Classes das Aves
- Home
- Classes Das Aves
Características das Aves
As aves são cordados, vertebrados, bípides, craniados, amniotas, alantoidianos, deuterostômios, celomados, homeotérmicos e possuem penas.
- As aves e os mamíferos são homeotérmicos, isto é, mantém a temperatura do corpo constante. Dentre os mecanismos termorreguladores incluem-se: redução do diâmetro dos vasos sanguíneos superficiais (menor irradiação de calor - controle do SNC), tremores, pelos, penas, camada adiposa, suor, etc.
- As aves são vertebrados que, em geral, possuem os membros anteriores transformados em asas para voar. Assim sendo, conquistaram o meio terrestre e o meio aéreo. As adaptações para o voo incluem, além das asas: penas, membrana nictitante, cerebelo desenvolvido, sacos aéreos, esterno com quilha, músculo peitoral desenvolvido, ossos pneumáticos, esqueleto rígido (coluna vertebral, cinturas pélvica e escapular fundidas).
- São animais dioicos, ovíparos com casca calcária. A reprodução é sexuada, com fecundação interna. A união dos gametas ocorre no oviduto, antes da formação da clara (oviduto) e casca do ovo (útero).
- A pele é seca, sem glândulas, com exceção da glândula uropigiana que existe em muitas espécies. Esta glândula produz secreção que impermeabiliza as penas.
- As penas são de três tipos básicos:
1) Rêmiges das asas (propulsão);
2) Retrizes da cauda (direcionamento do voo e “decolagem”);
3) Tectrizes de revestimento (cobertura que mantém camada de ar). Há ainda a penugem que é comum nas aves jovens.
- O tubo digestivo tem como particularidades: o bico sem dentes, o papo, a moela e termina na cloaca.
- Não possuem bexiga e o excreta nitrogenado é o ácido úrico, eliminado junto com as fezes.
- A respiração é sempre pulmonar e o aparelho respiratório está associado ao órgão do canto ou siringe.
- Na circulação fechada, o coração apresenta duas aurículas ou átrios e dois ventrículos. Não há mistura de sangue venoso e arterial no coração (circulação dupla e completa). A artéria aorta que sai do ventrículo esquerdo tem uma curvatura (crossa) para a direita, ao contrário dos mamíferos que têm esta curvatura para a esquerda.
- Para proteção dos olhos, possuem sob as pálpebras a membrana nictitante.
Classificação das Aves
Apesar das muitas características comuns, é possível separar as atuais em:
1) Ratitas
Aves que possuem o esterno sem quilha ou carena. As asas são reduzidas ou ausentes. Ex. Apteryx ou kiwi, da Nova Zelândia; emas sul americanas; avestruzes africanas.
2) Carinatas
Com quilha ou carena no osso esterno. Correspondem à maioria das aves e são voadoras: codornas, “pinguim”, pelicano, papagaio, tucano, galinha, pato, pomba, flamingo, águia, coruja. Na ordem Passeriforme estão as aves como: gralha, joão-de-barro, tico-tico, sabiá, pardal, canário, bem-te-vi, andorinhas, etc.
Sumário
- Características das Aves- Classes das Aves
- Classificação das Aves
i. Ratitas
ii. Carinatas
Áreas exclusivas para assinantes