PUC-RS 2010 - Redação

Abaixo são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.

Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:

- Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
- Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas.
- Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
- Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas.
- Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
- Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
- Lembre-se de que não serão considerados:
     -  textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
     -  textos redigidos a lápis ou ilegíveis.

Boa prova!

TEMA 1

Sobre o medo, suas consequências e a necessidade de enfrentá-lo.

Provisoriamente não cantaremos o amor,
Que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços.

Em "Congresso internacional do medo", Carlos Drummond de Andrade antecipa o sentimento que, mais e mais, vem condicionando nossas vidas. Desde crianças aprendemos a evitar os perigos da rua, a não confiar em estranhos, a nos prevenir contra doenças contagiosas... Com tantos temores, fica difícil manter o equilíbrio e seguir vivendo com alegria, já que a maior parte de nossos medos nos acompanha na vida adulta.

Se você decidir escrever sobre este tema, considere uma situação ou um problema específico que lhe provoque medo. Diga como ele pode afetar a sua vida e a de outras pessoas e apresente sugestões para superar este sentimento.

TEMA 2

Sobre o heroísmo e seu significado na sociedade contemporânea

O ser herói, Marília, não consiste / em queimar os impérios: move a guerra / espalha o sangue humano, / e despovoa a terra / também o mau tirano. / Consiste o ser herói em viver justo: / e tanto pode ser herói o pobre, / como o maior Augusto. (Tomás Antônio Gonzaga)

Os antigos heróis de faroeste deram lugar aos astros da música ou do futebol. Mas nem todos os heróis surgem nas telas de cinema ou frequentam as principais páginas dos jornais. De vez em quando nos deparamos com exemplos mais próximos de heroísmo, como o do rapaz anônimo que, em meio à enchente, arriscou a vida para salvar a passageira de um carro levado pela enxurrada.

Ao optar por este tema, você pode refletir sobre as seguintes questões: o que faz de um indivíduo qualquer um herói na atualidade? Por que suas ações se destacam e provocam tanta admiração nas pessoas?

Apresente seu ponto de vista e analise dados da realidade para fundamentá-lo.

TEMA 3

Sobre o aprendizado e a prática das virtudes

"Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros." (André Comte-Sponville)

Além da coragem, existem outras virtudes que distinguem positivamente os indivíduos que as praticam. Frequentemente ouvimos falar (e bem) de um funcionário polido, de um professor justo, de um amigo fiel. Mas no que consiste, exatamente, a polidez, a justiça, a fidelidade? E o que dizer da solidariedade, da gratidão, da generosidade, da perseverança, da compaixão, da responsabilidade...? Ninguém nasce virtuoso, daí o mérito de quem aprende a ser assim.

Caso você opte por este tema, escolha uma das virtudes acima elencadas ou outra que você considere especialmente importante. Procure defini-la, explicando, depois, em que situações ela mais se faz necessária e, principalmente, como é possível aprender e praticar essa virtude no dia a dia e nas diferentes etapas da vida.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage