https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Dicas de estudo

Publicado em 23 de agosto de 2019 Autor:

Há alunos que, ao longo dos anos, desenvolveram seus próprios métodos de estudo. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Mas, neste blog, oferecemos algumas dicas de estudo que devem ajudar todos a estudar de forma mais eficaz.

Dicas de estudo:

1. É recomendável revisar o que foi estudado em classe logo após o término da aula. Assim, a informação estará fresca em sua mente.

2. Comece a estudar para uma prova com, no mínimo, uma semana de antecedência. Na véspera da prova, revise suas anotações e tenha certeza de que decorou todos os fatos e fórmulas relevantes.

3. Quando estiver estudando para uma prova, não estude apenas com o livro didático ou a apostila. Consulte também as anotações de sala de aula, séries de exercícios, etc. Se você tiver dúvidas, e não contar com a oportunidade de consultar o professor, procure outras fontes de informação na Internet. Contudo, assegure-se de que o site é confiável, pois há muitas informações incorretas na Web.

4. Estude em um lugar confortável, silencioso e bem iluminado. Não estude enquanto você assiste à televisão. É melhor estudar um pouco e depois assistir a um filme ou a um programa de televisão do que tentar fazer os dois ao mesmo tempo. Poucos conseguem se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Também não é aconselhável estudar na cama: você pode acabar adormecendo.

5. Ao se preparar para uma prova, estude o que é mais relevante. Você deve estudar os detalhes apenas se sobrar tempo. Não desperdice tempo com o que não é tão relevante, mesmo que, para você, seja interessante.

6. Estude os conceitos gerais antes de estudar os detalhes. Muitos alunos têm dificuldades em aprender conceitos complexos porque não entenderam bem os básicos.

7. Durante os estudos, faça anotações e prepare um resumo das principais ideias. Para muitos, escrever é uma ótima forma de decorar. Além disso, resumos são muito úteis. Você deve revisá-los nos dias que antecedem a prova.

8. Não estude por mais de uma hora sem fazer uma pausa. É importante que o cérebro descanse um pouco. Levante-se da cadeira, coma uma fruta, beba um copo de água. Enfim, faça algo para relaxar. Mas não vá assistir à televisão: você corre o risco de gostar do programa e não voltar aos estudos.

9. Esta é uma dica de estudo que requer disciplina e persistência: estude um pouco todos os dias. Essa é a melhor forma de reter o que estudou em sua memória de longo prazo. Por outro lado, se você tentar estudar apenas na véspera da prova, por mais tempo que se aplique, o conhecimento adquirido será armazenado em sua memória de curto prazo. Isso significa que será facilmente esquecido. Se seu objetivo é ter um bom desempenho no Vestibular e no Enem, é importante armazenar o máximo possível de informações em sua memória de longo prazo.

10. Ao se preparar para uma prova, é fundamental que você tenha certeza de que entendeu bem o que estudou. Não basta ler nem mesmo decorar o material. Séries de exercícios constituem uma boa forma de testar seu grau de compreensão.

11. Se for estudar com outras pessoas, estude apenas com aquelas que são disciplinadas e que, como você, objetivam fazer um bom exame. Se você estudar com amigos, tome cuidado para não passar mais tempo conversando do que estudando.

12. Ao estudar com outra pessoa, é recomendável que um faça perguntas para o outro, a fim de testar o grau de compreensão e retenção da matéria.

13. Estude quando estiver com a mente descansada. Se você costuma ter dias cansativos, não estude tarde da noite: a capacidade de raciocinar e de memorizar não funciona tão bem quando estamos física ou mentalmente esgotados. Algo que demora horas para entender ou decorar tarde da noite pode ser facilmente compreendido e memorizado após uma boa noite de sono.

14. Se sacrificar o sono para ficar estudando a noite toda na véspera da prova, você se arrisca a ter um desempenho inferior ao esperado. Prepare-se com antecedência para ela e durma bem na noite que a antecede.

Fonte da Imagem: IStock



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.