https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Plano de Estudos para o Vestibular

Publicado em 09 de agosto de 2016 Autor:

Aluno Estudando

É fundamental que todos que se preparam para o Vestibular tenham um plano de estudos. A maioria dos exames exige muito do estudante, principalmente quando há muitos candidatos e as vagas de certos cursos são muito concorridas.

Por onde começar?

O primeiro passo é o aluno decidir que vestibulares pretende prestar, pois muitas faculdades substituíram esse exame pelo Enem que, em alguns casos, foi integralmente adotado. Há também faculdades que o adotaram parcialmente. Isto é, ainda aplicam o Vestibular, mas a nota do Enem influi na aprovação do candidato.

Se a faculdade de escolha do candidato aplicar o vestibular, faz-se necessário descobrir quais as matérias testadas na prova. Não há sentido em elaborar um plano de estudos antes de obter tal informação. O vestibulando deve se informar se o Vestibular inclui Língua Estrangeira. Algumas faculdades exigem a matéria de Inglês. Já outras permitem que o aluno tenha alguma escolha, existindo a possibilidade de escolher Espanhol em vez de Inglês. Há, porém, certas faculdades que incluem outras opções, como Italiano, Francês e Alemão.

O estudante deve também averiguar se o Vestibular que pretende prestar testa matérias como Arte, Filosofia e Sociologia. Existem exames que pedem essas matérias, mesmo que não sejam ensinadas em todos os colégios brasileiros.

É imprescindível que o aluno se informe se a faculdade aplica apenas um tipo de prova de Vestibular, pois em alguns casos, o tipo de teste administrado depende do curso para o qual o candidato se inscreveu. Por exemplo, uma faculdade pode ministrar um tipo de exame para os candidatos ao curso de Medicina muito diferente daquele aplicado para os que concorrem a uma vaga no curso de Administração. A ênfase da prova para o curso de Medicina pode recair sobre matérias como Biologia, Química e Física e a de Administração, sobre Matemática, História e Português.

Cabe ao aluno, portanto, familiarizar-se com as provas de vestibular que pretende prestar. Caso contrário, seu Plano de Estudos para o Vestibular pode ser inútil e até contraproducente.

É extremamente recomendável que o estudante consulte as provas aplicadas em anos passados pelos Vestibulares de sua escolha. Depois disso, deve se diagnosticar academicamente, ou seja, é necessário que avalie o quanto está preparado para cada uma das matérias testadas nas provas. Para tanto, deve praticar simulados e testes aplicados em anos anteriores. O fato de o vestibulando ter se sobressaído no colégio não significa que terá um bom desempenho no exame para a faculdade. Por exemplo, é possível que tenha tirado notas altas em Física no colégio porque o nível dos colegas era extremamente baixo. Por outro lado, um estudante que encontrou dificuldades em certa matéria no colégio talvez nela obtenha um excelente desempenho no Vestibular porque teve um professor exigente demais. Nesse caso, existe a possibilidade de ele estar muito mais bem preparado do que imagina. A forma de conseguir um diagnóstico confiável é simular as provas de Vestibulares a que o aluno pretende se submeter. Essa é uma ferramenta que o Educabras.com oferece aos assinantes.

A importância da Redação e da prova de Língua Estrangeira

O vestibulando não deve medir esforços para melhorar sua escrita. Redigir um bom texto é fundamental para ter um ótimo desempenho no Vestibular e no Enem.

O que significa fazer uma boa redação? Em primeiro lugar, significa escrever corretamente. Muitos alunos acreditam erroneamente que cometer erros gramaticais é aceitável, contanto que a redação seja interessante e coerente. O aluno deve se conscientizar de que não é aceitável cometer erros de ortografia, concordância e pontuação, pois demonstram pouco conhecimento da língua portuguesa. As regras gramaticais precisam ser respeitadas. Ao mesmo tempo, é necessário que a redação seja coerente. Em uma redação dissertativa, o aluno precisa defender seu ponto de vista. Precisa haver coesão e coerência, e os fatos apresentados devem estar corretos. Recomendamos que o aluno estude aulas de Redação e pratique escrever redações dissertativas. Sua nota em Redação, tanto no Vestibular como no Enem, poderá determinar se conseguirá ou não uma vaga na faculdade escolhida.

Como já foi mencionado, muitos vestibulares testam Língua Estrangeira e também permitem que o aluno escolha Espanhol em vez de Inglês. Mas vale lembrar que o fato de o Espanhol ser uma língua semelhante ao Português não significa que a prova dessa matéria seja mais fácil que a de Inglês. O aluno que consegue ler e entender textos escritos em Inglês pode ter mais facilidade com a prova dessa língua do que com a de Espanhol. A única forma de descobrir que língua escolher é praticar questões de Inglês e de Espanhol dos vestibulares que pretende prestar. Após responder a muitas questões dessas matérias, poderá diagnosticar qual é a mais fácil para ele.

Estudo Personalizado – aulas e questões

A melhor forma de se preparar para o Vestibular é saber o que é necessário estudar. O ideal seria se soubéssemos que assuntos serão testados no exame. Por exemplo, que assuntos de História cairão no Vestibular? Roma e Grécia, a Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial?

Nenhum de nós possui uma bola de cristal. Contudo, o Educabras.com (www.educabras.com) elaborou um sistema de Estudo Personalizado que permite ao aluno estudar de forma inteligente. Por meio de análises estatísticas, o Educabras.com revela aos assinantes do Programa de Estudo Personalizado os assuntos mais testados pelos vestibulares que pretendem fazer. Há vestibulares que, ano após anos, testam os mesmos assuntos. Há uma grande probabilidade de que tais tópicos sejam pedidos neste ano e nos seguintes. O Educabras.com disponibiliza tais informações preciosíssimas para os assinantes que, assim, podem dedicar seu tempo de estudo aos temas que provavelmente cairão no Vestibular de sua escolha.

Vale lembrar que o assinante do programa de Estudo Personalizado do Educabras.com tem acesso a todas as aulas e a todas as áreas do portal para alunos. Assim, estará preparado para o Vestibular mesmo que os assuntos testados sejam muito diferentes daqueles que caíram em provas anteriores.

O objetivo do Educabras.com consiste em preparar o aluno para o Vestibular. Objetivamos que ele otimize seu desempenho nos exames que presta, tanto no colégio como nas provas que fizer para ser admitido na faculdade escolhida. O Educabras.com se empenha em ajudar o estudante a melhorar significativamente sua nota tanto no Vestibular como no Enem.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.