Receba nossa newsletter
Receba as novidades do blog do EducaBrasOs professores servem de exemplo para os alunos
Publicado em 21 de June de 2016
Quando recordamos da época em que estávamos no colégio, a maioria de nós se lembra de pelo menos um professor que muito nos influenciou ou nos inspirou. Algumas pessoas tiveram a sorte de ter tido um professor que reconheceu seu potencial e as influenciou a seguir certa carreira ou profissão.
Quer saibamos disto ou não, os professores exercem muita influência sobre a vida de jovens e crianças. Afinal, quando estas não estão em casa, geralmente estão na escola. O estudante passa de seis a oito horas por dia, cinco dias por semana, na companhia do professor. Isso significa que este tem a oportunidade de servir como modelo para os alunos. Em alguns casos, infelizmente, o professor constitui o único modelo que algumas crianças ou jovens terão em sua vida.
Se você ensina, conscientize-se: seus alunos o observam o tempo todo e você serve de exemplo para eles. Se quer que sejam pessoas gentis, tente ser a personificação da gentileza. Se deseja que tratem os outros com respeito, trate todas as pessoas dessa maneira. Se pretende que seus alunos sejam responsáveis e deem valor aos estudos, seja dedicado e interessado. Acima de tudo, nunca tente enganar os jovens, pois percebem tudo o que você faz.
A maioria dos alunos respeita professores dedicados e atenciosos. Por outro lado, a falta de interesse do professor é quase sempre espelhada pelos alunos — mesmo pelos melhores deles. Muitos não gostam de estudar porque seus professores não demonstram grande interesse em ensinar.
O professor que está constantemente verificando o celular em sala de aula demonstra que está mais interessado em seus assuntos particulares do que nos alunos. Se o professor não dedica toda a sua atenção ao trabalho e aos alunos, como pode esperar que sempre prestem atenção à aula? Se o professor leva semanas ou até meses para corrigir trabalhos de casa e provas, transmite a ideia à classe de que ela não é sua prioridade. Caso o professor não leve seu trabalho a sério, os alunos farão o mesmo.
Por outro lado, o professor dedicado pode exigir que seus alunos também se dediquem aos estudos. Quando um professor é atencioso e diligente — quando sua prioridade é ensinar e educar —, ele pode exigir que seus alunos ajam de maneira idêntica: que se comportem bem em sala de aula, façam os trabalhos de casa e estudem para as provas.
Vale ressaltar: um professor não é apenas um educador. Não é apenas alguém que transmite conhecimento para crianças e jovens, mas serve também como modelo de pessoa. O professor deve saber que influencia não só a mente, mas também o caráter e o comportamento dos alunos. Portanto, se você for professor, trate os estudantes com respeito. Seja gentil e atencioso com todos eles. Demonstre entusiasmo pelo estudo e aprendizado. Na maioria dos casos, das salas de ótimos professores saem ótimos alunos.
O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!
ASSINE O EDUCABRASOs comentários não representam a opinião do EducaBras.
Post mais recente
Mais lidos
- No results available