Puc-Goiás 2012-1 - Redação - Atentado 11 de setembro

ORIENTAÇÕES
• Sua Prova de Redação deverá ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30.
• Você deverá marcar a proposta escolhida na Folha da prova de Redação. Caso não o faça, será penalizado(a).
• Você não poderá assinar a Carta, seja com nome verdadeiro ou fictício.
• Você não poderá assinar a Folha da Prova de Redação em hipótese alguma.

Observe ainda...
A prova terá nota ZERO se
. fugir ao tema proposto;
. for cópia da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova e, inclusive, de textos de domínio público;
. o texto for ilegível e/ou não apresentar domínio da norma padrão e/ou do gênero textual exigido.

Texto informativo

O trágico e o simbólico na violência do 11 de setembro

No terrível atentado do 11 de setembro, visualizouse a utilização da violência como resposta aos conflitos. O terrorismo não é um termo recente. A expressão originariamente refere-se à ação estatal da Revolução Francesa de matar a todos que se opusessem à Revolução e ao novo Regime estabelecido. Assim, a violência institucionalizada com conotação política intimidativa surge, em termos modernos, no Estado francês, que além de berço dos direitos fundamentais é, também, berço da expressão terrorismo. [...]

De forma análoga, a destruição das Torres Gêmeas do World Trade Center representa um dos mais altos graus de violência alcançado pelo homem, com desenvolvimento tecnológico e com a diminuição da inibição do controle inato de não matar. À semelhança da bomba atômica de Hiroshima, o ataque se deu por meio do transporte aéreo, em que o homem voa sobre o alvo, perseguindo o inexorável objetivo de realizar a tarefa destrutiva sem inibições, inclusive com o sacrifício do próprio instinto de sobrevivência. [...]

Na arte e na literatura, frequentemente, há o uso de imagem ou de atividade para representar outra coisa, geralmente emblema tangível de algo abstrato ou objeto mundano que evoque domínio superior. [...] para Carl Jung, o que chamamos de símbolo é termo, nome ou imagem que pode ser familiar na vida quotidiana, mas que possui conotação específica além do sentido óbvio. [...]

Assim, Jung afirma: “Então uma palavra é simbólica quando implica alguma coisa mais que o seu significado óbvio ou imediato. possui um maior aspecto do inconsciente que o que é definido ou explicado. [...] Para a linguística, todas as palavras são consideradas símbolos, ou signos arbitrários, vinculados àquilo a que se referem em virtude do uso e do costume, estudados neste aspecto pela Semiótica (ciência geral dos signos e da semiose; estuda os fenômenos culturais como sistemas de significação). Segundo a psicanálise, os símbolos, em especial as imagens dos sonhos, são manifestações de desejos e temores subconscientes e reprimidos de extrema relevância para o equilíbrio psíquico. [...]

O World Trade Center concretizava o neoliberalismo como a corrente ideológica econômica prevalecente no mundo contemporâneo. Era o maior complexo comercial do mundo, sede de inúmeras empresas comerciais que atuavam no mercado do comércio internacional. As Torres Gêmeas eram as estruturas mais imponentes do complexo. Com 415 metros de altura eram, à época da construção, das maiores do mundo, tendo sido construídas ao custo de US$750 milhões. [...] No âmbito da Capital e do Comércio Internacional, o World Trade Center estava para o neoliberalismo e a globalização econômica como Maomé e o Alcorão estão para o Islamismo e para o mundo muçulmano.

Todos esses ícones e suas representações foram abalados com o ataque de 11 de setembro que, propositadamente, buscou tê-los como alvos simbólicos do poderio americano até então inabalável. [...]

O 11 de setembro de 2001 comprovou a existência de uma comunidade transnacional televisiva, prevista por Virilo e McLuhan. Dentre os inúmeros aspectos simbólicos, já analisados, esse evento de comunicação universal representa, também, a globalização da informação que permite atos de comunicação mundiais como os apresentados pela CNN e por outras emissoras na cobertura desse mágico-trágico evento da aldeia global.

Habermas, sob o mesmo ponto de vista, destaca que: “Todos nós fomos transformados em testemunhas oculares desses eventos apocalípticos; nós fomos transportados ao simbolismo bíblico pelo que vimos na TV”. A linguagem da retribuição da agressão utilizada pelo presidente americano assemelha-se às máximas do Velho Testamento “Olho por olho ... dente por dente”.

Assim como afirma Habermas, o ataque a Nova Iorque representou ataque a toda humanidade, a cada pólis do planeta Terra. A humanidade uniu-se, por meio da velocidade dos meios de informação, simultaneamente, a toda a tragédia vivida pelo povo americano na ação terrorista.

No entanto, não só a ação terrorista foi momento de comunicação global. A reação também o foi. A resposta dada pelo presidente americano de retaliação trazida no âmbito mundial pelas redes de televisão, permitiu à humanidade a apreensão e a vivência da lei de talião. A ação e a reação ao ato terrorista assinalaram, consequentemente, ato comunicativo universal aos direitos fundamentais. Qual seria, então, o futuro construído pelo Homem, no mundo globalizado?

(Adaptado de: FARIAS, paulo José. Liberdades fundamentais: a terceira torre em perigo. Jus navigandi, Teresina, ano 9, n. 449, 29 set. 2004. Disponível em: http://jus.com. br/revista/texto/5753. Acesso em: 04 out. 2011.)

Tema desta prova:

Que futuro temos desenhado para o homem?

Observação: fazem parte desta prova, além do texto informativo, uma coletânea com três textos, os quais deverão ser lidos atentamente. Em seguida, reflita sobre o assunto, estabeleça as relações necessárias e escolha apenas uma das três propostas a seguir, para desenvolver sua redação.

TEXTO 01

“Quando a revolução das idéias negou o processo material da modernidade, Roger não se perturbou. Era isso mesmo, dizia ele. As coisas precisam movimentar-se, fervilhar e, se possível, explodir-se. Desde muito moço, suas inquietações, suas indignações com a lentidão e as mesmices fi zeram dele um jovem, não diria extremista ou revoltado, diferente, um inovador permanente e um mutante incondicional.”

(RODRIGUES, 2011)


TEXTO 02


(Disponível em: http://www.ianafarias.blogspot.com. Acesso em: 8 set. 2011.)

TEXTO 03
“Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.”

(Charles Chaplin, em Tempos Modernos.)

Proposta 1 – Desenvolva uma dissertação argumentativa discorrendo sobre o futuro do homem e de suas experiências, no mundo globalizado.

Proposta 2 – Elabore uma carta argumentativa para uma das ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz (2011), Ellen Johnson Sirleaf (Libéria), Leymah Gbowee (Libéria) e Tawakkul Kar Man (Iêmen), apresentando sua opinião a respeito do ataque terrorista ao World Trade Center, ocorrido em 2001, e suas consequências, 10 anos depois, para o mundo.

Proposta 3 – Desenvolva uma dissertação expositiva na qual você responderá à seguinte questão: *Quo Vadis? Dez anos após o 11 de setembro, para onde caminha a humanidade? __________

*A expressão significa “Aonde vais?”

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage