https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Benjamin Franklin: biografia, invenções, frases

Publicado em 28 de março de 2023 Autor:
Benjamin Franklin: biografia, invenções, frases

Benjamin Franklin (1706-1790) foi um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos da América e uma das figuras mais importantes da história americana. Ele foi um inventor, escritor, cientista, diplomata e político.

Biografia de Benjamin Franklin

Benjamin Franklin nasceu em Boston, Massachusetts, e iniciou sua carreira como aprendiz de impressor. Ele se tornou um empresário bem-sucedido na indústria de impressão e publicou vários jornais e revistas, incluindo o famoso “Almanaque do Pobre Richard”.

Franklin também foi um inventor prolífico e desenvolveu várias invenções importantes, como o pára-raios e os óculos bifocais. Ele também realizou experimentos em eletricidade e é conhecido por ter descoberto a natureza da eletricidade e o conceito de carga elétrica positiva e negativa.

Além de suas realizações científicas e empresariais, Franklin também teve uma carreira bem-sucedida na Política. Ele foi eleito para a Assembleia da Pensilvânia e, mais tarde, para a Assembleia Geral do Congresso Continental, onde ajudou a redigir a Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Franklin também serviu como embaixador dos Estados Unidos na França, onde ajudou a garantir o apoio francês à causa americana durante a Guerra Revolucionária – a Revolução Americana. Ele foi um dos signatários da Constituição dos Estados Unidos e é considerado uma das figuras mais influentes da história americana.

Infância

Benjamin Franklin nasceu em Boston, Massachusetts, em 17 de janeiro de 1706. Ele era o 15º filho de um total de 17 irmãos, filhos de Josiah Franklin, um fabricante de velas e sabão, e sua esposa, Abiah Folger, que era uma dona de casa.

A família Franklin não era rica e Benjamin teve uma infância modesta. Ele frequentou a escola em Boston até os 10 anos, quando foi retirado da escola para ajudar o pai em sua loja de velas e sabão. Aos 12 anos, ele se tornou aprendiz de seu irmão mais velho, James, que era um impressor de sucesso.

Enquanto trabalhava como aprendiz, Benjamin começou a ler vorazmente e a desenvolver suas habilidades como escritor e jornalista. Ele também começou a escrever artigos para o jornal de seu irmão, o New England Courant, sob um pseudônimo.

Aos 17 anos, Benjamin Franklin decidiu fugir de sua vida em Boston e mudou-se para Filadélfia, onde começou a trabalhar como impressor e jornalista. Ele rapidamente se estabeleceu na cidade e, aos poucos, começou a construir uma carreira de sucesso como empresário, inventor, cientista e político.

Jornalista

Benjamin Franklin foi um jornalista prolífico e influente em sua época. Ele iniciou sua carreira no jornalismo quando era aprendiz de seu irmão mais velho, James, que publicava o New England Courant em Boston. Quando Benjamin Franklin tinha 16 anos, começou a enviar cartas ao jornal sob o pseudônimo de “Silence Dogood”, que rapidamente se tornaram populares entre os leitores.

Em 1723, Benjamin Franklin fugiu de Boston e se mudou para Filadélfia, onde logo começou a trabalhar como impressor e editor. Ele fundou seu próprio jornal, intitulado The Pennsylvania Gazette, em 1729, que se tornou um dos jornais mais lidos e influentes da colônia. O jornal de Franklin incluía artigos sobre Política, Comércio, Ciência, Literatura e outros assuntos, e apresentava algumas das primeiras charges políticas da América.

Franklin também escreveu uma série de ensaios intitulados “The Busy-Body”, que foram publicados no jornal de Filadélfia em 1729. Esses ensaios constituíam uma sátira da vida social da época, e Franklin usou-os para criticar a fofoca e o comportamento hipócrita de alguns dos líderes da cidade.

Além de seu trabalho no jornalismo, Franklin também usou suas habilidades como escritor para promover suas ideias políticas e filosóficas. Ele escreveu vários ensaios famosos, incluindo “Advice to a Young Tradesman”, “The Way to Wealth” e “Poor Richard’s Almanack”. Seus escritos foram amplamente lidos e influenciaram a cultura e a política americanas.

Carreira Política

Benjamin Franklin teve uma carreira política muito bem-sucedida. Ele foi um dos mais importantes líderes políticos da história americana e serviu em vários cargos públicos e ajudou a moldar o futuro dos Estados Unidos.

Em 1751, Franklin foi eleito para a Assembleia da Pensilvânia, onde rapidamente se tornou uma das vozes mais influentes. Ele trabalhou duro para promover a Educação, a Cultura e a infraestrutura da colônia, e ajudou a estabelecer a primeira biblioteca pública da América. Ele também foi um defensor da liberdade de imprensa e lutou contra a censura do governo.

Franklin foi um forte defensor da independência americana e foi um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Ele também ajudou a redigir a Constituição americana e foi um dos fundadores do Partido Democrata-Republicano.

Além de seu trabalho como político, Franklin também serviu como embaixador americano em vários países, incluindo a França, onde desempenhou um papel fundamental na obtenção do apoio francês à causa americana durante a Guerra Revolucionária. Ele também ajudou a negociar o Tratado de Paris de 1783, que encerrou a guerra e garantiu a independência dos Estados Unidos.

A contribuição de Benjamin Franklin para a política americana foi fundamental para o estabelecimento dos Estados Unidos como uma nação livre e democrática. Ele foi um líder visionário e um dos Pais Fundadores mais respeitados e admirados da história americana.

O que Benjamin Franklin inventou?

Benjamin Franklin foi um inventor prolífico e criativo. Ele desenvolveu muitas invenções que tiveram um impacto significativo na vida cotidiana e na história da Ciência. Estas são algumas de suas principais invenções:

  • Pára-raios: Franklin inventou o pára-raios em 1752, após realizar experimentos com eletricidade e relâmpagos. Sua invenção ajudou a proteger as casas e edifícios dos danos causados pelos raios.
  • Bifocais: Franklin desenvolveu em 1784 os bifocais – uma lente de óculos que permitia que uma pessoa visse tanto de longe quanto de perto com a mesma lente. Isso se tornou um grande avanço na correção da visão e na qualidade de vida das pessoas.
  • Fogão de Franklin: Franklin inventou um tipo de fogão em 1744, que era mais eficiente e que produzia menos fumaça do que os fogões anteriores. Seu design foi amplamente adotado na época e ajudou a economizar combustível e a melhorar a qualidade do ar nas casas.
  • Catavento: Franklin inventou um catavento melhorado em 1746, que era mais eficiente e fácil de construir do que os cataventos anteriores. Sua invenção ajudou a tornar a energia eólica mais acessível para a moagem de grãos e outras tarefas.
  • Óculos de natação: Franklin inventou os óculos de natação em 1785, para ajudar a melhorar sua visão enquanto nadava. Sua invenção foi aprimorada ao longo do tempo e hoje é algo comum para nadadores e mergulhadores.

Essas são apenas algumas das inúmeras invenções de Benjamin Franklin. Ele também fez importantes contribuições para áreas como a Eletricidade, a Meteorologia, a Física e a Filosofia. Suas inovações demonstram sua genialidade, engenhosidade e paixão pela descoberta e pelo progresso.

Benjamin Franklin e a cidade de Filadélfia

Benjamin Franklin teve uma relação especial com a cidade de Filadélfia, na Pensilvânia, onde viveu por grande parte de sua vida. Ele contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a prosperidade da cidade em várias áreas, incluindo a Cultura, a Educação, a Infraestrutura e a Política.

Franklin ajudou a fundar a primeira biblioteca pública da América em Filadélfia, em 1731, que hoje é conhecida como a Biblioteca Pública de Filadélfia. Ele também fundou a Universidade da Pensilvânia em 1740, que se tornou uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país.

Além disso, Franklin foi um defensor da limpeza e higiene pública, e ajudou a criar o primeiro serviço de coleta de lixo da cidade. Ele também foi um forte defensor do sistema de bombeiros voluntários, e ajudou a organizar a primeira companhia de bombeiros de Filadélfia em 1736.

Benjamin Franklin também teve um papel fundamental na política de Filadélfia e da Pensilvânia, servindo em vários cargos públicos, incluindo a Assembleia da Pensilvânia e a Câmara dos Delegados dos Estados Unidos. Ele trabalhou para proteger os direitos civis e liberdades individuais dos cidadãos e para promover a independência americana.

Autobiografia de Benjamin Franklin

A “Autobiografia de Benjamin Franklin” é uma obra clássica da literatura americana e uma das primeiras autobiografias escritas. Franklin escreveu a maior parte dela entre 1771 e 1790, mas a obra só foi publicada após seu falecimento em 1790.

A “Autobiografia de Benjamin Franklin” é uma reflexão sobre sua vida e valores. Ele descreve sua crença na importância da virtude, da humildade e do trabalho árduo. Ele também fala sobre sua experiência como pai e marido, e seu desejo de deixar um legado positivo para as gerações futuras.

Em geral, a autobiografia é uma leitura fascinante sobre um dos fundadores mais notáveis dos Estados Unidos e suas realizações ao longo de sua vida.

Obras

Benjamin Franklin é conhecido por suas muitas realizações e contribuições para a sociedade em vários campos. Aqui estão algumas de suas obras mais conhecidas:

  • “Poor Richard’s Almanack” – um almanaque que Franklin publicou anualmente de 1732 a 1758, contendo previsões meteorológicas, calendários, aforismos e conselhos práticos.
  • “The Autobiography of Benjamin Franklin” – uma autobiografia escrita por Franklin que descreve sua vida e realizações.
  • “The Pennsylvania Gazette” – um jornal que Franklin possuía e publicava na Filadélfia, que se tornou uma das publicações mais influentes do país.
  • “Experiments and Observations on Electricity” – um livro escrito por Franklin que detalha suas descobertas sobre eletricidade e seus experimentos com raios.
  • “The Way to Wealth” – um ensaio escrito por Franklin que fornece conselhos práticos sobre finanças pessoais e sucesso financeiro.
  • “A Plan for the Union of Great Britain and the Colonies” – um plano escrito por Franklin em 1754 que propunha a união das colônias americanas em um governo centralizado.
  • “Letters from a Farmer in Pennsylvania” – uma série de cartas escritas por Franklin em 1767 e 1768 que protestavam contra as leis tributárias britânicas nas colônias americanas.
  • “Treaty of Paris” – um tratado assinado por Franklin em 1783 que encerrou a Guerra Revolucionária Americana e estabeleceu a independência dos Estados Unidos da Grã-Bretanha.

Homenagens a Benjamin Franklin

Benjamin Franklin é uma figura histórica importante, sendo considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos e um dos mais influentes intelectuais de seu tempo. Assim, ele recebeu muitas homenagens ao longo dos anos. Estas são algumas delas:

  • Franklin é retratado na nota de cem dólares dos Estados Unidos, que é a maior denominação da moeda americana.
  • Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, um navio da Marinha dos Estados Unidos foi nomeado em homenagem a Franklin – o USS Franklin (CV-13).
  • A Universidade de Franklin, uma faculdade privada em Lugano, na Suíça, recebeu o nome de Benjamin Franklin em sua homenagem.
  • Várias ruas, escolas e edifícios nos Estados Unidos foram nomeados em homenagem a Benjamin Franklin.
  • Em 1790, a Sociedade Real de Artes da Inglaterra concedeu a Franklin a medalha Copley – uma honra significativa na época.
  • A Sociedade Filosófica Americana, que Franklin ajudou a fundar em 1743, ainda existe hoje e continua a promover a pesquisa e o pensamento crítico.
  • O Franklin Institute, um museu e centro de ciência em Filadélfia, Pensilvânia, foi fundado em homenagem a Benjamin Franklin em 1824. O instituto ainda está em atividade hoje e realiza exposições e programas educacionais em Ciência e Tecnologia.

Frases de Benjamin Franklin

Benjamin Franklin foi conhecido por suas habilidades de escrita e oratória, e suas palavras ainda são citadas e lembradas até hoje. Aqui estão algumas de suas frases mais famosas:

  • “Early to bed and early to rise, makes a man healthy, wealthy, and wise.” (“Deitar cedo e se levantar cedo, faz um homem saudável, rico e sábio.”)
  • “An investment in knowledge pays the best interest.” (“Um investimento em conhecimento paga os melhores juros.”)
  • “In this world, nothing can be said to be certain, except death and taxes.” (“Neste mundo, nada pode ser considerado certo, exceto a morte e os impostos.”)
  • “Well done is better than well said.” (“Bem feito é melhor do que bem dito.”)
  • “Hide not your talents, they for use were made. What’s a sundial in the shade?” (“Não esconda seus talentos, eles foram feitos para serem usados. O que é um relógio de sol na sombra?”)
  • “Tell me and I forget, teach me and I may remember, involve me and I learn.” (“Diga-me e eu esqueço, ensine-me e eu posso lembrar, envolva-me e eu aprendo.”)
  • “Guests, like fish, begin to smell after three days.” (“Convidados, como peixes, começam a cheirar mal depois de três dias.”)

Curiosidades a respeito de Benjamin Franklin

Benjamin Franklin foi uma figura notável da história americana e mundial, com diversas realizações em sua vida. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre ele:
Além de ser um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, Franklin também foi um inventor prolífico. Ele é creditado por invenções como o pára-raios, as lentes bifocais e o aquecedor de Franklin – um tipo de fogão à lenha.

Franklin foi um escritor talentoso e publicou vários ensaios e artigos em seu jornal, o “Pennsylvania Gazette”. Ele também escreveu a famosa “Autobiografia de Benjamin Franklin”, que é considerada uma das grandes obras da literatura americana.

Franklin era um grande defensor da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão. Ele frequentemente usava seus jornais para criticar o governo e expor corrupção, e era um forte defensor da Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos.

Ele também era um amante de Ciência e frequentemente realizava experimentos em seu laboratório em casa. Um de seus experimentos mais famosos foi voar uma pipa em uma tempestade para provar que os raios eram uma forma de eletricidade.

Franklin viajou extensivamente pela Europa durante sua vida e foi embaixador dos Estados Unidos na França durante a Revolução Americana. Ele era muito popular na Europa e seus escritos e ideias tiveram uma influência significativa no Iluminismo europeu.

Além de suas realizações como inventor, escritor e estadista, Franklin também foi um filantropo generoso. Ele estabeleceu o primeiro serviço de bombeiros voluntários da Filadélfia, fundou a primeira biblioteca pública dos Estados Unidos e doou dinheiro para várias instituições de caridade.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.