
A maior companhia de extração de minerais metálicos no Brasil é a Vale (até 2008, era denominada Companhia Vale do Rio Doce), empresa criada em 1942 por Getúlio Vargas e privatizada em 1998. Atualmente, a Vale é uma empresa de capital aberto e é a segunda maior mineradora do mundo. É uma das maiores e mais lucrativas companhias do mundo, sendo responsável por grande parte da exploração e comercialização do minério de ferro do Brasil. A entrada de novos investidores no Brasil e a construção de novas siderúrgicas tendem a reduzir a concentração dessa indústria nas mãos da Vale.
Para explorar uma província mineral, as empresas dependem de uma autorização especial, fornecida pelo Ministério das Minas e Energia, que, em nome dos interesses nacionais, pode suspender a autorização a qualquer momento.
O minério exportado é transportado aos portos pelas estradas de ferro e é escoado através dos chamados corredores de exportação.
- A Estrada de Ferro Vitória a Minas liga operações de minério de ferro do interior de Minas Gerais ao Porto de Tubarão, no Espírito Santo.
- A Estrada de Ferro Carajás liga as Minas de Carajás, no Pará, ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira ou ao Porto de Itaqui, ambos no Maranhão.
- A Estrada de Ferro Centro-Atlântica liga o Quadrilátero ao porto de Sepetiba (RJ).
Em 2010, o Brasil exportou mais de 85% de sua produção de ferro. Entre os principais importadores estão a Coreia do Sul, o Japão, a Argentina, os Estados Unidos e a União Europeia. Parte do minério de ferro, que não é exportada, é utilizada nos complexos siderúrgicos nacionais.
Em 2010, 95% de todo minério de ferro foi movimentado por meio dos seguintes portos: Tubarão (ES), Ponta da Madeira (MA), MBR (RJ), Ponta de Ubu (ES) e o Porto de Itaguaí (RJ).
Principais Áreas de Ocorrência
Quadrilátero Ferrífero (MG)
Localizado no centro-sul de Minas Gerais, o Quadrilátero Ferrífero é responsável pela maior produção brasileira de minério de ferro e manganês. Também produz bauxita e cassiterita. Diversas indústrias siderúrgicas se encontram ao redor do Quadrilátero.
Dentre os fatores que favoreceram o incremento da produção na área, podemos citar: a proximidade dos principais centros consumidores do País, como São Paulo e Rio de Janeiro; a existência de importante infraestrutura como disponibilidade energética e rede de transporte; e a relativa proximidade litorânea, facilitando o processo de exportação.
Serra dos Carajás (PA)
A serra dos Carajás se localiza no sudeste do Pará, onde foi encontrada, no final da década de 1960, a maior província mineral do planeta, contendo enorme abundância de ferro, manganês, bauxita, estanho, ouro, cobre e níquel.
Projetos de infraestrutura ajudaram na exploração da jazida. Projetos como:
- A Estrada de Ferro Carajás (EFC), ferrovia operada pela Vale, é especializada no transporte de minérios. Estes correm das minas da Serra dos Carajás em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, até os portos de São Luís. É também utilizada para transportar dezenas de milhares de pessoas por mês.
- Porto do Itaqui: Instalado no litoral de São Luís (Maranhão), o Porto do Itaqui está próximo de importantes mercados como a Europa, os Estados Unidos e a América Central, onde se localiza o Canal do Panamá, que encurta distâncias para a Ásia e para a Costa Oeste da América do Sul. As principais cargas transportadas são: minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão.
- Hidrelétrica de Tucuruí – localizada no Rio Tocantins, no município de Tucuruí, no estado do Pará, é a maior usina localizada apenas em território brasileiro. (A usina de Itaipu possui maior potência instalada, mas é dividida entre o Brasil e o Paraguai).
O aumento na produção da Vale na Serra dos Carajás se limita à capacidade de escoamento do produto por ferrovia. Grandes investimentos em infraestrutura precisam ser feitos para que haja a expansão da produção.
A atividade de mineração em Carajás, localizada em plena floresta, tem impactos ambientais.
Maciço de Urucum (MS)
Trata-se de uma província mineral localizada no meio do Pantanal Mato-grossense, à beira do rio Paraguai, por onde é escoada sua produção de ferro e manganês. A área está localizada próxima à cidade de Corumbá.
Devido à natureza de suas rochas, o Maciço do Urucum possui grandes reservas minerais, com destaque para o ferro e o manganês. No Urucum, as jazidas de ferro estão estimadas em 2 bilhões de toneladas. O ferro é extraído de mina a céu aberto.
O incremento da exploração é dificultado pela localização geográfica das reservas, que se encontra distante dos principais centros industriais do país. Sua produção é exportada para os países platinos.
Impactos negativos da mineração já ocorreram no córrego Urucum, município de Corumbá. As atividades de mineração subterrâneas podem afetar os lençóis freáticos, resultando na contaminação da água.
Minério de Manganês
O Brasil é o segundo maior produtor de minério de manganês. As maiores reservas, representando 87% do total nacional, se encontram no estado de Minas Gerais. O restante se encontra no Mato Grosso do Sul (6,5%), no Pará (4,3%) e em outros estados (2,2%).
Um dos recursos minerais mais explorado no Brasil, tendo importância fundamental como produto de exportação. Sua grande valorização deve-se ao fato de ser um produto indispensável ao setor siderúrgico e, em contrapartida, inexistente na maior parte dos chamados países industriais capitalistas como Estados Unidos, Japão e os países da União Europeia.
O manganês pode ser encontrado em mais de 120 minerais diferentes; no entanto, no Brasil, tem sua máxima ocorrência na pirolusita.
Principal Área de Ocorrência
Maciço de Urucum (MS): possui a maior reserva do Brasil e uma das maiores jazidas de manganês da América Latina, com mais de 100 bilhões de toneladas. Todo manganês é extraído de minas subterrâneas.
Corumbá é também a maior produtora dos seguintes minérios: dolomito, cristal de rocha, areia, argila, água mineral, calcita ótica e industrial, cobre e mármore.
Serra do Navio (Amapá) - É a área do país que apresenta um grande volume de produção. Seu escoamento é realizado pela estrada de ferro do Amapá e pelo porto de Santana, próximo da capital estadual, Macapá.
O manganês ocorre ainda, em menor escala, nas jazidas de Minas Gerais (Conselheiro Lafayete, S. João del-Rei e Quadrilátero Ferrífero), que estão em fase de esgotamento, devido à antiguidade da exploração e ao limite de reservas.
Minério de Cobre
Esse minério apresenta baixo teor metálico. É utilizado na indústria metalúrgica, principalmente em fios, cabos e em equipamentos eletrônicos, é de grande importância para a indústria moderna. O crescimento industrial agrava a necessidade de minério de cobre.
Mais de 80% das reservas estão concentradas no Pará. As outras reservas se encontram em Goiás (8%), Bahia (4%) e Alagoas (3%). O minério de cobre é também encontrado nos estados do Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Brasil é o décimo-quinto maior produtor de minério de cobre do mundo, responsável, em 2011, por 1,3% da produção mundial.
O Brasil produz uma parcela significante das necessidades nacionais. Contudo, o país importa a maior parte do cobre que consome porque os produtores locais geralmente lucram mais vendendo a commodity para o exterior. O Brasil importa e exporta volumes semelhantes de minério de cobre.
A Vale é a maior empresa produtora de cobre no Brasil: produz 61% do total.
Algumas das principais áreas de ocorrência:
- Serra dos Carajás (PA): A Serra dos Carajás é a maior reserva nacional de minério de cobre.
- Santo Amaro e Jaguari (BA)
- Caçapava do Sul (RS): Localizada a 25 quilômetros de Porto Alegre (Minas do Camaquã).
Minério de Alumínio
A bauxita é o mais importante minério de alumínio. A bauxita é usada como importante matéria-prima para a produção do alumínio metálico, que é um dos produtos de uso mais diversificado no mundo moderno. O alumínio moderno é utilizado para fabricar tanto uma latinha de refrigerante como aviões.
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de alumínio e possui 7,8% das reservas mundiais. A grande maioria das reservas (93,5%) estão localizadas na região Norte, mais precisamente, no estado do Pará. Há também reservas em Minas Gerais.
A maior parte da bauxita extraída no Brasil é exportada para o Canadá. A menor parcela é destinada ao mercado interno brasileiro.
Oriximiná (PA) - A principal e maior jazida nacional se encontra no vale do rio Trombetas, afluente do rio Amazonas, em Oriximiná, no estado do Pará. Nessa área, próxima ao rio Trombetas, encontra-se uma grande jazida que contém quase um bilhão de toneladas.
A Companhia de Mineração Rio do Norte (CMRN) é a maior empresa mineral exploradora da bauxita: explora mais de 70% do total. É também a maior produtora mundial particular de bauxita. A maior acionista da CMRN é a Vale. Vários grupos estrangeiros também são acionistas.
Ouro
O Brasil é o décimo-segundo maior produtor de ouro do mundo. O país possui aproximadamente 3% das reservas mundiais. A China é a maior produtora mundial (14%), seguida pela Austrália (9,3%), e por África do Sul e Estados Unidos (9% cada um).
No Brasil, no ano de 2010, os principais estados produtores de ouro eram: Minas Gerais (64%), Goiás (11%), Bahia (11%) e Pará (3%). Contudo, as principais reservas se encontram nos estados do Pará (41,5%), Minas Gerais (37%) Goiás (6,5%) Bahia (6,3%) e outros (8,7%).
Em termos de geração de divisas para o Brasil, o ouro é o segundo mais importante mineral de exportação. É superado apenas pelo minério de ferro.
Os países que mais importam ouro do Brasil são: Reino Unido (45%), Suíça (32%), Emirados Árabes (12%), Estados Unidos (9%) e Canadá (2%).
A mineração do ouro pode causar graves problemas ambientais quando há uso de mercúrio nos garimpos.
Cloreto de Sódio (Sal Marinho)
Importante riqueza mineral brasileira, o sal é explorado sobretudo no Nordeste e Rio de Janeiro.
O Rio Grande do Norte é responsável por grande parte de toda a produção de cloreto de sódio no Brasil. Vários fatores naturais explicam tal fenômeno:
clima: domínio dos ventos alísios e elevadas temperaturas, que contribuem acentuadamente para ativar a evaporação, tornando o ar mais seco; além disso, ocorrem pequenas precipitações anuais.
topografia: planície costeira extensa, com áreas deprimidas, solos argilosos e impermeáveis, que facilitam a retenção da água marinha.
marés: amplitudes de 2m, em média, podendo alcançar até 3 ou 4 m.
salinidade: os mares locais apresentam um teor de salinidade mais elevado que o normal.
A produção nacional gira em torno de sete milhões de toneladas ao ano. Aproximadamente cinco milhões são produzidos no Rio Grande do Norte (baixo Macau). O estado do Rio de Janeiro (Araruama e Cabo Frio) é também um grande produtor.
Áreas exclusivas para assinantes