https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

A Correção da Redação e os Resultados do Exame

Publicado em 13 de junho de 2017 Autor:

Logo Enem

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é constituído por duas provas de múltipla escolha e por uma redação. O Edital do Enem revela o tipo de redação que exigirá na prova deste ano: dissertativo-argumentativa. Portanto, é fundamental que todas as pessoas que se inscreveram para prestar o Enem saibam o que constitui uma redação dissertativo-argumentativa. Esse tipo de redação exige que o aluno saiba articular seus pensamentos e que consiga defender, de forma coerente, seu ponto de vista. Não basta relatar fatos.

Este blog traz informações sobre a correção do Enem e os resultados do exame. É muito importante que o participante se familiarize com tais informações, pois se não respeitar as regras estabelecidas pelo Inep, arrisca receber nota zero no exame.

A Correção do Enem
É imprescindível que o participante transcreva a FRASE constante da capa no seu Caderno de Questões. Caso contrário, sua prova não será corrigida. É também necessário que a redação seja transcrita para a Folha de Redação e que as respostas sejam marcadas no Cartão-Resposta, com caneta esferográfica de tinta preta. Vale ressaltar que os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões NÃO serão considerados para fins de correção.

A nota na redação varia entre zero e mil pontos. A pontuação será atribuída conforme os critérios disponibilizados na Página do Inep, cuja URL é: http://portal.inep.gov.br/enem .

A redação da prova do Enem será corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um deles atribuirá uma nota entre zero e duzentos pontos para cada uma das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponderá, portanto, à soma das notas que atribuiu a cada uma das cinco competências.

Se houver discrepância entre os dois corretores – isto é, se diferirem por mais de cem pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das cinco competências for acima de 80 pontos, a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor. (Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final da redação será a média aritmética das notas totais atribuídas por eles). Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final da redação será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem; as demais serão desconsideradas.

Há a possibilidade de a nota total do terceiro corretor ser equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores. Nesse caso, a redação será corrigida por uma banca constituída por três corretores. Será a banca que atribuirá a nota final do participante; as notas anteriores serão desconsideradas.

É importante que todos os participantes saibam que a redação do Enem é fundamental para o êxito no exame. O mau desempenho na redação pode significar o fracasso no Enem. Portanto, além de se preparar para escrever uma boa redação, o participante precisa evitar cometer algum erro que cause com que receba nota zero nela.

O Edital do Enem informa que será atribuída nota zero à redação nos seguintes casos:

– A redação não atende à proposta solicitada. É fundamental que o aluno escreva a respeito do tema exigido. Receberá nota zero a redação que apresentar parte do texto deliberadamente incoerente com o tema proposto. Também receberá nota zero a redação que não respeitar a estrutura dissertativo-argumentativa. Isso significa que é imprescindível que o aluno saiba o que constitui uma redação dissertativo-argumentativa.

– A redação não apresenta texto escrito na Folha de Redação. Se isso ocorrer, ela será considerada “Em Branco”.

– A redação apresenta menos de sete linhas, independentemente de seu conteúdo. A redação que não respeitar essa exigência será configurada como “Texto insuficiente”. O Edital do Enem explicita que linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões NÃO serão consideradas para efeito de contagem do mínimo de linhas.

– A redação apresenta impropérios, desenhos ou outras formas de anulação, como conteúdo que desrespeite os direitos humanos. A redação que violar tais normas será considerada “Anulada”.

Os Resultados do Exame
Os gabaritos das provas objetivas do Enem serão divulgados na Página do Inep, cuja URL é http://portal.inep.gov.br/enem, e no aplicativo oficial do Enem. Os gabaritos serão disponibilizados até o terceiro dia útil seguinte ao da realização das últimas provas.

O participante poderá acessar seus resultados em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número do CFP e senha, na Página do Participante, cuja URL é http://enem.inep.gov.br/participante, ou no aplicativo oficial do Enem.

Os resultados de participantes treineiros serão divulgados 60 dias após a disponibilização dos resultados do Exame.

O participante deve saber que os resultados individuais do Enem 2017 não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos similares que não o explicitado no Edital do Enem. Além disso, somente o participante poderá autorizar que os resultados do seu exame sejam utilizados para fins de premiação ou publicidade. Vale ressaltar que a utilização dos resultados individuais da prova para fins de seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, e sim, da Instituição que o participante indicar.

Todos que prestarão o Enem 2017 devem estar cientes que a inscrição para participar na prova significa o consentimento formal para que suas notas e informações, inclusive as do questionário socioeconômico, sejam utilizadas em estudos e programas do governo brasileiro.

Prepare-se para o Enem com o Educabras.com
O Educabras.com é uma excelente forma de se preparar para o Enem. Além dos recursos inteligentes oferecidos aos assinantes, o Educabras.com disponibiliza aulas de Redação e de Português, que ajudam o aluno a se preparar para o exame. As aulas explicam de forma detalhada e didática o que constitui uma redação dissertativo-argumentativa e oferecem orientações para que o aluno consiga melhorar seu desempenho na redação do Enem.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.

akun vip mudah jp mahjong ways naga hitam game online tema menarik cheat engine game online fitur perkalian 1000 olympus meledak jp lucky neko rtp slot pg soft slot gacor deposit dana rtp slot tergacor game zeus sensasional rtp live tertinggi daftar akun game vipakun game thailand pola gacor spesialis game gacor pg soft hujan scatter situs game server jepang spaceman pragmatic x5000 cheat game incess asiaklub
statistik teknik rtp pg soft
slot mahjong simbol liar
slot gacor
akun slot server jepang
rtp slot pragmatic
dana bantu pemain slot
detail petir merah olympus
katalis mahjong winss
korelasi sweet bonanza pro
mahjong ways fun
mahjong wins tahun tinggi
optimasi mahjong pastikan profit
pola menang wild bandito
scatter naga mahjong mewah
taktik smart people
rtp 2100 cara menang
slot mahjong identik kemenangan
bocoran slot gacor hari ini
situs agen slot resmi
mahjong ways 2 berikan kejutan
pola mahjong ways
rtp live terbaru terupdate
akun slot vip
rtp slot paling akurat
akun demo pg soft
strategi rahasia mahjong
slot pragmatic play
akun demo slot lengkap
slot demo
kompas76
dilibet
76gaming
modus rujak bonanza bocoran aktual rtp slot bocoran perdana slot olympus ekspektasi slot mahjong rtp live pragmatic slot candy bonanza