Marketing e embalagens: A arte de vender

Marketing e embalagens: A arte de vender

Arte comercial

O termo arte comercial é geralmente usado para se referir à arte criada com uma finalidade comercial. Arte comercial é frequentemente denominada arte de publicidade e é utilizada para vender bens e serviços: é criada por uma empresa ou uma organização, geralmente com o propósito de difusão e distribuição em massa.    

Painel
Painel

O objetivo por trás da arte comercial é a comunicação: comunicar ideias e informações. A arte comercial aplica princípios artísticos a diversos campos. Ao divulgar os benefícios de um certo produto ou serviço, criar um logotipo chamativo ou explicar como uma tarefa deve ser realizada, o artista comercial organiza informações para criar uma apresentação que seja visualmente impactante e eficaz. Artistas comerciais criam propagandas, logotipos, cartazes, folhetos, capas de livros, embalagens de produtos e outras formas de trabalho artístico. O trabalho de um artista comercial é frequentemente utilizado para vender, promover, explicar, narrar ou informar.

Os designs são criados por meio de vários tipos de mídia: ilustrações, pinturas, fotografias e software. Os artistas e designers chamam esses tipos de designs de design gráfico ou design de comunicação.

O objetivo da arte comercial é divulgar ideias e atrair a atenção de consumidores. A ideia principal depende da campanha: pode ser reconhecimento de marca, divulgação de um novo serviço, aumento de vendas, obtenção de mais “curtidas” no Facebook, conscientização sobre um assunto ou obtenção de mais votos para um político em uma eleição.

Propaganda

O tipo mais comum de arte comercial é arte publicitária. Esse tipo de arte refere-se ao design gráfico utilizado no campo da propaganda e inclui design de impressão, ilustrações, fotografia e desenvolvimento Web e de vídeo. Na arte publicitária, criatividade e tecnologia se juntam para transmitir ideias.
A publicidade pode assumir várias formas: painéis, cartazes, páginas impressas em revistas e jornais, comerciais de televisão, apps (aplicativos), banners, etc. A publicidade pode promover um produto, um serviço, uma pessoa, um edifício, uma ideia, etc. A publicidade se encontra em toda parte – nas revistas que lemos, nos sites da Internet pelos quais navegamos, nas ruas e nos metrôs e mesmo em aplicativos de telefones celulares.

Ação de Marketing      Marketing coca-cola
Ações de marketing da Coca-cola

A publicidade divulga novos produtos e tenta convencer as pessoas a comprar produtos que já conhecem. As propagandas divulgam praticamente tudo: produtos que todos nós consumimos – como alimentos, roupas e calçados –, formas de entretenimento (por exemplo, novos filmes lançados no cinema), remédios e produtos de beleza e até mesmo campanhas e ideias políticas. De fato, em épocas de eleições, os políticos tentam “se vender” ao divulgar suas ideias políticas e planos de governo. 

A publicidade pode também prestar um serviço público valioso. Em vez de tentar vender um produto, pode transmitir uma mensagem benéfica para o público. Exemplificando: pode pedir para que as pessoas não joguem o lixo nas ruas, que vacinem seus filhos, que usem o cinto de segurança e que não dirijam se estiverem embriagas.

Desenho Gráfico

Desenho Gráfico é um processo criativo que reúne arte e tecnologia para transmitir ideias. O designer trabalha com uma variedade de ferramentas de comunicação a fim de transmitir mensagens de um cliente para um público-alvo.

Designers são especialistas em apresentar informações visualmente em impressão ou em filme, embalagens ou sinais.

Os designers gráficos utilizam imagens desenhadas, pintadas, fotografadas ou geradas por computador. Eles também elaboram os tipos de letras utilizadas em anúncios, livros, revistas e computadores. O design gráfico faz parte de nosso dia a dia. Em embalagens de alimentos, em outdoors, em carros, em camisetas, etc., o design gráfico está presente em praticamente todo lugar: informa, convence, organiza, estimula, localiza, identifica, atrai a atenção e proporciona prazer.

Os designers desenvolvem imagens para representar as ideias que seus clientes desejam transmitir. As imagens podem ser ferramentas de comunicação bastante poderosas e convincentes. Elas podem fazer mais do que divulgar informações: podem até influenciar o estado de humor e o espírito das pessoas. O objetivo geralmente é obter uma resposta positiva por parte do espectador ou consumidor.

Se um design é baseado em imagens, estas precisam ser claras e transmitir a mensagem por completo, pois esse tipo de design contém poucas ou mesmo nenhuma palavra. Um design baseado em imagens é utilizado em casos em que o designer decide que “uma imagem vale mais que mil palavras.”  

Contudo, os designers geralmente utilizam palavras para transmitir uma mensagem. Eles costumam mesclar imagens – fotos, ilustrações e belas-artes – e tipografia (palavras) para comunicar o que o cliente deseja transmitir para seu público-alvo. Cabe ao designer decidir qual deve ser o equilíbrio entre o uso de imagens e de palavras.

Logotipos e Designs Corporativos

Há diversos tipos de designs corporativos: logotipos, símbolos, logomarcas, marcas, cartões de vista, artigos de papelaria, folhetos e catálogos. Estes são utilizados no dia a dia para transmitir uma variedade de informações.

Um dos elementos mais importantes no programa de design corporativo de uma empresa é o seu logotipo, símbolo ou marca registrada. Um símbolo bem feito transmite de forma eficaz o que uma empresa faz. O logotipo aparece em praticamente todo material impresso que a empresa utiliza. Em certos casos, pode ser utilizado inclusive nos veículos da empresa.      

      logo applelogo Itaú logo Nike

logo Google
Exemplos de logotipos

Símbolos e logotipos são tipos de identificadores, que transmitem informações de forma condensada.

Símbolos são elementos base da identidade visual que podem integrar uma marca. O símbolo frequentemente constitui o elemento mais forte da identidade corporativa.

O logotipo é uma forma particular como o nome de uma instituição ou de um produto é representado graficamente.

Tanto o símbolo como o logotipo são formas de materialização de um conceito abstrato para o público. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como logotipo. Por exemplo, diz-se “o logotipo da Nike é a onda”, quando, na realidade, refere-se ao símbolo.

Alguns identificadores são híbridos: uma combinação de símbolo e logotipo. Para criar tais identificadores, o designer precisa ter uma visão bastante clara sobre a empresa, sobre a ideia a ser transmitida e também sobre o público-alvo.

Cartazes

Um cartaz é um aviso ou um anúncio, geralmente exibido em áreas públicas, que informa as pessoas sobre eventos, produtos ou serviços. Há diversos tipos de cartazes: outdoors, placas sobre campanhas de segurança e sobre campanhas políticas, anúncios em ônibus, etc. Para ser eficaz, um cartaz deve transmitir uma mensagem clara, que seja instantaneamente compreensível.

Campanha Barack Obama    Poster Barack Obama
Pôsteres da campanha de Barack Obama a presidência dos Estados Unidos - 2008

Embalagens

Pacotes e embalagens – que também incluem capas de livros e rótulos de latas e garrafas – são consideradas uma forma de arte comercial. Além de ajudar a proteger o que ela contém, a embalagem é também utilizada como forma de publicidade para atrair a atenção de consumidores.

A embalagem de um produto é muito mais do que um simples recipiente ou invólucro que protege o produto, facilita seu manuseio e informa suas características e especificações. A embalagem é também uma forma de propaganda para se vender o produto. O design da embalagem – tanto estrutural como gráfico – se torna cada vez mais relevante à medida que há mais concorrência no mercado. Em certos casos, o consumidor aprecia mais a embalagem do que o próprio produto.

Em supermercados e lojas de variedades, há muita concorrência entre produtos semelhantes. O design da embalagem serve como veículo de propaganda para distinguir um produto de outros produtos semelhantes. Quando várias empresas vendem basicamente o mesmo produto, a única coisa que os distingue é a embalagem.

Embalagens     Embalagens coca-cola
Embalagens

Embalagem Nescau
Edição Limitada: NESCAU®-  embalagens divertidas – 2012

Sumário

- Arte comercial
- Propaganda
- Desenho Gráfico
- Logotipos e Designs Corporativos
- Cartazes
- Embalagens
- Publicações
- Oportunidades profissionais
Assine login Questões a responder image Questões para o Enem image