REDAÇÃO

TEXTO I

CLASSE MÉDIA JÁ É 50% DA POPULAÇÃO


O número de brasileiros que compõem a nova classe média, cuja renda varia de R$ 1.126 a R$ 4.854, chegou a 94,9 milhões de pessoas e ultrapassou pela primeira vez 50% da população, de acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), relativa a 2009. O indicador confirma uma tendência que já estava sendo apontada pela pesquisa mensal de emprego (PME) desde 2008, segundo informações da pesquisa “A Nova Classe Média: O Lado Brilhante dos Pobres” divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa mostrou que de 2003 a 2009, um total de 29.063.545 ascenderam para a classe C, a chamada nova classe média.
Fonte: Rio de Janeiro. Agência Estado. Gazeta do Povo, 11.set.2010, p. 19.

TEXTO II

Fonte: Gazeta do Povo, 11.set.2010, p. 8.


Proposta de Redação

Com apoio nas informações do texto jornalístico e na crítica do cartunista Tiago Recchia, escreva um texto em que você deve posicionar-se sobre o tema apontado pelos dois textos.
Observe o tom irônico do cartunista. Afinal, a situação é realmente boa, ou ainda falta o bife no prato dos brasileiros?

SOBRE A REDAÇÃO

1. Estruture o texto da sua redação com um mínimo de 15 e um máximo de 20 linhas.
2. Faça o rascunho no espaço reservado.
3. Transcreva o texto do rascunho para a FOLHA DE REDAÇÃO que lhe foi entregue em separado.
4. Não há necessidade de colocar título.
5. Não coloque o seu nome, nem a sua assinatura na FOLHA DE REDAÇÃO, nem faça marcas nela. A FOLHA DE REDAÇÃO já se encontra devidamente identificada.

PUCPR 2011

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Filosofia
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas!

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

A Assinatura Alunos com Estudo Personalizado inclui acesso a todas as aulas e a todas as ferramentas de estudo para alunos, como Simulados, Provas de Vestibulares, Provas de Enem, questões revisando as aulas, entre outras.

Mais informaçõesimage

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage