Fatec 2012 Inverno - Redação - Construção de uma Nova Sociedade

PROPOSTA DE REDAÇÃO - FATEC 2012 - 2 Prova

Dizem que estar zen é criar um espaço de equilíbrio entre corpo e mente de tal modo que aflorem atitudes positivas. Quando empregamos a palavra zen,evocamos a ideia de transcendência à própria existência, ao próprio sofrimento, à própria condição, enfim.

Tornar o cotidiano mais leve com atitudes de tolerância e de busca pela harmonia pode ser considerada uma atitude zen.

Leia os textos a seguir e reflita sobre a concepção de zen.

Texto I

Ser zen é ser livre e saber os seus limites. É servir, cuidar, respeitar, compartilhar. Ser zen é está envolvido nos problemas da cidade, da rua, da comunidade. É oferecer soluções, ter criatividade. Ser zen é fluir com o fluir da vida. 

 

(Monja Cohen. Disponível em http://www.humaniversidade.com.br/boletins/ser_zen.htm Acesso em: 12.05.2012. Adaptado.) 

Texto II


Em qualquer lugar do mundo, a solução para valorizar um espaço geográfico seria a transferência do povo pobre para que megaprojetos se instalassem. Em Londres, a história não foi essa. Prédios e casas centenárias foram mantidos e convivem harmonicamente com os prédios luxuosos que lá foram erigidos. Na verdade, a comunidade local participou do projeto de implantação, inclusive não concordando com o projeto previsto para o local pelo empreendedor original. Não saiu, ficou! Não perdeu, ganhou! O bairro valorizou. Boa parte do conteúdo do projeto está relacionada ao impacto social do empreendimento. É interessante ressaltar que as dimensões das edificações foram pensadas de tal forma a não agredir os moradores locais e para tanto foram projetadas diversas escalas de prédio a partir do mais baixo, o dos locais, até o espigão do empreendimento, passando por prédios de alturas intermediárias, exatamente uma curva de Gauss.

(KLAVDIANOS, Dionyzio. Disponível em http://paraconstruir.wordpress.com/2012/03/22/viagem-a-londres-convivencia-harmonica/ Acesso em: 02.04.2012. Adaptado.) 

Texto III


Um torcedor do Palmeiras foi morto na noite de domingo durante uma briga entre integrantes das torcidas Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel. Ele foi baleado na cabeça e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos, que provocaram perda de massa encefálica. O conflito, envolvendo cerca de 300 torcedores do Palmeiras e do Corinthians, ocorreu na zona norte da capital paulista, bem antes do clássico entre as duas equipes e distante do local do jogo, o Pacaembu, na zona oeste. Para o promotor Thales César de Oliveira, coordenador do Plano de Ação de Jogos de Futebol do Ministério Público Estadual, trata-se de uma questão de intolerância. “A nossa sociedade é, muitas vezes, intolerante com a diversidade, com opções diferentes das suas e, no futebol, isso é potencializado pela paixão que a pessoa tem, não necessariamente pelo time pelo qual torce, mas pela torcida organizada.”

(MOREIRA, Marli. Disponível em http://noticias.br.msn.com/ Acesso em: 02.04.2012. Adaptado.) 

PROPOSTA

Com base nas ideias dos textos apresentados e na concepção de zen, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema: 

Ações tolerantes, construção de uma nova sociedade.

Instruções:
1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista. 
2. Não copie os textos dados. 
3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa. 
4. Não redija o texto em versos; organize-o em parágrafos. 
5. Dê um título a seu texto. 
6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage