Duração da prova: 5h.

REDAÇÃO

Texto 1

"Ao que se deve dar bastante ênfase em matéria de leitura é que nós estamos em uma sociedade predominantemente letrada. Tudo tem letra. A placa do ônibus, as ruas, as máquinas com que se trabalha. Tudo tem uma palavrinha ou um número. Tudo é escrito com letra. A pessoa que não lê, fica excluída de cara. Então, este é o primeiro degrau. Mas, isso não basta porque as instruções sobre máquinas, dos automóveis, dos computadores e da televisão vêm tudo escrito com trechos longos e com muitas palavras. Assim, a pessoa deve ter mais um degrau de leitura, que é ser capaz de ler este tipo de coisas mais complexas."   

Ruth  Rocha
(http://tinyurl.com/tudoleitura Acesso em: 20.08.14. Adaptado)

 

Texto 2

Pegava livros no lixo: ex-catador de Brasília conta como virou médico
Bruna Souza Cruz

Cícero Batista venceu a pobreza e se formou em medicina


O dia seis de junho de 2014 é uma data muito importante para Cícero Pereira Batista, 33. É data da sua formatura, quando ele fez o "Juramento de Hipócrates" e jurou fidelidade à Medicina. O diploma na tão sonhada carreira foi um investimento de quase oito anos da vida do ex-catador.

Natural de Taguatinga, cidade satélite a 22,8 km de Brasília, Cícero nasceu em família pobre e precisou de muita perseverança para alcançar a formação em uma das carreiras mais concorridas nos vestibulares. Ele só começou a fazer a graduação aos 26 anos.

"Minha família era muito pobre. Já passei fome e pegava comida e livros do lixo. Para ganhar algum dinheiro, eu vigiava carro, vendia latinha. Foi tudo muito difícil pra mim, mas chegar até aqui é uma sensação incrível de alívio. (...) A sensação é de que posso tudo! A educação mudou minha vida, me tirou da miséria extrema", conta Cícero.

O histórico familiar de Cícero é complicado: órfão de pai desde os três anos e com mãe alcoólatra, o médico tinha dez irmãos. Dois dos irmãos foram assassinados.

Quando tinha 5 anos, o menino pegava o que podia ser útil no lixo. Inclusive livros, apesar de não saber ler. Com o tempo, conta o ex-catador, eles foram servindo de inspiração. Ficava mais feliz quando encontrava títulos de biologia, ciências. Certa vez, encontrou alguns volumes da Enciclopédia Barsa e "descobriu Pedro Álvares Cabral, a literatura, a geografia".

(http://tinyurl.com/uol-medico Acesso em: 27.08.14. Adaptado)


Proposta de produção de texto

Ambos os textos tratam da leitura na formação social do cidadão. A partir dessa coletânea, redija um texto dissertativo, em prosa, sobre a importância da leitura para a inclusão social.


Instruções:
1.    Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.
2.    Não copie os textos apresentados.
3.    Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa.
4.    Não redija o texto em versos.
5.    Organize seu texto em parágrafos.
6.    Dê um título a seu texto.
7.    A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.

FATEC 2015 - 1ª Prova

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias

Língua estrangeira:-

Inglês

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PROVA

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas!

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

A Assinatura Alunos com Estudo Personalizado inclui acesso a todas as aulas e a todas as ferramentas de estudo para alunos, como Simulados, Provas de Vestibulares, Provas de Enem, questões revisando as aulas, entre outras.

Mais informaçõesimage

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage