PUC-RS 2016 inverno - Redação

REDAÇÃO

A seguir são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:
♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
♦ Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas.
♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas.
♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, assinale o tema desenvolvido no campo indicado, na parte superior da folha.
♦ Releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
♦ Lembre-se de que não serão considerados:
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis.
Boa prova!´

TEMA 1
A PRÁTICA DO NADISMO

Marcelo Bohrer criou o movimento do nadismo depois que sofreu um colapso físico e mental. Ele apresentou seu projeto em 2006, divulgando-o na internet, em entrevistas à imprensa e no livro Nadismo – Uma Revolução Sem Fazer Nada. Logo a ideia se espalhou, conquistando adeptos em diversas regiões do Brasil. Seguindo a mesma premissa de movimentos internacionais como Ócio Criativo, Movimento Slow e Clube da Preguiça, o Clube do Nadismo organiza encontros para promover a valorização dos momentos de quietude, permitindo-se desfrutar desse tempo sem culpa. O Clube do Nadismo defende ainda, além dos encontros, a ideia do abandono momentâneo, diariamente ou mesmo semanalmente, da utilização dos aparelhos tecnológicos.

Adaptado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Nadismo. Acesso em 18/04/2016.

Se você escolher este tema, reflita sobre a prática do nadismo e procure responder às seguintes questões: Você se identifica com esse tipo de proposta ou se sente culpado quando nada faz? Por quê? A prática do “fazer nada” traz, ou não, benefícios para sua rotina?

TEMA 2
A ANSIEDADE AJUDA OU ATRAPALHA?

Saber lidar com as preocupações se tornou uma característica desejada, porque a ansiedade foi relegada ao posto de vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial para a sobrevivência, ela ganhou o estigma de atrapalhar as relações pessoais, a competência no trabalho e todo tipo de situação delicada. “Se o candidato não consegue dominar a ansiedade na hora da seleção de emprego, já questionamos como ele agirá no ambiente de trabalho”, diz Adriana Vilela, analista de recursos humanos da RHBrasil, empresa que recruta candidatos para o mercado de trabalho. Mas, se estamos vivos hoje, é a ela que devemos agradecer, porque nos fez ser mais cautelosos durante séculos e séculos de evolução. E, por mais que possa atrapalhar o trabalho, o namoro, as coisas boas da vida e acabe com a sua paciência no trânsito, nem sempre é bom se livrar dela.

Adaptado de: http://super.abril.com.br/ciencia/sobre-a-ansiedade. Acesso em 09/04/2016.

Para desenvolver este tema, você deverá avaliar a relação entre as exigências da vida moderna e o surgimento de transtornos de ansiedade, respondendo à seguinte pergunta: Como a ansiedade pode ser utilizada para favorecer uma vida profissional e emocional bem-sucedida?

TEMA 3
“DEBOÍSTAS” X “HATERS”

O que são os haters?

Hater” significa “Pessoa que odeia (“odio”, do latim “odiu”), aquele que desgosta”. Ou, como poderia ser descrito no “Moderníssimo Dicionário Baixaki de Verbetes Tecnológicos”, aquele que não tem o que fazer e passa todo o tempo disponível realizando ataques gratuitos a outros usuários que possuem opinião diferente. O problema é que todo mundo tem opiniões diferentes às dos haters, porque eles não têm opinião.

Fragmento adaptado de: http://www.tecmundo.com.br/erro-404/6071- erro-404-o-submundo-dos-haters.htm. Acesso em 02 abr. 2016.

Para desenvolver este tema, você deverá discutir as razões pelas quais há tantos “haters” em nossa sociedade (na Internet ou fora dela) e a(s) forma(s) de lidar com eles.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage