https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Isaac Newton - biografia, descobertas e frases

Publicado em 27 de março de 2023 Autor:
Isaac Newton

Isaac Newton (1642-1727) foi um físico, matemático e astrônomo inglês que é considerado uma das figuras mais influentes na história da Ciência. Ele é famoso por sua contribuição para a Física, especialmente com suas Leis do Movimento e a Lei da Gravitação Universal.

Isaac Newton nasceu em uma família modesta em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Depois de estudar na Universidade de Cambridge, ele começou a desenvolver suas teorias científicas, incluindo suas Leis do Movimento e sua Teoria da Luz e da Cor. Em 1687, ele publicou sua obra-prima “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”, onde apresentou suas Leis do Movimento e a Lei da Gravitação Universal.

Além de suas contribuições para a física, Newton também trabalhou na Matemática, Óptica, Filosofia Natural e Teologia. Ele foi um dos primeiros a desenvolver o cálculo matemático – uma ferramenta fundamental na Física Moderna. Ele também foi um dos primeiros a demonstrar que a luz branca é composta de várias cores.

Isaac Newton é considerado um dos cientistas mais importantes e influentes da história e sua obra teve um impacto duradouro no desenvolvimento da Física e de outras áreas da Ciência.

Biografia de Isaac Newton

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra, em 4 de janeiro de 1643 (na época, o calendário juliano estava em uso, então a data foi registrada como 25 de dezembro de 1642). Filho de um agricultor, ele cresceu em uma família modesta e estudou em escolas locais antes de ingressar na Universidade de Cambridge em 1661.

Na universidade, Newton estudou Matemática e Filosofia Natural. Ele fez importantes descobertas em ambos os campos, incluindo a criação do Cálculo (em conjunto com Gottfried Wilhelm Leibniz) e a formulação das Leis do Movimento e da Gravitação Universal. Suas descobertas revolucionaram a Física e mudaram a maneira como o mundo era compreendido.

Newton também trabalhou como professor universitário, serviu como diretor da Casa da Moeda Real da Inglaterra e foi eleito presidente da Royal Society em 1703. Durante sua vida, ele publicou vários trabalhos importantes, incluindo “Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), que descreveu suas Leis do Movimento e da Gravitação Universal.

Newton também era um estudioso da Alquimia e da Teologia. Ele acreditava que a Ciência e a Religião eram duas maneiras diferentes de entender o mundo, e passou anos estudando textos religiosos antigos em busca de pistas sobre a natureza do universo.

Newton morreu em 20 de março de 1727, em Londres, Inglaterra, aos 84 anos. Sua obra continua a influenciar a Ciência, a Filosofia e a Cultura em todo o mundo. Ele é amplamente considerado um dos maiores cientistas da história.

Infância e Estudos

Isaac Newton nasceu em uma pequena vila no condado de Lincolnshire, na Inglaterra. Seu pai morreu antes de seu nascimento e sua mãe se casou novamente quando ele tinha três anos, deixando-o sob os cuidados de seus avós maternos. De acordo com relatos, Newton era um menino quieto e introspectivo, que mostrava pouco interesse em brincadeiras e jogos infantis.

Newton frequentou a escola primária local e, em seguida, foi enviado para a Grammar School em Grantham, uma cidade próxima. Lá, ele demonstrou talento para a Matemática e começou a estudar os clássicos gregos e latinos. Quando tinha 17 anos, sua mãe o retirou da escola para ajudar na fazenda da família, mas Newton mostrou pouco interesse na agricultura e passou a maior parte do tempo lendo livros de Matemática e Ciências.

Em 1661, Newton foi admitido no Trinity College, em Cambridge, onde estudou Matemática e Filosofia Natural. Ele se destacou como estudante e logo chamou a atenção de seus professores, que o incentivaram a continuar seus estudos acadêmicos. Durante seu tempo em Cambridge, Newton desenvolveu suas primeiras ideias sobre Matemática, Óptica e Física, e começou a trabalhar em suas teorias revolucionárias sobre o movimento e a gravitação.

Após se formar em 1665, Newton retornou a Woolsthorpe devido à praga que assolava Cambridge. Foi lá que ele teve seu “ano milagroso”, durante o qual fez muitas de suas principais descobertas científicas, incluindo a Lei da Gravitação Universal e o Cálculo Infinitesimal. Newton mais tarde retornou a Cambridge para se tornar um professor e continuar suas pesquisas.

Descobertas de Isaac Newton

Isaac Newton é considerado um dos mais importantes cientistas da história. Algumas de suas principais descobertas incluem:

  • Leis do Movimento: Newton formulou as três Leis do Movimento que descrevem como os objetos se movem e interagem entre si. Essas leis são a base da Física Clássica.
  • Lei da Gravitação Universal: Newton descobriu que a força que atrai os objetos em direção à Terra é a mesma que mantém os planetas em suas órbitas ao redor do Sol. Essa descoberta foi fundamentada na Lei da Gravitação Universal, que descreve a relação entre as massas dos objetos e a força da gravidade que age entre eles.
  • Óptica: Newton foi o primeiro a demonstrar que a luz branca é composta por todas as cores do espectro visível e que a refração da luz em diferentes meios é a causa da dispersão das cores. Ele também inventou o primeiro telescópio de reflexão, que usa espelhos em vez de lentes.
  • Cálculo Infinitesimal: Newton foi um dos inventores do Cálculo Infinitesimal – uma área da Matemática que lida com o estudo de funções e limites. O Cálculo é amplamente utilizado em Física, Engenharia e outras áreas da Ciência.

Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton

A Lei da Gravitação Universal é uma das descobertas mais importantes de Isaac Newton e descreve a relação entre as massas dos objetos e a força da gravidade que age entre eles. A Lei da Gravitação Universal pode ser formulada da seguinte forma:

“A força da gravidade que atua entre dois objetos é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.”

Isso significa que, quanto maior a massa dos objetos envolvidos, maior será a força de atração gravitacional entre eles. A Lei da Gravitação Universal é usada para explicar a atração gravitacional entre os planetas em nosso sistema solar, bem como entre objetos em nosso planeta. A descoberta de Newton ajudou a estabelecer a Física Clássica como uma ciência fundamental e foi uma das principais contribuições da Revolução Científica do século XVII.

As Três Leis de Newton

As Três Leis de Newton, também conhecidas como as Leis do Movimento, são um conjunto de princípios fundamentais que descrevem como os objetos se movem e interagem entre si. Elas foram formuladas por Sir Isaac Newton em sua obra “Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica”, publicada em 1687. As Três Leis de Newton são:

Primeira Lei de Newton (Lei da Inércia): Todo corpo tende a manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme em linha reta, a menos que uma força resultante atue sobre ele. Em outras palavras, um objeto em repouso tende a permanecer em repouso e um objeto em movimento tende a continuar em movimento com a mesma velocidade e direção, a menos que uma força externa atue sobre ele.

Segunda Lei de Newton (Lei da Força ou Lei da Dinâmica): A força resultante sobre um objeto é igual à massa do objeto multiplicada pela sua aceleração. A aceleração é diretamente proporcional à força aplicada e inversamente proporcional à massa do objeto. Essa lei é frequentemente expressa na forma da famosa equação F = ma, onde F representa a força resultante, m representa a massa do objeto e a representa a aceleração resultante.

Terceira Lei de Newton (Lei da Ação e Reação): Para cada ação, há uma reação igual e oposta. Em outras palavras, sempre que um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este último exerce uma força de igual intensidade, mas em direção oposta, sobre o primeiro objeto. Essa lei explica por que o movimento é possível, já que os objetos só podem se mover quando há uma força que os impulsiona.

Essas três leis descrevem de maneira precisa e matemática o comportamento dos objetos em movimento e têm uma ampla gama de aplicações na Física, Engenharia e outras áreas da Ciência.

A lenda da maçã de Isaac Newton

A lenda da maçã de Isaac Newton é uma história muito popular que envolve a descoberta da Lei da Gravitação Universal pelo famoso cientista e matemático britânico Sir Isaac Newton. Segundo a lenda, enquanto estava sentado sob uma macieira no jardim de sua casa na Inglaterra, Newton observou uma maçã caindo de uma árvore. Esse evento teria inspirado Newton a pensar sobre as leis da Física e levou-o a fazer uma das maiores descobertas científicas da história.

No entanto, a história da maçã de Newton é provavelmente uma lenda popular que se desenvolveu ao longo do tempo e não há evidências concretas que comprovem a sua veracidade. Na verdade, a história só começou a aparecer em relatos históricos sobre a vida de Newton após a sua morte, o que levou alguns historiadores a questionar a sua autenticidade.

Apesar disso, é inegável que Newton fez grandes contribuições para a Ciência e a sua descoberta da Lei da Gravitação Universal revolucionou o entendimento sobre o universo e a sua mecânica. O trabalho de Newton continua a ser estudado e aplicado na Física Moderna e a sua figura é amplamente reconhecida como um dos maiores cientistas da história.

Obras de Isaac Newton

Isaac Newton foi um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, tendo feito contribuições significativas em áreas como Matemática, Física, Astronomia, Filosofia e Teologia. Algumas de suas obras mais importantes incluem:

“Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural): Publicada em 1687, é considerada uma das obras mais importantes da história da Ciência. Nela, Newton apresenta as suas três Leis do Movimento e a Lei da Gravitação Universal, que explicam a dinâmica dos objetos no universo.

“Opticks” (Óptica): Publicado em 1704, é um estudo da natureza da luz e da cor. Nele, Newton descreve suas descobertas sobre a decomposição da luz branca em cores do arco-íris e sobre as propriedades dos espelhos, lentes e prismas.

“Arithmetica Universalis” (Aritmética Universal): Uma obra de 1707, na qual Newton apresenta a sua notação de Cálculo Infinitesimal e discute questões relacionadas à Álgebra e à Teoria dos Números.

“De Motu Corporum in Gyrum” (Sobre o Movimento dos Corpos em Órbita): Um trabalho de 1684 que contém as primeiras formulações da Lei da Gravitação Universal.

Essas obras representam apenas uma pequena amostra dos muitos estudos e pesquisas que Newton conduziu ao longo de sua vida, e mostram a ampla gama de interesses e conhecimentos do cientista britânico.

Religião e Alquimia

Isaac Newton foi um cientista profundamente religioso e sua fé cristã teve uma influência significativa em sua vida e trabalho. Embora sua abordagem à religião fosse frequentemente bastante pessoal, Newton acreditava que o estudo da natureza poderia ajudar a revelar a grandeza e a sabedoria de Deus.

Ao longo de sua vida, Newton escreveu extensivamente sobre a teologia cristã, incluindo textos sobre a interpretação bíblica e a história da Igreja. Ele também foi um estudioso da Alquimia e passou grande parte de sua vida tentando desvendar os segredos da natureza por meio de experimentos e práticas alquímicas. Embora muitos de seus estudos sobre Alquimia tenham sido motivados por sua crença de que essas práticas poderiam ajudá-lo a entender melhor a natureza divina, eles também foram importantes em suas descobertas científicas, especialmente em relação à Óptica.

Isaac Newton foi um estudioso e pesquisador muito curioso e interessado em uma ampla variedade de assuntos, incluindo o estudo do Judaísmo e das Escrituras judaicas. Embora não fosse judeu, ele estudou a Bíblia em hebraico e acreditava que a compreensão das línguas originais das Escrituras era essencial para uma compreensão precisa da mensagem divina.

Newton também estudou textos judaicos antigos, incluindo a Mishná, o Talmud e os comentários rabínicos, e usou esses textos para ajudar a esclarecer questões relacionadas à história e à interpretação bíblicas. Ele também escreveu extensivamente sobre profecias bíblicas e sua relação com a história e o futuro da humanidade.

Muitos de seus escritos sobre o Judaísmo foram motivados por sua crença de que a Bíblia e a tradição judaica contêm informações valiosas sobre a natureza de Deus e do universo.

Honrarias

Isaac Newton recebeu várias honrarias durante sua vida. Algumas das principais são:

  • Cavaleiro: Em 1705, Newton foi nomeado Cavaleiro pelo Rei da Inglaterra, em reconhecimento a seus serviços prestados à Ciência e à Coroa.
  • Membro da Royal Society: Em 1672, Newton foi eleito membro da Royal Society – uma das mais prestigiosas instituições científicas do mundo na época.
  • Presidente da Royal Society: Newton serviu como presidente da Royal Society de 1703 até sua morte, em 1727.
  • Medalha Copley: Newton recebeu a Medalha Copley, a mais antiga medalha científica do mundo, em 1731, postumamente, por sua contribuição para a Física.
  • Moeda comemorativa: Em 2017, para comemorar o 375º aniversário do nascimento de Newton, a Royal Mint lançou uma moeda comemorativa de 50 centavos com o rosto de Newton e uma maçã caindo, em referência à sua descoberta da Lei da Gravitação Universal.

Os últimos anos de Isaac Newton

Os últimos anos de Isaac Newton foram marcados por sua crescente reputação como cientista e sua intensa atividade intelectual. Abaixo estão alguns eventos que ocorreram durante seus últimos anos:

  • Presidência da Royal Society: Newton foi eleito presidente da Royal Society em 1703 e permaneceu no cargo até sua morte, em 1727. Durante esse período, ele ajudou a estabelecer a sociedade como uma das principais instituições científicas da Europa.
  • Publicações importantes: Nos últimos anos de sua vida, Newton publicou várias obras importantes, incluindo “Opticks” (1704), que apresenta sua teoria da luz e das cores, e “The Mathematical Principles of Natural Philosophy” (conhecido como “Principia Mathematica”) (1687), que estabeleceu a base da Física Moderna.
  • Investigação alquímica e teologia: Newton também dedicou uma quantidade significativa de tempo a estudos alquímicos e teológicos nos últimos anos de sua vida. Ele escreveu mais de um milhão de palavras em trabalhos sobre esses assuntos, incluindo uma obra intitulada “Observations upon the Prophecies of Daniel and the Apocalypse of St. John”.
  • Saúde e morte: A saúde de Newton começou a se deteriorar na década de 1720, e ele sofreu um derrame em 1725. Ele faleceu em 20 de março de 1727, aos 84 anos, devido a complicações de uma infecção renal.

Frases de Isaac Newton

Isaac Newton é conhecido por suas contribuições revolucionárias para a Ciência e Matemática, mas também é lembrado por suas frases famosas, incluindo:

  • “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”
  • “Fiz esta carta mais longa porque não tive tempo de fazê-la mais curta.”
  • “Eu não sei como posso parecer para o mundo, mas para mim eu pareço ter sido apenas um menino brincando na praia e me divertindo em encontrar aqui e ali uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita do que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanece completamente inexplorado diante de mim.”
  • “A Natureza é um livro aberto, mas está escrito em língua matemática.”
  • “Platão é meu amigo, Aristóteles é meu amigo, mas meu melhor amigo é a verdade.”

Essas frases demonstram a profundidade do pensamento de Newton e sua capacidade de comunicar ideias complexas de maneira clara e concisa.

Curiosidades a respeito de Isaac Newton

Isaac Newton (1642-1727) foi um dos cientistas mais importantes e influentes da história. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre sua vida e trabalho:

  • Newton nasceu prematuro e era tão pequeno que cabia em uma xícara de chá.
  • Quando era jovem, Newton não era um bom aluno e muitos de seus professores pensavam que ele não chegaria a lugar nenhum.
  • Durante sua juventude, Newton teve problemas de visão e eventualmente desenvolveu catarata. Ele usava lentes para ajudá-lo a enxergar e, eventualmente, passou por uma cirurgia para remover as cataratas.
  • Em 1665, quando a Universidade de Cambridge foi fechada devido a uma epidemia de peste bubônica, Newton retornou à sua cidade natal e passou um ano trabalhando em seus estudos. Durante esse período, ele fez várias descobertas importantes em Matemática e Física, incluindo suas Leis do Movimento e a Lei da Gravitação Universal.
  • Newton era um alquimista dedicado e acreditava que poderia encontrar uma maneira de transformar metais comuns em ouro. Ele também estava interessado em assuntos esotéricos e religiosos, como a interpretação bíblica e a história da igreja.
  • Embora seja mais conhecido por suas contribuições para a Física, Newton também fez importantes contribuições para a Matemática, incluindo o Cálculo Infinitesimal e o Teorema do Binômio.
  • Newton se tornou Cavaleiro em 1705 e foi nomeado presidente da Royal Society em 1703, uma posição que ocupou até sua morte.
  • Newton morreu aos 84 anos de idade em 1727, em Londres. Ele foi enterrado na Abadia de Westminster e seu epitáfio dizia: “Aqui jaz Isaac Newton, Cavaleiro, que pela profundidade do seu pensamento matemático e mecânico, conseguiu estimar e prever as órbitas dos planetas, as marés dos mares, as trajetórias dos cometas; e esclareceu as questões da luz e da óptica.”




O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.