PUC-RS 2015 - Redação

REDAÇÃO

Abaixo são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.

Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:

  • Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
  • Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas.
  • Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
  • Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas.
  • Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
  • Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
  •  Lembre-se de que não serão considerados:
    •  textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
    •  textos redigidos a lápis ou ilegíveis.

Boa prova!

TEMA 1

Moradores de rua X Circulação pública


Não é trabalho dos mais difíceis encontrar estruturas que impeçam a presença de moradores de rua junto a prédios na área central de Porto Alegre. Mesmo em regiões mais afastadas do Centro Histórico, é possível achar estratégias variadas para afastar essa população, normalmente sob o pretexto de que exalam mau cheiro e deixam os locais sujos.

O caso de uma grade instalada para impedir a presença de sem-tetos sob a marquise de um prédio da Rua da República, no bairro Cidade Baixa, levantou o debate nas redes sociais sobre a rejeição à presença de moradores de rua.

Fragmento adaptado de: http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2014/08/ estruturas-antimoradores-de-rua-se-espalham-por-porto-alegre-4574237.html. Acesso em 21 ago. 2014


Se escolher o tema 1, você deverá apresentar o seu ponto de vista sobre a instalação de estruturas antimoradores de rua em calçadas e demais ambientes públicos.

TEMA 2

Ajuda X Esmola


Foi de uma premissa simples que as amigas Luana Flôres, 30 anos, Helena Legunes, 22 anos, e Laura Camardelli Brum, 24 anos, iniciaram o projeto que espalha cabides pela cidade para que as pessoas deixem roupas e agasalhos: “se você precisa, é seu”. Para reproduzir o Amor no cabide, as idealizadoras recomendam que as roupas não sejam penduradas em árvores e fiquem ao abrigo da chuva. O projeto foi copiado em cidades do interior e de outros estados, como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Adaptado de: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/07/ iovens-espalham-cabides-nas-ruas-para-doacao-de-agasalhos-4558281.html.Acesso em 22 ago. 2014.


Você considera projetos como Amor no cabide uma medida efetiva ou paliativa para amenizar os problemas sociais no País?


TEMA 3

Público X Privado


O papel social de indivíduo (e de cidadão) é uma identidade social de caráter nivelador e igualitário. Essa seria sua característica ideal e normativa, de modo que, como cidadão, eu só clamo direitos iguais aos de todos outros ‘homens’. O conjunto de cidadãos, assim, é um conjunto de unidades teoricamente idênticas e absolutamente iguais e paralelas.

Mas o que ocorre comigo quando saio de casa e vou para o mundo da rua e das relações impessoais que ali estão implicadas? O que ocorre comigo quando me transformo em cidadão?

DaMatta, Roberto. A casa e a Rua: espaço, cidadania, mulher e a morte no Brasil. 5 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Fragmento publicado em http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1429. Acesso em 30 ago. 2014.


Se você optar pelo tema 3, deverá analisar o modo como algumas pessoas modificam seu comportamento quando estão em espaços públicos, discutindo as consequências de comportamentos inadequados em ambientes compartilhados.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage