Fatec 2011 Inverno - Redação - O Futuro

PROPOSTA DE REDAÇÃO - FATEC 2011 - 2 Prova
 
Texto I 

Leia os textos seguintes e reflita sobre as informações neles expressas. Elas constituem o ponto de partida para desenvolver sua redação.

Estar aberto às novidades é estar vivo. Fechar-se a elas é morrer estando vivo. Um certo equilíbrio entre as duas atitudes ajuda a nem ser antiquado demais nem ser superavançadinho, correndo o risco de confusões ou ridículo.

Sempre me fascinaram as mudanças – às vezes avanços, às vezes retorno à caverna. Hoje andam incrivelmente rápidas, atingindo nossos usos e costumes, ciência e tecnologia, com reflexos nas mais sofisticadas e nas menores coisas com que lidamos. Nossa visão de mundo se transforma, mas penso que não no mesmo ritmo; então de vez em quando nos pegamos dizendo, como nossas mães ou avós tanto tempo atrás: “Nossa! Como tudo mudou?”.

Nos usos e costumes a coisa é séria e nos afeta a todos: crianças muito precocemente sexualizadas pela moda, pela televisão, muitas vezes por mães alienadas, por teorias abstrusas1 e mal aplicadas. Se antes namorar era difícil, o primeiro batom rosa-claro aos 15 anos, e não havia pílula anticoncepcional, hoje talvez amar ande descomplicado demais.

Na educação, cansei de falar. Cada dia uma nova notícia: não se reprova mais ninguém antes de tal série, os alunos entram na universidade sem saber escrever, coordenar pensamento, ler e entender. Não todos. Não sempre, mas cada vez com mais frequência.

Na saúde, acho que muito melhorou. Em breve estaremos menos doentes. Teremos de descobrir o que fazer com tanto tempo de vida a mais que nos será concedido. Nada de aposentadoria precoce, chinelo e pijama (isso ainda se usa?). Mas aprender sempre. Interrogar o mundo, curtir a natureza, saborear a arte, viajar para Marte, e outras rimas exóticas.

Quem sabe nos mataremos menos. Leremos unicamente livros eletrônicos ou algo ainda mais moderno. As crianças terão outras memórias, outras alegrias; os adultos, novas sensações e possibilidades – mas as emoções humanas, estas eu penso que vão demorar a mudar. Todos vão continuar querendo mais ou menos o mesmo: afeto, presença, sentido para a vida, alegria. Desta, por mais modernos, avançados, biônicos, quânticos, incríveis, não podemos nos esquecer. Ou não valerá a pena nem um só ano a mais, saúde a mais, brinquedinhos a mais. Seremos uns robôs cinzentos e sem vida.

(Lya Luft, Veja, 02.03. 2011. Adaptado.) 

abstrusas1: incompreensíveis, obscuras

Texto II

Fatec 2011

PROPOSTA

Redija uma dissertação sobre o tema A SEGUIR.

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO FUTURO


Instruções:
1. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista. 
2. Não copie nem parafraseie os textos dados. 
3. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da língua portuguesa. 
4. Não redija o texto em versos, escreva-o em parágrafos. 
5. Dê um título a seu texto. 
6. A versão definitiva da redação deve ser apresentada em folha específica e a tinta.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage