Cursinho Pré-Vestibular - Curso Online

Publicado em 27 de março de 2018

Cursinho Pré-vestibular

Muitos alunos se perguntam se é necessário fazer um cursinho pré-vestibular para conseguir entrar na faculdade de sua escolha. A resposta a essa pergunta é que um cursinho pré-vestibular não é uma absoluta necessidade: há muitos alunos que conseguem uma vaga em cursos muito concorridos de ótimas faculdades sem terem feito um curso pré-vestibular. Contudo, é inegável que um cursinho pré-vestibular pode ajudar o vestibulando a otimizar seu desempenho no Vestibular.

É importante ressaltar que, atualmente, os alunos contam com diversas fontes de preparo para o Vestibular. Nos últimos anos, os cursinhos pré-vestibular online cresceram muito. Pode-se argumentar que muitos deles são mais eficazes do que os cursos presenciais. Um dos motivos disso é que os cursinhos online oferecem ferramentas tecnológicas que não podem ser replicadas com facilidade pelos cursinhos presenciais. Por exemplo, alguns cursos online, como o Educabras.com, oferecem muito mais material didático do que as apostilas de cursinhos tradicionais. Outras vantagens oferecidas pelos cursos online são os simulados e provas que o aluno faz pela Internet. Assinantes do Educabras.com, por exemplo, podem fazer quantos simulados quiserem. Tanto os simulados como as provas são corrigidas automaticamente e os resultados gravados na própria assinatura do aluno. A maioria dos cursinhos presenciais, por outro lado, costuma aplicar apenas alguns simulados ao longo de todo o curso.

Cursos online oferecem outras vantagens bastante significativas: custo e conveniência. A maioria dos cursinhos pré-vestibular online cobra algumas dezenas de reais por mês. Já a mensalidade de cursos presenciais chega a custar centenas ou até mesmo milhares de reais. Além disso, o curso online permite que o aluno estude de onde e quando quiser: basta ter acesso a um computador e à Internet. Um cursinho pré-vestibular online é a solução ideal para pessoas que trabalham durante o dia e podem estudar apenas à noite.

Há alunos que que não têm nenhum interesse em fazer um cursinho pré-vestibular, inclusive um curso online, que constitui uma solução relativamente econômica. Em vez disso, preferem adquirir livros e apostilas e estudar sozinhos. É inegável que muitos alunos não precisaram fazer um curso pré-vestibular para ter êxito no Vestibular. Contudo, recomendamos que os alunos considerem fazer um curso pré-vestibular online. Um bom curso online é um investimento que pode render muitos frutos. Afinal, o sucesso no Vestibular e no Enem pode determinar o futuro acadêmico e profissional do aluno. Os bons cursinhos online oferecem aulas de qualidade e certas ferramentas educacionais extremamente valiosas. Se bem utilizadas, podem ajudar o aluno a ter êxito no Vestibular.

A pergunta que todo vestibulando deve se fazer é: entre tantas escolhas, como escolher um curso pré-vestibular que seja ideal para mim?

Oferecemos algumas sugestões:

– É importante decidir que tipo de curso é mais adequado às suas necessidades: online ou presencial. O curso presencial oferece uma grande vantagem: a presença física do professor. É mais fácil e conveniente tirar dúvidas com um professor que esteja fisicamente presente. Contudo, é importante que o aluno saiba que há cursos presenciais com tantos alunos na sala de aula que o acesso ao professor é bastante limitado. Em muitos casos, o aluno, apesar de pagar centenas de reais para fazer o curso, encontra-se dentro de uma sala de aula com dezenas ou até mesmo centenas de outros estudantes. Consequentemente, o acesso ao professor é limitado. Mesmo o professor mais atencioso não tem como responder às dúvidas de centenas de alunos que se encontram em sala de aula. Ele pode ser um grande palestrante – um instrutor muito renomado -, mas dificilmente dará atenção aos alunos individualmente.

– É fundamental que o curso pré-vestibular, presencial ou online, disponibilize aos alunos um ótimo conteúdo preparatório para o Vestibular. O conteúdo pode ser apresentado por meio de apostilas, textos online ou vídeo-aulas. A forma como a aula é transmitida é de importância secundária. O essencial é que o conteúdo seja didático, relevante e atual e que transmita ao aluno os assuntos exigidos pela provas que ele pretende prestar. Caso contrário, o vestibulando arrisca dedicar horas de estudo a assuntos que são pouco testados pelas provas que prestará.

– O cursinho pré-vestibular precisa disponibilizar questões, provas e simulados. Estes constituem a forma ideal de o candidato avaliar se está preparado para o Vestibular. Estudar uma aula – ler um texto ou assistir a um vídeo – não significa que o aluno assimilou o conteúdo transmitido. Exemplificando: o aluno pode passar horas estudando um assunto de Matemática, mas a única forma de avaliar se realmente entendeu o que a aula visa a ensinar é conseguir responder corretamente a questões que testam o conteúdo abordado. Por exemplo, há uma enorme diferença entre estudar uma aula sobre Probabilidade e conseguir responder corretamente a questões desse assunto. Por meio de simulados e provas de vestibulares, o aluno pode medir quanto bem preparado está para as provas que pretende prestar. Os simulados apontam os assuntos que o aluno domina e os que lhe apresentam dificuldades.

Vale ressaltar que não basta o aluno responder a apenas algumas questões. É necessário que ele faça muitos simulados e provas. É também importante que ele acompanhe seu progresso acadêmico. Os erros que fizer nos simulados servem para apontar quais assuntos ele ainda não domina.

Um bom curso pré-vestibular pode ajudar o aluno a ter êxito no Vestibular. Contudo, cabe a ele se esforçar muito e estudar com afinco. Nenhum curso pode garantir que o aluno conseguirá uma vaga na faculdade de sua escolha. O curso pré-vestibular deve disponibilizar ao candidato o conteúdo e as ferramentas para que ele possa otimizar seu desempenho no Vestibular. Contudo, cabe ao estudante estudar com concentração e disciplina, principalmente se almeja uma vaga em um curso muito concorrido.

O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/educabras/public_html/blog/wp-content/themes/educabras/functions.php on line 1116