UNIOESTE 2007 inverno - Redação

PROVA DE REDAÇÃO

Vestibulando:

A seguir, constam as orientações para realizar a Prova de Redação. Leia, escolha um tema e faça rascunhos nos espaços reservados para isso. Ainda que este caderno deva ser devolvido ao final da prova, os seus rascunhos de redação não são considerados no vestibular, senão apenas o texto que você escrever na folha de versão definitiva.

Além deste caderno, você está recebendo, portanto, a folha de versão definitiva. Nela, você deve passar a limpo o texto definitivo da sua redação, pois é a folha de versão definitiva que a Banca de Redação irá avaliar.

Quanto à folha de versão definitiva:

✔ Não preencha o canto superior direito, pois esse espaço está reservado para o lançamento da nota pela Banca de Redação!
✔ Não escreva seu nome, nem seu número de inscrição em nenhuma parte desta folha, pois a folha já está personalizada no rodapé!
✔ Assine no rodapé da folha.
✔ Redija com a caneta de tinta preta fornecida pelos fiscais.



Orientação Geral


duas propostas sugeridas para redação. Você deve escolher uma delas e desenvolvê-la conforme as determinações solicitadas: tipo de texto, destinatário, linguagem mais apropriada, objetivo que deve ser alcançado.
Os textos apresentados nas propostas foram extraídos de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opiniões e argumentos relacionados com o tema de cada proposta. Eles não apresentam necessariamente a opinião da Banca de Redação: são textos como aqueles que estão disponíveis na sua vida diária de leitor de jornais, revistas ou livros.
Ao elaborar sua redação, consulte a coletânea e utilize-a segundo as instruções específicas de cada proposta. Atente, entretanto, para o fato de que não basta simplesmente copiar passagens ou partes de maneira aleatória. Elas só devem ser utilizadas de forma articulada à posição que você pretende defender. Você poderá utilizar-se, de memória, de outras informações e argumentos que julgar relevantes para o desenvolvimento de seu texto.


PROPOSTA 1


Elabore um texto dissertativo, para ser publicado em um jornal, manifestando sua opinião sobre o tema:

CONSUMO E PADRÃO DE BELEZA


1. Conquistar o visual perfeito é um verdadeiro tormento para homens e mulheres. As imagens de corpos perfeitos estão por toda a parte: em revistas, jornais, televisão, cinema, desfiles de moda, outdoors. Nas mulheres, eles são magros e bem definidos; nos homens, fortes e musculosos. Assim como as roupas da moda e as novidades no mundo da tecnologia, essas imagens se tornaram um grande sonho de consumo. Diante do bombardeio feito pela mídia - que de tempos em tempos nos impõe algum tipo de comportamento - alcançar esse ideal de beleza virou sinônimo de sucesso e felicidade.

(Ana Luiza Silveira. Adaptado de http.ajudaemocional.com.br).


2. A beleza é, em sua própria essência, algo muito relativo. Prova disto é que os padrões de beleza se modificaram no decorrer da história da humanidade. Antes considerada um atributo da natureza, a beleza passou a ser encarada como uma questão de “conquista” e, nesta lógica, é necessário investir muito dinheiro e tempo a fim de se alcançar a aprovação da sociedade. A beleza, ou melhor, a feiúra, acabou gerando um lucrativo mercado no mundo capitalista. Com muita propriedade, a escritora americana Noemi Volf afirma, em seu livro O mito da beleza, que “a beleza é um sistema monetário assim como o ouro”.

(Rosângela Angelin. Adaptado de Rev. Espaço Acadêmico, março/2005).


3. Como afirma Maria Rita Kehl: “A maior beleza está no corpo livre, desinibido em seu jeito de ser, gracioso porque todo ser vivo é gracioso quando não vive oprimido e com medo. É a livre expressão de nossos humores, desejos e odores; é o fim da culpa e do medo que sentimos pela nossa sensualidade natural; é a conquista do direito e da coragem a uma vida afetiva mais satisfatória; é a liberdade, a ternura e a autoconfiança que nos tornarão belos. É essa a beleza fundamental.”

(Retirado de espaçoacademico.com.br).



PROPOSTA 2

 

Educação na era da tecnologia


Segundo a pesquisadora Beatriz Rizek (USP), “daqui a nove anos, as escolas já poderão contar com monitoramento on-line, em tempo real e remoto, capaz de direcionar o trabalho e a exploração dos espaços de maneira produtiva.
No que se refere às ciências biológicas e exatas, os jogos de computador e a robótica, para citar alguns exemplos, poderão representar teorias e situaçõesproblema até então complexas e desanimadoras de serem estudadas e compreendidas.
Imagine se será possível colocar um aluno no mercado de trabalho sem mostrar a ele a realidade que chega todos os dias às grandes organizações. Hoje já existem cirurgias que ocorrem com o profissional distante do paciente – numa sala de computadores –, enquanto um robô realiza o trabalho programado. Da mesma forma, é possível recriar realidades virtualmente e, assim, produzir filmes, viagens, descobertas no espaço, sensações, cheiros, sons. Tudo faz parte da educação também.” (Adaptado da revista Profissão Mestre/maio/2006).

Com base nas informações acima, escreva uma CARTA a um professor que você conheça, na qual você manifeste e justifique sua opinião sobre o tema proposto.


ATENÇÃO:
✔ Assine sua carta SOMENTE como JOÃO ou MARIA.
✔ Sua carta deve ter, no mínimo, 20 linhas escritas.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage