A Cultura no Brasil
- Home
- A Cultura No Brasil
A Cultura no Brasil
A palavra cultura advém do latim, e significa cuidar. Cultura é um conceito que foi inicialmente desenvolvido pelo antropólogo Edward Burnett Taylor, e se refere aos comportamentos, valores, crenças e regras morais que caracterizam uma sociedade. Em resumo, Cultura é a identidade de um grupo.
A cultura brasileira é uma mescla de culturas, que sintetizam as muitas etnias que formam o povo brasileiro. Portanto, não se pode dizer que exista uma cultura brasileira homogênea; o que existe é um mosaico de diferentes culturas que juntas formam a cultura do Brasil. Mas, sem dúvida, a cultura brasileira tem uma raiz portuguesa. No Brasil, fala-se a língua portuguesa e a grande maioria da população continua sendo católica. Mas apesar de o Brasil ter sido descoberto e colonizado por Portugal, outras nações contribuíram imensamente para a formação da cultura brasileira. Além dos portugueses, os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães ajudaram a moldar a cultura do Brasil. As influências de diferentes povos, principalmente das populações indígenas e dos descendentes de escravos que foram trazidos do continente africano, são aparentes nos âmbitos da música, da culinária, do folclore, do artesanato e das festas e celebrações nacionais. A própria língua portuguesa falada no Brasil foi muito influenciada por outras línguas.
Os estados que constituem a Região Norte do Brasil foram muito influenciados pelas culturas indígenas. Já o Nordeste tem uma cultura que foi bastante influenciada por africanos e seus descendentes. O Sul do Brasil foi muito influenciado pelos imigrantes europeus que lá se estabeleceram. Na Região Sul, é evidente a grande influência de imigrantes italianos e alemães, seja na culinária, na música, nas festas e nos hábitos do cotidiano. Outras etnias, como espanhóis, portugueses, japoneses e árabes, também contribuíram para a cultura do Brasil.
Os portugueses
Os europeus foram os que mais influenciaram a formação da cultura brasileira. Durante mais de três séculos, o território brasileiro foi colonizado por Portugal. O número de portugueses que se estabeleceram no Brasil aumentou muito durante o século XVIII. Em 1808, a corte de D. João VI mudou-se para o Brasil.
Mesmo após a independência brasileira, a imigração portuguesa para o Brasil não foi encerrada. Até meados do século XX, Portugal era uma das principais fontes de imigrantes para o Brasil.
A mais evidente herança portuguesa para o Brasil é a própria língua nacional, falada por praticamente todos os habitantes do país. A religião católica, que continua sendo a religião da maioria da população, também é uma das muitas heranças da colonização. Além disto, as duas festas mais importantes do Brasil – o carnaval e as festas juninas – foram introduzidas pelos portugueses. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres míticos como o bicho papão e o lobisomem.
Muitos dos pratos típicos da culinária brasileira são adaptações de pratos portugueses. A feijoada brasileira é um exemplo disso. A cachaça, criada nos engenhos, é outra contribuição de origem portuguesa. Alguns pratos muito consumidos e apreciados no Brasil, como a bacalhoada, são portugueses.
A cultura portuguesa foi responsável pela introdução no Brasil de importantes movimentos artísticos europeus, como o renascimento, o maneirismo, o barroco e o neoclassicismo. A literatura, pintura, música e arquitetura do Brasil colônia foram fortemente influenciadas pela arte portuguesa.
Os indígenas
A colonização do Brasil pelos europeus resultou no quase extermínio de todas as nações indígenas que viviam no que é hoje o território nacional brasileiro. Os indígenas foram vitimados pela guerra, pela escravidão e pelas doenças e epidemias trazidas da Europa pelos colonizadores. Mesmo a cultura indígena foi quase totalmente eliminada devido à catequese e à miscigenação com os colonizadores europeus. Atualmente, há poucas nações indígenas no Brasil que sobreviveram e que conseguiram manter parte de sua cultura original.
Não obstante, a cultura e os conhecimentos dos indígenas sobre a terra e o território brasileiro foram fundamentais durante a colonização. Os indígenas influenciaram a língua, a culinária e o folclore brasileiro. O português brasileiro inclui inúmeros termos de origem indígena, derivados principalmente do Tupi-Guarani.
O folclore do interior brasileiro foi muito influenciado pela cultura indígena. Seres fantásticos como o Saci-Pererê e o boitatá são heranças culturais dos indígenas. Na culinária brasileira, a mandioca, a erva-mate, o açaí e muitos outros frutos da terra foram introduzidos pelos indígenas.
A influência indígena é mais forte nas regiões do Brasil em que esses grupos conseguiram se manter mais distantes dos colonizadores europeus, principalmente em certas áreas da Região Norte.
Os africanos
A cultura africana foi introduzida ao Brasil por meio dos povos que foram trazidos da África para trabalharem como escravos. A diversidade cultural africana evidenciou-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diferentes etnias, que foram trazidas ao Brasil. Essas diferentes etnias, que falavam idiomas diferentes e que possuíam tradições diferentes, incluíam os bantos, os nagôs e os jejes, que deram origem às religiões afro-brasileiras.
A cultura africana, como a cultura indígena, foi suprimida pelos colonizadores europeus. Os escravos eram ensinados a língua portuguesa; eles eram batizados com nomes portugueses e eram obrigados a se converter ao catolicismo. Não obstante, os africanos contribuíram muito para a cultura brasileira. A música, a dança, a culinária e mesmo o idioma português falado no Brasil foram influenciados pelos africanos. Essa influência é particularmente aparente em estados do Brasil onde houve uma enorme migração de escravos: Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Algumas contribuições africanas foram o candomblé, uma religião afro-brasileira; e a umbanda, uma religião que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo. A influência africana também se evidencia na culinária, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro – uma palmeira africana da qual é extraído o azeite de dendê.
A cultura africana contribuiu muito para a música popular brasileira. O samba, o choro, a bossa-nova e outros gêneros musicais receberam forte influência africana. Outra contribuição africana foi a capoeira – uma mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.
Os imigrantes
Para povoar o território e suprir o fim da mão de obra escrava, foi incentivada, durante os séculos XIX e XX, a imigração de europeus para o Brasil. Durante os anos 1870-1950, o maior grupo de imigrantes europeus que chegaram ao Brasil foram os italianos. Eles se estabeleceram nas Regiões Sul e Sudeste, principalmente em São Paulo. Também imigraram ao Brasil muitos imigrantes portugueses e alemães. Estes se fixaram principalmente na Região Sul.
Muitos dos imigrantes que se estabeleceram no Brasil viviam em pequenas propriedades familiares e conseguiram manter seus costumes de país de origem. Eles criaram no Brasil uma cópia das terras que deixaram na Europa. De fato, alguns povoados fundados pelos imigrantes europeus mantiveram até a sua língua-mãe. Já os imigrantes que se fixaram nos centros urbanos e nas grandes fazendas do Sudeste – portugueses, italianos, espanhóis e árabes – se integraram na sociedade brasileira e perderam muito de sua herança cultural.
A contribuição asiática para a cultura brasileira foi feita principalmente por imigrantes japoneses, mas em escala menor do que a europeia.
A cultura brasileira foi inegavelmente muito influenciada pela imigração europeia. A influência culinária italiana – a pizza e pratos de massa – se faz notar em praticamente todo o Brasil. Os imigrantes europeus também influenciaram a arte e arquitetura brasileira.
Sumário
- Cultura Brasileira- Os portugueses
- Os indígenas
- Os africanos
- Os imigrantes
Áreas exclusivas para assinantes