UFRGS 2011 - Redação - Profissão de Professor

PROPOSTA DE REDAÇÃO  - UFRGS 2011

Leia o texto abaixo.

É indiscutível que o professor é fundamental para o progresso de qualquer sociedade. Sob sua responsabilidade, formam-se vários profissionais, e, por este fato, a profissão de professor é muitas vezes apelidada de “profissão das profissões”. Entretanto, só isto não basta para caracterizar  sua dimensão. É preciso olhar para o professor com olhos de quem quer ver um país melhor

Disponível em: <http://www.angola24horas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2949: banalizando-o-professor-que-sociedade-a-construir&catid=23:angola24horas&Itemid=34>.

 

Observe, abaixo, dados de pesquisa realizada em 2009 pela Fundação Carlos Chagas sobre a atratividade da carreira docente no Brasil, divulgados por Zero Hora, em 2010, em matéria intitulada Jovens evitam ser professor.

 1.501 jovens entrevistados, cursantes do 3º ano do Ensino Médio

56% mulheres

44% 
homens
Onde estudam

93%escola particular

34%escola pública 
Considerou ser professor no processo de escolha profissional

67% não pensou em ser professor
32% pensou em ser professor
 1% sem resposta 
Adaptado de: Zero Hora, 4 set. 2010, p. 44.

 

Com relação a cursos universitários de Licenciatura, ou seja, que preparam para a profissão de professor, observe os dados que seguem, referentes à oferta de vagas e ao número de candidatos inscritos nos concursos vestibulares da UFRGS de 2005 e de 2011.

Considerando os dados dos quadros de oferta de vagas e de número de candidatos inscritos nos vestibulares de 2005 e de 2011 para os cursos de Licenciatura da UFRGS,
-  avalie por que a profissão de professor se encontra desprestigiada entre os jovens;
-  ilustre sua avaliação com dados da pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas e com dados comparativos de 2005 e 2011 de um ou mais cursos da UFRGS constantes nos quadros acima; e
-  redija uma redação de caráter dissertativo, justificando e defendendo seu ponto de vista, incluindo, se julgar oportuno, sugestões para a revalorização da profissão de professor em nossa sociedade.

Instruções:
1 - Crie um título para seu texto e escreva-o na linha destinada a este fim. 
2 - Redija uma redação com extensão mínima de 30 linhas, excluído o título – aquém disso, seu texto não será avaliado –, e máxima  de 50 linhas, considerando-se letra de tamanho regular. 
3 - As redações que apresentarem segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas. 
4 - Lápis poderá ser usado apenas no rascunho; ao passar sua redação para a folha definitiva, faça-o com letra legível e utilize caneta.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage