ACAFE 2015 Inverno - Redação - Imigração e intolerância religiosa

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REDAÇÃO
01. Elabore uma redação de 20 a 30 linhas (sem considerar o título), usando o espaço próprio na Folha de Redação. Textos com menos de 20 linhas e o que exceder a 30 linhas não serão corrigidos.
02. Use o espaço para rascunho, caso deseje. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.
03. Na sua redação, você deve:
- atribuir um título na linha destinada a esse fim;
- ocupar as linhas de uma até a outra margem, observando o espaçamento adequado entre as palavras, com letras e espaços de tamanho regular, respeitando os parágrafos;
- utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português culto (padrão formal), redigindo com letra legível e usando somente caneta de tinta azul ou preta.
04. Fragmentos de texto escritos em locais indevidos, segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, cópias dos textos motivadores ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas.
05. Não será aceita redação em versos.
06. Qualquer redação, por mais bem feita que esteja, terá nota zero se fugir, completamente, da orientação proposta e das especificações do edital.

TEMAS PARA A REDAÇÃO

Proposta 1

Boa parte dos haitianos que imigraram para o Brasil em busca de uma vida melhor tem se decepcionado com o país. Encontraram emprego, mas não a tão falada hospitalidade brasileira, muito menos a democracia racial tão apregoada pelos quatro cantos do mundo. A xenofobia e o racismo que têm varrido a Europa também fazem morada no Brasil.

Disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/jornalismo-wando/opreconceito- contra-haitianos-no-brasil-191733467.html. Acesso em: 23/05/2015. Fragmento adaptado.

Em 2015 até o dia primeiro de maio, mais de 65 mil imigrantes conseguiram alcançar a Europa. Desde a Segunda Guerra Mundial, esta é a maior crise de refugiados no continente Europeu, que atrai fugitivos, mas também sonhadores, como o rapaz que teve que pilotar um barco de imigrantes quando tinha 15 anos de idade. Hoje adulto, morando em Roma, capital da Itália, ele diz que um dia, ainda na África, também teve um sonho: virar jogador de futebol num grande time da Inglaterra.

Disponível em: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/05/para-chegareuropa- imigrantes-sao-forcados-trabalhar-paraquadrilhas. html. Acesso em 23/05/2015. Fragmento adaptado.

Aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem hoje fora de seu país. Esse número engloba tanto os que deixaram sua terra natal por vontade própria e decidem viver no exterior – de forma legal ou ilegal – quanto os refugiados.

(Fonte: Revista Veja. Fragmento adaptado)

Considerando os textos motivadores da proposta 1 de redação, escreva uma dissertação sobre a imigração na atualidade.

Proposta 2

A quantidade de denúncias de intolerância religiosa recebida pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República cresceu mais de sete vezes em 2012 em relação a 2011, um aumento de 626%.

Disponível em: http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/04/16/intolera ncia-religiosa-e-crime-de-odio-e-fere-a-dignidade. Acesso em: 28/05/2015. Fragmento adaptado.

Muitas guerras têm sido travadas em nome de Deus em razão do desprezo pela diversidade religiosa. Perseguições ocorridas desde o início do cristianismo, passando pela era medieval até nossos dias, têm mostrado que este tema é relevante e ainda há muito que fazer para conscientizar a humanidade sobre o radicalismo religioso que ainda impera. Isso fere os direitos fundamentais garantidos ao cidadão, tanto pela legislação civil quanto por tratados internacionais.

GARCIA, Moacir.
Disponível em: http://tecnologoeeducacao.blogspot.com.br/2014/03/diversidad e-ou-intolerancia-religiosa.html. Acesso em: 28-05-2015. Adaptado.

Disponível em: https://www.facebook.com/casadeoxumare/photos/a.28443540 8246371.68277.215511825138730/664981070191801/?type= 1&theater. Acesso em 26-05-2015.

Considerando os textos motivadores da proposta 2 de redação, escreva uma dissertação sobre a intolerância religiosa.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage