REDAÇÃO

TEXTO 1


EPIDEMIA ENDEMIA E PANDEMIA – Conceitos
1. Epidemia
É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando o que se chama surto epidêmico.

2. Endemia
É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.

3. Pandemia
A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

(Adaptado de FRANÇA, N. B. M. - www.infoescola.com/doencas/endemiaepidemia- e-pandemia. Acesso 05/10/09)

 

TEXTO 2


PANDEMIAS DE GRIPE – HISTÓRICO

A primeira pandemia desta doença que se tem notícia evoluiu de uma gripe surgida na África em 1510 e se espalhou por toda a Europa.

  • Gripe Asiática (1889–1890 – vírus H2N8). Foi detectada no início de 1889 na Rússia. Chegou ao Cáucaso e se espalhou rapidamente pelo oeste e atingiu a América do Norte ainda em 1889. No ano seguinte, atingiu a América do Sul, Índia e Austrália. Alcançou alta taxa de mortalidade.
  • Gripe Espanhola (1918–1919 – vírus H1N1). Foi identificada em tropas dos Estados Unidos, no Kansas, em 1918. Nesse mesmo ano, espalhou-lhe por todos os continentes. Foi extremamente mortal, mas desapareceu em menos de dois anos. Morreram mais de 25 milhões de pessoas.
  • Gripe Asiática (1957–1958 – vírus H2N2). Foi identificada na China em 1957 e espalhou-se pelos Estados Unidos. Só neste último país causou a morte de aproximadamente 100.000 pessoas.
  • Gripe Suína (na atualidade – vírus AH1N1). Habitualmente o vírus infecta porcos. Neles, portanto, a gripe é endêmica. Ainda não se chegou a um número definitivo de mortes causadas por esta gripe.
(Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia. Acesso 06/10/09)

 

Proposta de Redação


Com a leitura dos textos 1 e 2 faça a sua redação, um texto dissertativo, na qual você deve enfocar os males causados por epidemias.

SOBRE A REDAÇÃO

1. Estruture o texto da sua redação com um mínimo de 15 e um máximo de 20 linhas.
2. Faça o rascunho no espaço reservado.
3. Transcreva o texto do rascunho para a FOLHA DE REDAÇÃO que lhe foi entregue em separado.
4. Não há necessidade de colocar título.
5. Não coloque o seu nome, nem a sua assinatura na FOLHA DE REDAÇÃO, nem faça marcas nela. A FOLHA DE REDAÇÃO já se encontra devidamente identificada.

PUCPR 2010

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Filosofia
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas!

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

A Assinatura Alunos com Estudo Personalizado inclui acesso a todas as aulas e a todas as ferramentas de estudo para alunos, como Simulados, Provas de Vestibulares, Provas de Enem, questões revisando as aulas, entre outras.

Mais informaçõesimage

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage