https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Indisciplina na Escola

Publicado em 17 de fevereiro de 2020 Autor:

A indisciplina na escola pode prejudicar significativamente a qualidade da educação. De fato, a indisciplina no colégio, tanto no Brasil como em muitos outros países, constitui motivo de grande preocupação para educadores e formuladores de políticas educacionais. A indisciplina na escola se manifesta de diversas formas: violência contra professores, bullying, vandalismo, mau desempenho acadêmico, etc.

Sabemos que a disciplina é fundamental para todo tipo de aprendizado. É essencial para a educação formal. Portanto, é imprescindível que haja disciplina, paz e harmonia no colégio e em qualquer tipo de ambiente de aprendizado.

Toda escola deve ter um conjunto de regras que devem ser respeitadas por todos os alunos. As crianças precisam aprender que indisciplina e mau comportamento na escola são fenômenos inaceitáveis.

Vejamos alguns dos motivos por que há tanta indisciplina na escola:

Falta de disciplina no lar

Muitos pais costumam culpar a escola pelos problemas de disciplina dos filhos. É errado presumir que cabe ao professor ensinar a criança como ela deve se comportar. A escola não pode ser responsabilizada pelo fracasso dos pais em incutir disciplina nos filhos.

Instabilidade da família

A instabilidade de muitas famílias e lares é um dos motivos por que há tanta indisciplina na escola. É inegável que crianças e jovens são muito influenciados por pais e familiares. A criança que cresce em um ambiente turbulento e hostil pode sofrer trauma psicológico. Isso leva muitas crianças a se comportarem mal na escola. O estresse emocional gerado por problemas no lar pode causar com que crianças ajam de forma indisciplinada na sala de aula.

Localização da escola

Fatores ambientais constituem outro possível motivo pelo mau comportamento das crianças no colégio. Como se pode esperar que crianças e jovens ajam com disciplina se o colégio que frequentam se localiza em um bairro perigoso? É sabido que o desenvolvimento emocional das crianças é influenciado por tudo o que as rodeia. A insegurança, o medo e a ansiedade podem gerar comportamentos indesejados, tanto dentro como fora da sala de aula.

Influência da mídia

Vivemos na era digital: hoje, é muito fácil acessar sites de Internet, por meio de um computador ou celular, que contêm conteúdo violento e impróprio e que fomentam comportamentos indesejáveis.

Cabe aos pais tentar restringir o acesso dos filhos a conteúdos que sejam impróprios para menores de idade. Em certos casos, é aconselhável que os pais proíbam as crianças de ter livre acesso a qualquer site da Internet.

Baixos salários dos professores

O baixo salário do professor constitui outro fator que pode levar à indisciplina na escola. Evidentemente há exceções, mas a má remuneração de professores pode prejudicar a qualidade do ensino e, consequentemente, o interesse dos alunos pelos estudos. Vale ressaltar que são raros os casos em que um aluno interessado nos estudos se comporta mal na escola. Na maioria dos casos, é o desinteresse acadêmico que leva à indisciplina. Portanto, é fundamental que os professores sejam incentivados a melhorar a qualidade da aula. Uma das formas de fazer com que isso aconteça é renumerá-los adequadamente.

Escassez de recursos

Um dos motivos por que há graves problemas de indisciplina nas escolas é que muitas delas, principalmente as públicas, carecem de recursos financeiros. Isso prejudica a qualidade de ensino e, consequentemente, fomenta a indisciplina na escola. Cabe ao governo dedicar os recursos necessários para que os colégios públicos possam oferecer uma educação de excelente qualidade a todos os alunos.

Indisciplina de alguns professores

Uma fonte de mau comportamento nas escolas é a falta de profissionalismo de muitos educadores. Infelizmente, há professores indisciplinados: chegam atrasados à aula, demonstram falta de interesse pelos alunos e não se dedicam à profissão. Em alguns casos, questionam a autoridade do diretor e nem sequer seguem as regras da escola onde ensinam.

É evidente que a falta de disciplina de professores fomenta a indisciplina dos alunos.

Falta de disciplina na aplicação das regras da escola

A falta de regras claras e a inconsistência na forma como são aplicadas resultam em indisciplina na escola. Toda instituição de ensino deve ter um conjunto de regras. Se elas não são cumpridas – por exemplo, alguém que as violou não é devidamente disciplinado –, o restante dos alunos passa a ignorá-las. Além disso, quando as regras são administradas de forma incorreta ou injusta, fomenta-se o mau comportamento, pois a falta de disciplina na aplicação de regras incentiva a indisciplina dos alunos. Os jovens não toleram a injustiça e a arbitrariedade na aplicação de leis.

As regras da escola precisam ser justas e valer para todos. Devem ser transmitidas aos alunos de forma clara. Quem as desobedece precisa sofrer as consequências. Ademais, os alunos que se comportam bem devem ser recompensados para que os colegas sejam incentivados a agir da mesma forma.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.