PUC-RS 2008 inverno - Redação

Abaixo são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.

Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:

- Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
- Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas.
- Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
- Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas.
- Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
- Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
- Lembre-se de que não serão considerados:
     -  textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
     -  textos redigidos a lápis ou ilegíveis.

Boa prova!

TEMA 1

Cada indivíduo tem valores próprios, que se estruturam sob a influência de diferentes fatores, como família, sociedade, experiências pessoais, e que podem (e em certos casos devem) mudar no decorrer da vida.

Você também tem os seus. E é sobre isso que você vai escrever, se escolher o tema 1.

Para tanto, sugerimos que pergunte inicialmente a si mesmo: O que é que eu mais valorizo na vida? Após, tendo escolhido um ou mais valores que sejam fundamentais para você, elabore um texto dissertativo, no qual você apresentará esses valores e fará uma reflexão sobre a importância deles em sua vida.

Você pode usar a primeira pessoa, mas não precisa se limitar à sua opinião; pode confrontá-la com outros pontos de vista, a fim de desenvolver uma reflexão mais objetiva sobre o tema.

TEMA 2

Basta abrir um jornal ou ouvir um noticiário para concluirmos que o Brasil está carente de valores positivos em diferentes contextos: familiar, social, estudantil, profissional, só para citar alguns. Diante desse problema, e a partir do que você conhece da realidade brasileira, reflita sobre a questão e selecione um ou mais valores que estão faltando aos brasileiros.

Após, elabore um texto dissertativo no qual você apresentará esse(s) valor(es) e comentará quais as consequências da sua ausência na vida dos brasileiros, apresentando sugestões para recuperá-lo(s).

Para melhor desenvolver o tema, você pode fundamentar seu ponto de vista apresentando fatos históricos, dados da atualidade, ou mesmo fazendo uma comparação com a realidade de outros países.

TEMA 3

"Pedro é um funcionário correto, mas não tem iniciativa."
"Carlos é um cara que sabe conviver com as diferenças."
"Se Maria puder criar uma confusão, ela cria."
"Se José não conseguir resolver este problema, ninguém mais resolve."

Frases como essas, ouvidas com frequência em nosso cotidiano, correspondem ao que especialistas em planejamento de carreira profissional consideram "slogans" pessoais. Ou seja: assim como alguns produtos são associados automaticamente a uma marca, cada pessoa tem – ou pode vir a ter – uma (e às vezes mais de uma) "marca registrada", geralmente compatível com os valores que cultiva.

Considerando este contexto, e também o fato de que você pretende ingressar na Universidade, reflita sobre esta questão e selecione uma "marca registrada" pessoal, pela qual você gostaria de ser conhecido, no "Mundo PUCRS", por seus professores e colegas.

Após, elabore um texto dissertativo, no qual você identificará a sua "marca registrada" e fará uma reflexão sobre como essa característica poderá repercutir em sua vida acadêmica.

Você pode usar a primeira pessoa, mas procure demonstrar que a sua escolha é fruto de uma reflexão objetiva e aprofundada sobre o tema.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage